ACATE e Seinflo manifestam-se sobre pedido de renúncia no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Florianópolis
As diretorias e conselheiros da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (Seinflo) manifestam pesar pelas circunstâncias que levaram ao pedido de renúncia do empresário Doreni Caramori Jr. do cargo de Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Na visão dos empresários do setor tecnológico de Florianópolis, Doreni vinha exercendo um importante papel de relacionamento entre a nova gestão da Prefeitura de Florianópolis e as entidades organizadas do segmento. Desde o resultado das eleições em Outubro de 2016, passando pela posse e primeiras ações deste governo, as diretorias da ACATE e Seinflo mantiveram intensa aproximação com a Prefeitura com o objetivo de acelerar projetos e iniciativas que pudessem ampliar e fomentar o desenvolvimento do setor tecnológico na Capital.
Na última gestão, as entidades tiveram bastante dificuldades com esta interlocução, mesmo o setor sendo apontado, conforme a própria prefeitura, um dos principais arrecadadores de impostos do município. A liderança do empresário Doreni Caramori Jr. contribuiu ativamente para esta reaproximação e, sobretudo, o reconhecimento da importância e o protagonismo do setor para o município, e, com isso, a agilidade para que fossem adiante iniciativas como a regulamentação da Lei Municipal de Inovação e seus diversos dispositivos, como o Sistema Municipal de Inovação (SMI); o Fundo Municipal de Inovação (FMI); o Programa de Incentivo à Inovação (PII); a Rede de Promoção da Inovação (RPI); o Plano de Sustentabilidade do Executivo Municipal; e o Plano de Inovação do Executivo Municipal.
Estas ações, desenvolvidas em conjunto e em prol da sociedade florianopolitana, são o verdadeiro espírito das parcerias público privadas, que nas últimas semanas foram deturpadas por conta de motivos políticos e ideológicos.
Agradecemos o papel exercido pelo empresário Doreni Caramori Jr. na sua atuação pública junto à Prefeitura e esperamos que o legado deixado, após a sua renúncia, se mantenha ativo na gestão municipal e reforçamos nossa crença da importância dos agentes públicos terem uma ampla visão da realidade econômica do município. A ACATE, o Seinflo e todas as suas empresas reforçam o amplo apoio a iniciativas que incentivem a inovação, a tecnologia e as reais parcerias público privadas no âmbito da Prefeitura, e se mantém à disposição para novas iniciativas.
Daniel Leipnitz, presidente da ACATE
Geraldo Otto, presidente do Seinflo
Diretores e Conselheiros da ACATE e Seinflo