Grandes empresas se conectam à ACATE como novas mantenedoras institucionais
O Clube de Mantenedores da ACATE conta com novos nomes de peso que investem e se aproximam do ecossistema de tecnologia por meio da instituição. Ingressaram em 2024 a Algar, empresa de TI e telecomunicações – que além de mantenedora institucional apoiará também as Verticais Varejo e Manufatura 4.0 -, e a Gupy, uma das maiores startups brasileiras de recursos humanos, como mantenedora institucional. A OCP Brasil, produtora mundial de fertilizantes fosfatados e líder em nutrição de plantas, conectou-se à ACATE em setembro e também para apoiar a Vertical AgTech.
Além dessas, a Dell Technologies renovou o contrato e estará, além do institucional, também como apoiadora do programa de incubação MIDITEC Floripa e como mantenedora do programa ACATE Invest. Panvel, gigante da área farmacêutica com forte presença em Santa Catarina, está como mantenedora da Vertical Varejo. Já a Vitru Educação, grupo coordenador de instituições como UNIASSELVI e UniCesumar, entrou na ACATE como mantenedor da Vertical EdTech. A Sankhya, de soluções integradas para gestão corporativa, ingressa como mantenedora institucional da ACATE.
“A ACATE é uma associação composta por empresas de todos os tamanhos, localizadas em todas as regiões de Santa Catarina. Oferecemos apoio para que as empresas associadas aperfeiçoem seus produtos, alcancem novos mercados e solucionem problemas. As corporações colaboram ao se colocarem como um elo entre o ecossistema de inovação e o mercado em que atuam. Isso ocorre de diferentes formas, como com a disponibilização de profissionais para mentorias, investimentos e validação dos produtos das associadas e outros”, lembra Diego Ramos, presidente da ACATE.
Com um faturamento de R$38 bilhões em 2023, o setor de tecnologia catarinense teve um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior. O estado possui 27,6 mil empresas no setor e foi eleito o segundo mais inovador do Brasil pelo Ranking IBID de Inovação e Desenvolvimento divulgado neste ano, o que tem feito a fatia da tecnologia no PIB ser cada vez maior. Representante do segmento e com mais de 1800 empresas associadas, a ACATE projeta que Santa Catarina terá 10% do PIB composto pelo setor até o ano de 2030.
“Este movimento oportuniza que essas empresas e corporações se conectem a um setor de Tecnologia da Informação que está entre os que mais crescem no Brasil, de Florianópolis, capital brasileira das startups, e de Santa Catarina como um todo”, completa.
Para saber mais sobre as oportunidades do Clube de Mantenedores, clique aqui.
O Clube de Mantenedores
A ACATE passa a contar com 23 empresas no Clube de Mantenedores, iniciativa lançada durante o Startup Summit de 2023 que objetiva ser um canal para empresas que desejam fortalecer o relacionamento e se posicionar no mercado ao lado do ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Os mantenedores estão divididos em categorias. São parte da premium: QI Network e Algar. No pro estão International Tech Hub, Dell, Sankhya, OCP Brasil e Inovabra. No Start estão: Áthina, Decision FGV, Drikey, Evo Talks, Forvis Mazars, Gupy, Mosimann-Horn Advogados, Neoway, Questum, RTC, PREVISC, Silva, Santana & Teston Advogados, Softcon, Únilos e Uppo.
As Verticais de Negócios também contam com o apoio de mantenedores de seus segmentos de atuação: Na Vertical Construtech estão MRV, Alto QI, Sienge, Éleme, Hauseful, Nec Plus Ultra, Otus, Predialize, Blocco Ag., Rede Vistorias, Cartesian e Porter Group; Na Vertical EdTech está a Vitru; Na Energia estão BR. Digital e Briskcom; Nas Verticais Saúde, Fintech e Varejo está a Questum; Na Manufatura 4.0 está a Algar; A Unimed Grande Florianópolis na Vertical Saúde; e na Varejo estão Almeida Junior, Panvel e Algar; Entre os Grupos Temáticos, o de Internacionalização conta com o International Tech Hub (ITH) e o Mulheres ACATE com o Impact Hub.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.