ACATE fomenta discussão sobre Mobilidade Urbana em evento com representantes da Volvo e da Movida
A Vertical Energia da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) reuniu aproximadamente A Vertical Energia da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) reuniu aproximadamente 70 pessoas para discutir Mobilidade Urbana na edição de agosto do Vertical Meeting, evento gratuito promovido mensalmente pela entidade. Os temas centrais foram a Mobilidade como Serviço (MaaS) e inovações na indústria automobilística
Atualmente 54% da população mundial vive em áreas urbanas – e esse número deve aumentar para 66% em 10 anos. “Isso acarreta em muitos carros em pouco espaço, então temos que pensar em uma forma sustentável de resolver isso”, disse Mônica Reis, gerente de Inovação da Movida Aluguel de Carros. Para Mônica, a solução para grandes cidades é combinar alternativas, como metrô, bicicleta e carros alugados ou compartilhados. “Esses meios de transporte não competem entre si, a escolha por cada um deles dependerá da distância que será percorrida”, explicou. Ainda de acordo com Mônica, são necessárias políticas públicas que apoiem a sustentabilidade, como uma preparação das cidades para receber carros elétricos. “No Brasil há poucas alternativas, precisamos nos mobilizar para mudar esse cenário”, acredita.
João Oliveira, diretor comercial da Volvo, destacou as ações da empresa em busca de inovação. “As pessoas dizem que a indústria automobilística é muito inovadora, mas na verdade desde que o carro foi inventado ele existe para levar alguém de um ponto a outro”, destacou. O que move a inovação na marca vai de encontro à sua maior preocupação desde que foi criada, em 1927 – a segurança. A empresa tem como meta que ninguém morra em um carro lançado pela Volvo a partir de 2020. “94% dos acidentes são causados por erro humano. Então, ao retirar esse fator, conseguiremos alcançar nossa meta”, explica Oliveira. Para isso, estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de carros autônomos. “Nós temos um grupo de pesquisa de acidentes na Suécia. Acreditamos que a inovação não deve acontecer para satisfazer o ego criativo, e sim resolver problemas reais”, enfatizou Oliveira.
Outra inovação em desenvolvimento pela empresa é o carro híbrido com um motor a combustão na parte traseira do veículo e um elétrico na parte dianteira, que resolveu muitos problemas em relação ao desempenho e autonomia dos automóveis.
O evento foi realizado nessa quinta-feira (3), no Centro de Inovação ACATE – Primavera. Após as palestras, os participantes puderam trocar experiências em um momento de networking.