WEG anuncia compra da empresa de tecnologia catarinense Reivax
A WEG, multinacional com sede em Jaraguá do Sul (SC), anunciou a aquisição da empresa de tecnologia catarinense Reivax – associada ACATE de Florianópolis (SC). A compra faz parte da estratégia da companhia visando ampliar negócios de sistemas de controle em geração de energia nos mercados hidrelétrico, fotovoltaico, eólico e de cogeração.
Fundada em 1987 na capital brasileira das startups, a Reivax agregará à WEG uma sólida atuação global, abrangendo América Latina, América do Norte, Índia, Europa e sudeste asiático, além de ter filiais na Suíça e no Canadá. A empresa conta com uma equipe de cerca de 220 colaboradores e, em 2023, obteve receita operacional líquida de R$ 131 milhões, com uma margem EBITDA de 22,6% – sendo mais da metade do valor proveniente de vendas realizadas no exterior.
Para Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente de Digital & Sistemas da WEG, a aquisição complementa o portfólio da companhia, integrando novas tecnologias e melhorando a eficiência operacional dos clientes. “A busca por eficiência e confiabilidade na indústria de energia e o foco em sustentabilidade são tendências globais que se alinham com a nossa visão e os nossos objetivos de crescimento. Esta aquisição representa uma ampliação na nossa oferta na geração e transmissão de energia, melhorando a confiabilidade e resiliência do grid que necessita evoluir com as energias renováveis, inclusive com o emprego de soluções adjacentes de sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) e compensadores síncronos,” ressalta em nota divulgada pela empresa.
As atividades da Reivax são realizadas em três níveis: desde o fornecimento de sistemas de controladores digitais de tensão e de velocidade para fabricantes de geradores, turbinas, controladores, passando pela integração dos equipamentos junto às empresas de geração de energia e, por fim, oferecendo suporte aos clientes perante os órgãos reguladores.
Participante das Verticais de Negócios de Energia e Manufatura 4.0 da ACATE, a Reivax acumula conquistas recentes como o destaque no Ranking Exame Negócios em Expansão nos anos de 2022, 2023 e 2024, além do reconhecimento pelo Grupo Amanhã entre as 500 Emergentes do Sul do país em 2024. Já a WEG foi apoiada pelo programa de inovação aberta da ACATE, o LinkLab, e está entre as Melhores e Maiores 2024 do setor de Bens de Capital, segundo a revista Exame.
O valor da aquisição não foi divulgado e a conclusão do processo está sujeita ao cumprimento de condições regulatórias e aprovações específicas.
*Com informações da WEG/ Foto: Divulgação
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.