MIDITEC Summit 2024 celebra graduação de startups e promove atividades para incubadas
A 2ª edição do MIDITEC Summit proporcionou um dia inteiro de programação com mentorias coletivas, palestras, conexões e oportunidades para a comunidade de incubadoras da Rede MIDITEC, que contam com a parceria da ACATE e do Sebrae Startups. O evento foi realizado na sexta-feira, 22 de novembro, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis – a Capital Nacional das Startups.
O encontro da Rede MIDITEC reuniu startups incubadas e empresas já graduadas, além de mentores, consultores e os gestores responsáveis pela operação de 11 incubadoras catarinenses. Na abertura do evento, o diretor-executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana, enalteceu a colaboração entre todos os atores presentes em prol do desenvolvimento dos negócios: “O que faz nosso ecossistema forte é um círculo virtuoso em que empresas em estágios mais avançados se dispõem a ajudar negócios em fases iniciais. As incubadoras têm o papel de fomentar esta cultura que é um dos diferenciais da Rede MIDITEC para termos startups cada vez mais fortes e prósperas”.
No MIDITEC Summit, os empreendedores das startups incubadas participaram de palestras e mentorias coletivas com empresários que consolidaram seus negócios após passarem pela jornada de incubação na Rede MIDITEC. Cases de sucesso e experiências foram compartilhadas por Joni Hoppen, diretor da Aquarela Analytics, Renata Costa, CEO da Beepay, Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, e Pablo Ramirez, CEO da Hauseful. “Foi um rico dia de capacitação, troca, conexão e networking”, definiu a chefe de gabinete da diretoria técnica do Sebrae/SC, Eliane Figueira Costa.
O evento também abriu oportunidades para as startups em uma edição do Pitch Day, iniciativa do programa ACATE Invest para a aproximação entre empreendedores e investidores. Os pitches das empresas foram avaliados e as três melhores foram premiadas com serviços oferecidos pela Marpa – Marcas e Patentes, Softcon, Conselho Mudando o Jogo (CMJ) e o escritório de advocacia B/Luz. O 1º lugar foi conquistado pela CriaAI, já na 2ª posição ficou a ManyConvert e a Educoin em 3º.
Durante a programação, a coordenadora de Núcleo de Projetos para Startups do Sebrae/SC, Silvia Carvalho, reforçou o convite para as empresas também participarem de outra oportunidade: o Prêmio Sebrae Startups, o qual está com inscrições abertas e possibilita participação gratuita no Startup Summit 2025, além de aportes de recursos financeiros.
A 2ª edição do MIDITEC Summit foi realizada pela ACATE, com co-realização do Sebrae Startups, e contou com o patrocínio da Dell Technologies, que também é patrocinadora da incubadora MIDITEC de Florianópolis junto à Softcon e o escritório de advocacia B/Luz. Além da capital catarinense, as incubadoras da Rede estão presentes em: Araranguá (ARATEC); Blumenau (GENE); Brusque (CITI); Chapecó (INCTECh); Criciúma (Itec.In); Jaraguá do Sul (Novale); Joinville (Softville); Lages (Épsilon); Rio do Sul (GTEC); e Florianópolis (Sebrae Hub).
Startups graduadas em 2024
Duas empresas catarinenses encerraram a jornada de incubação na Rede MIDITEC. A Concreta Licitações, de Rio do Sul, e a Notato Digital, de Florianópolis, receberam o certificado de graduação durante o MIDITEC Summit.
A Concreta Licitações foi graduada pelo GTEC, incubadora vinculada à Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). O CEO da startup, Lucas Medeiros, celebrou a conquista: “Foi um período de muita aprendizagem tanto para a equipe societária quanto para os colaboradores que participaram das mentorias e das aulas. Para nós é uma satisfação fazer parte deste projeto que é uma prova que a ACATE, o Sebrae e o ecossistema de SC são eficientes. Esperamos contribuir cada vez mais para que outras empresas também possam participar, sendo a Concreta um exemplo de que é possível trazer mais resultado para o negócio com trabalho e seguindo a metodologia”.
O CEO da startup rio-sulense, a qual atua com assessoria e consultoria em licitações, complementa que o programa auxiliou no desenvolvimento em aspectos societários, de administração, gestão emocional e estruturações de setores. “É perceptível a mudança de postura e o profissionalismo que a empresa foi tomando no período de aprendizagem. Foi uma virada de chave”, finaliza.
Já a Notato Digital, desenvolvedora de soluções de cardápio digital, foi graduada pelo MIDITEC Florianópolis após cerca de dois anos de incubação. A sócia Mayara Santana recebeu o certificado e agradeceu ao programa: “Todo o apoio e as oportunidades que tivemos foram, sem dúvidas, fundamentais para o nosso crescimento e maturidade”.
As duas empresas passam a integrar o rol de mais de 270 empresas graduadas pela Rede MIDITEC em 26 anos de atividades desde a fundação da incubadora em Florianópolis.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.