Vertical Educação da ACATE apoia projeto que implementa o ensino de programação em escolas de Florianópolis
A Vertical Educação da A Vertical Educação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) está apoiando o projeto de implementação do ensino de programação em escolas municipais, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. O projeto piloto também conta com a parceria da iniciativa Code For Floripa e da I do Code, escola de tecnologia para crianças e jovens que irá disponibilizar a metodologia e as ferramentas para serem inicialmente aplicadas nas primeiras turmas do programa.
A iniciativa será aplicada primeiramente nas turmas de 7º ano da Escola Municipal Luiz Cândido da Luz, no Norte da Ilha. Serão 18 alunos pela manhã, no contraturno das aulas da escola, e 18 estudantes à tarde. O método de ensino aplicado é voltado para o cotidiano dos estudantes.
As crianças que participam do projeto foram ao Centro de Inovação ACATE, no Primavera Garden, no dia 12 de setembro. Elas fizeram um tour pelas instalações, guiadas pelo diretor da Vertical Educação, Antonio Gonzaga. Os alunos também puderam aprender um pouco mais sobre o ambiente da tecnologia e sobre o que é programação ao conversarem com André Carlucci, diretor da empresa Way2.
Marcus Rocha, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, afirma que no final do ano será feita uma avaliação dos primeiros meses de aplicação do projeto, com o objetivo de realizar ajustes na iniciativa. “No ano que vem buscaremos recursos para ampliar o programa para mais escolas e, se tudo der certo, em breve todas as escolas da rede municipal poderão receber essa iniciativa super inovadora. No futuro, com os alunos terminando o programa de um ano, também incentivaremos o empreendedorismo, promovendo hackathons e outros eventos. Além disso, vamos procurar inserir os alunos que quiserem começar a trabalhar como jovens aprendizes nas empresas de tecnologia de Florianópolis”, disse.