Tecnologia ajuda lojistas a faturarem mais na Black Friday
Tradicional no mercado norte-americano, a Black Friday também se concretiza, desde 2010, como uma das principais datas para o varejo brasileiro. Realizada na última sexta-feira de novembro, serve como termômetro para as vendas no Natal. Neste ano, a perspectiva é que o comércio lucre mais de R$ 2 bilhões na ocasião, de acordo com dados da EBit. O crescimento de 15% em comparação a 2016 está relacionado a implementação de tecnologias nas lojas, além do aumento do poder de compra da população.
Baseada em promoções, a data estimula que os comerciantes baixem os preços de seus produtos. Para isso, donos de supermercados, home centers e farmácias podem contar com o apoio de uma solução tecnológica que auxilia na criação de ofertas estratégicas e estudos de impacto de promoções. O software desenvolvido pela catarinense Smarket permite o cruzamento de dados de estoque, histórico de vendas e performance de produtos para identificar quais as melhores mercadorias para entrarem em promoção.
Marcela Graziano, CEO da Smarket, explica que a solução ajuda a maximizar o lucro dos lojistas em datas como a Black Friday. “Quando pensamos em uma promoção não basta apenas baixar o preço de determinada mercadoria. É preciso prestar atenção para não diminuir o valor de produtos que venderiam a mesma quantidade em oferta ou não. Analisar o estoque e pensar estrategicamente, mostrando para o lojista onde estão as oportunidades de maior lucro”, destaca.