Seminário em Florianópolis debate o desenvolvimento turístico inteligente em Santa Catarina
O Estado de Santa Catarina é reconhecido nacionalmente pelos seus atrativos turísticos diversificados. O turismo de sol e praia, o ecoturismo, o enogastronômico, entre outros, atraem públicos de diferentes idades e perfis. Responsável por mais de 10% da geração de riquezas do Estado, o setor tem um grande potencial de crescimento e de dinamização da economia.
O Estado de Santa Catarina é reconhecido nacionalmente pelos seus atrativos turísticos diversificados. O turismo de sol e praia, o ecoturismo, o enogastronômico, entre outros, atraem públicos de diferentes idades e perfis. Responsável por mais de 10% da geração de riquezas do Estado, o setor tem um grande potencial de crescimento e de dinamização da economia. Com o objetivo de debater as tendências do setor e aproximar as cadeias de valor do turismo e da tecnologia, o Sebrae/SC, a Fiesc e a Fecomércio, com apoio da ACATE, promovem no dia 23 de abril o Seminário “Destinos Turísticos Inteligentes na Prática”. O evento gratuito será realizado na sede do Sebrae/SC, no SebraeLab, em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/dest
De acordo com a Coordenadora Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, o conceito de destinos turísticos inteligentes preconiza as experiências turísticas, o uso de tecnologias, o empoderamento dos atores do setor e a sustentabilidade como fatores-chave no desenvolvimento turístico. “Esse conceito busca atender e atrair o turista conectado, aquele que faz uso da internet antes, durante e após suas viagens, e tem mudado o modelo de negócios das empresas. Santa Catarina é um Estado turístico consolidado, assim como possui um importante polo tecnológico. Ao aliar os dois setores, acreditamos que podemos tornar os nossos destinos turísticos cada vez mais inovadores, competitivos e sustentáveis”, comenta Soraya.
Ao promover esse seminário, as instituições também buscam criar uma aproximação entre as cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios com valorização de soluções locais. “Ao gerar oportunidades de debate e ao promover esse networking entre os empresários, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento da atividade econômica do turismo no Estado”, complementa Soraya.
A programação do evento contempla palestras sobre o conceito de destinos turísticos inteligentes, além de apresentar cases de sucesso em que eles foram aplicados. O evento é uma ação do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense – PDIC2022 – Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense – Turismo, realizado pela Fiesc, Fecomércio e Sebrae/SC.
PROGRAMAÇÃO
13h30 às 14h00: Abertura oficial do evento
14h00 às 14h50: Palestra: como agregar tecnologia e relacionamento para criar destinos turísticos inteligentes e potencializar a economia local – Palestrante Luiz Barretto, ex-ministro do Turismo e ex-Presidente do Sebrae Nacional
14h50 às 15h10: Case: Smart Tour Brasil – Tecnologia e Inovação para o setor de turismo – Palestrante Jucelha Carvalho
15h10 às 15h50: Case: Volunteer Vacations – Uma nova experiência com o turismo consciente – Palestrante Mariana Serra
16h10 às 16h30: Warm-up conceituação de DTI – Prof. PhD Alexandre Augusto Biz
16h30 às 18h30: Dinâmica Fishbowl com players do Turismo e da Tecnologia – Moderador Mario Augusto São Thiago
19h00: Happy Hour