O trabalho remoto e a digitalização, fundamentais no cenário atual, trazem flexibilidade e transformam os padrões de diversos mercados. Mas esses processos vão seguir intensos quando todos retornarem às rotinas presenciais? Nesta quinta-feira, 04 de maio, um encontro especial reúne inovabra habitat, ABStartups e os hubs parceiros ACATE e Porto Digital para debater como esse processo pode impactar ainda mais a economia e de que formas esses centros podem direcionar a inovação daqui em diante.
Palestrantes:
- Amure Pinho – ABStartups (Moderador)
é Presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), instituição que desenvolve comunidades e empreendedores e apóia mais de 6000 Startups em todos os estados brasileiros. Investiu em mais de 20 Startups e vendeu uma de suas empresas para a B2W, um dos grupos de varejo no país. Empreendedor serial, apaixonado pelo ecossistema de Startups no Brasil, é mentor em diversos programas de aceleração e palestrante em eventos globais como SXSW, TechCrunch, TEDx e Campus Party.
- Daniel dos Santos Leipnitz – ACATE
Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG, MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas. Exerce também a função de presidente eleito da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), entidade catarinense com aproximadamente 1500 associados, Ocupa a Vice presidência na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Conselheiro Nacional do Sebrae Nacional. É Diretor Tesoureiro do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ligado diretamente ao Presidente da entidade e Conselheiro da Previsc. É Conselheiro da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e membro do conselho de Administração do SEBRAE/SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial bem como estruturação de ecossistemas.
- Fernando Freitas – Bradesco | inovabra
Formado em Estatística pela Universidade de Brasília com Pós-Graduação em Finanças. Trabalhou como consultor do IPEA no Rio de Janeiro por 5 anos. Ingressou na Organização Bradesco em julho de 2007 até junho de 2015 no Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas. Atualmente superintendente executivo do Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, responsável pelo ecossistema inovabra.
- Pierre Lucena – Porto Digital
Pierre Lucena tem 47 anos e é professor de Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ter ocupado a vice-presidência do Diario de Pernambuco, cargo que renunciou para assumir o comando do parque tecnológico. Acadêmico respeitado no Estado, Pierre fez graduação e mestrado na UFPE – onde foi coordenador do curso de Administração – além de ser doutor em Administração/Finanças pela PUC-RJ. Pierre atuou como Secretário-Adjunto de Educação do Estado de Pernambuco e foi professor visitante na Universidade do Minho, como bolsista do Programa Erasmus Mundus, no ano de 2010. Foi Reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) de 2013 a 2018 e Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para o Estado de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados na área de finanças, no Brasil e no exterior.
Em 1º de novembro de 2018, o professor Pierre Lucena assumiu a presidência do Porto Digital. Escolhido pelo Conselho de Administração do parque tecnológico em agosto, o gestor assume o cargo no lugar de Francisco Saboya, que passou 11 anos à frente do cluster de inovação e tecnologia pernambucano.