A mensalidade de associação é a única fonte de sustentabilidade da ACATE?
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) é uma entidade sem fins lucrativos que investe seus recursos financeiros em atividades voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, seja por meio […]
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) é uma entidade sem fins lucrativos que investe seus recursos financeiros em atividades voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, seja por meio de seus programas estratégicos, apoio a iniciativas de formação de talentos, ações de relacionamento ou de visibilidade às empresas do setor de tecnologia de Santa Catarina. Uma das fontes de sustentabilidade da ACATE são as mensalidades associativas, porém essa não é a única forma de captação de recursos pela associação.
Há alguns anos, a ACATE começou a buscar outras fontes de sustentabilidade para ampliar as entregas de valor para as associadas. Uma delas é o patrocínio institucional, em que empresas apoiam a ACATE financeiramente e também por meio da geração de valor aos associados, ofertando serviços, produtos e soluções com condições especiais de contratação e que impactem positivamente a jornada das empresas. Como entrega de valor, as empresas patrocinadoras também participam de eventos e de programas estratégicos com foco na geração de oportunidades e desenvolvimento de negócios.
Outra fonte importante de recurso é proveniente de parcerias e convênios com as esferas governamentais, como é o caso do projeto da Rede Municipal de Inovação de Florianópolis. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e conta com quatro centros de inovação credenciados para fomento ao empreendedorismo e à inovação. Através deste projeto são realizados atendimentos a empreendedores, eventos, capacitações e visitas com foco na disseminação de informações e na geração de oportunidades.
A ACATE conta ainda com recursos obtidos via projetos de fomento lançados por instituições públicas como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), que está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) do Governo do Estado de Santa Catarina, e, também, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambas entidades ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal. Os espaços da ACATE no CIA Primavera e no CIA Sapiens, por exemplo, foram estruturados inteiramente a partir de recursos advindos desses editais.
Programas Estratégicos
O portfólio de programas da ACATE com foco no desenvolvimento de empresas em seus diversos estágios também conta com o apoio financeiro de empresas e entidades para sua manutenção. Entre as iniciativas, estão o LinkLab e projetos de transformação digital que têm sua sustentabilidade baseada nos recursos injetados pelas corporates que integram o programa de inovação aberta da ACATE. Com isso, a associação gera cada vez mais oportunidades para as startups e demais empresas associadas.
Por meio desses recursos, a ACATE consegue oferecer condições especiais de associação para as empresas em fases iniciais. Ao se associar à ACATE, as startups contam com isenção de seis meses na mensalidade, além de descontos que seguem por mais doze meses.
O MIDITEC, programa de incubação da ACATE, também conta com uma importante fonte de recursos obtidos por meio de parceria com SEBRAE, além do patrocínio de empresas e o apoio da Rede de Inovação Florianópolis.
O recurso arrecadado via mensalidade associativa é de extrema importância e é totalmente empregado nas entregas que a ACATE faz para o ecossistema, mas é graças às entidades, órgãos e empresas que apoiam o desenvolvimento e o crescimento do ecossistema catarinense de tecnologia e inovação, que a ACATE consegue ampliar ainda mais seu impacto.
Para comunicar suas entregas periodicamente, a ACATE divulga um Reporting trimestral que apresenta as atividades realizadas, novidades, dados e oportunidades geradas às empresas associadas. Em sua 4ª edição, o Reporting do último trimestre de 2021 está disponível para acesso neste link.
Durante todo o mês de abril, a ACATE apresentará conteúdos especiais em comemoração aos 36 anos da entidade no site e Blog da ACATE. Também receba todas as segundas-feiras no seu e-mail a newsletter com as principais informações do ecossistema e siga a ACATE nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Twitter.
- Artigos