Você sabe que a ACATE é uma associação sem fins lucrativos e quem ela representa?
A ACATE é uma entidade privada e sem fins lucrativos, que atua em prol dos empresários do setor de tecnologia de Santa Catarina. Com governança estruturada, a ACATE conta com […]
A ACATE é uma entidade privada e sem fins lucrativos, que atua em prol dos empresários do setor de tecnologia de Santa Catarina. Com governança estruturada, a ACATE conta com presidente, vice-presidentes, conselheiros fiscais e deliberativos, todos eleitos em assembleia geral pelos associados e atuando de forma voluntária, sem qualquer tipo de remuneração.
Toda movimentação financeira da ACATE é organizada e controlada pela equipe administrativa da entidade, apreciada a cada três meses pelo conselho fiscal e aprovada em três instâncias a cada semestre: auditoria, conselho fiscal e associados.
O conselho fiscal da associação é composto por três membros efetivos e dois suplentes. Já a auditoria é realizada por uma empresa independente, contratada pela associação. A aprovação das contas pelos associados é feita em Assembleia Geral a cada seis meses e na ocasião também são apresentadas as principais entregas realizadas pela ACATE aos associados e ao ecossistema.
A diretoria da ACATE é composta por mais de 30 pessoas, entre presidente e vice-presidentes, conselheiros fiscais, deliberativos e diretores das Verticais de Negócios e dos Grupos Temáticos. Todos atuam em ações específicas, como nas seis vice-presidências, que são divididas nas seguintes frentes de atuação da ACATE: ecossistema, finanças, relacionamento, marketing, talentos e integração. Já os conselheiros participam das decisões referentes ao estatuto da associação, acompanhamento e apreciação de contas. Nas Verticais e Grupos Temáticos, cada diretor realiza a coordenação e promoção de iniciativas, oportunidades e atividades para a integração e desenvolvimento das empresas.
Além disso, a ACATE conta hoje com um time executivo composto por mais de 70 colaboradores, responsáveis pelas atividades e ações realizadas pela entidade para seus mais de 1.500 associados espalhados pelos dez polos regionais. Essa equipe está disponível para prestar atendimento às empresas, entendendo seus anseios e orientando sobre quais iniciativas da entidade se adequam melhor ao momento da empresa. Para além dos programas estratégicos e dos produtos e serviços com condições diferenciadas, a ACATE facilita o acesso a crédito, por meio do Fundo Garantidor ACATE e, mais recentemente, passou a apoiar institucionalmente e financeiramente o Invisto com ACATE, um fundo de venture capital voltado para empresas de tecnologia B2B da região Sul. Outra fonte de apoio aos negócios é a visibilidade nos canais da entidade e na imprensa, com o apoio de uma assessoria especializada.
Os representantes da associação também atuam no fortalecimento das relações entre o setor e órgãos públicos federais, estaduais e municipais, seja para garantir apoio a projetos de fomento ou de geração de oportunidades aos negócios, como também articular reduções de impostos para as empresas, entre eles o imposto estadual ICMS, sobre a comercialização de mercadorias e serviços, e o ISS municipal, que incide sobre serviços.
Outra frente de trabalho da ACATE é a formação de talentos. O setor de tecnologia em Santa Catarina, assim como outros setores do Brasil e do mundo, possui uma alta demanda por profissionais qualificados. De acordo com um mapeamento realizado pela ACATE em 2021, estima-se que até 2023 serão abertas cerca de 16 mil vagas no setor, sendo mais da metade para desenvolvedores. Para ajudar a mitigar a falta de profissionais, a associação promove programas e parcerias como DEVinHouse, Prototipando a Quebrada, Jovem Programador, Entra21 e Pode Crer, que formam profissionais e os conectam a empresas para acessarem o mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre o papel da ACATE no desenvolvimento regional do ecossistema catarinense de inovação e as entregas da ACATE para as empresas do setor de tecnologia que são associadas? Acompanhe o Blog da ACATE nas próximas semanas ou receba todas as segundas-feiras no seu e-mail a newsletter com as principais informações do ecossistema. Confira também como a associação capta recursos e investe no impulsionamento dos negócios.
- Artigos