Alana AI entra para o ecossistema de Santa Catarina através da ACATE
Desde 1987, com o início das operações de seu Polo Tecnológico, Santa Catarina sempre se mostrou um passo adiante dos outros estados da região Sul na abertura a centros de […]
Desde 1987, com o início das operações de seu Polo Tecnológico, Santa Catarina sempre se mostrou um passo adiante dos outros estados da região Sul na abertura a centros de inovação, pesquisa e tecnologia. E o resultado não tardou a aparecer: Em 2020, Santa Catarina foi o estado que mais cresceu em número de empresas de tecnologia, no Brasil.
Grande parte desse crescimento foi impulsionado pelas iniciativas e atuações da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).
Como startup global de crescimento em alta escala e antenada neste desenvolvimento exponencial, a Alana AI não poderia deixar de incluir o ecossistema catarinense em seu plano de expansão.
Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as expectativas e os impactos positivos de nossa inclusão nesse ambiente.
ACATE e o ecossistema de Santa Catarina
A Alana AI, além de expandir internacionalmente suas operações para outros países da América Latina, também busca contribuir para o desenvolvimento de AI e tecnologias de automação em âmbito nacional, buscando assim ampliar seu raio de participação em novos ecossistemas de inovação e tecnologia. Com isso, a empresa está encaminhando a construção de uma nova sede em Santa Catarina (em breve compartilharemos nosso novo office por aqui) e apressou-se para se associar à ACATE.
A ACATE é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina e tem como missão apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado.
A associação possui mais de 1.200 associados nos 13 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, gerenciando uma rede de Centros de Inovação em Florianópolis e outras regiões, também com escritórios em São Paulo e Boston (EUA) abertos às empresas catarinenses que precisam de apoio e estrutura.
Mais do que uma entidade associativa, a ACATE é uma rede de suporte, capacitação e inspiração aos empreendedores e líderes do futuro. As Verticais de Negócios e Grupos Temáticos conectam empreendedores e startups e ajudam a fomentar novos projetos e iniciativas. Estes Grupos Temáticos consistem em grupos de discussão de temas transversais, que são de interesse das empresas de tecnologia associadas, independentemente do segmento no qual a empresa atua.
Dados do ACATE Tech Report lançado em 2020 apontam que as empresas associadas representaram 67,9% de todo faturamento do setor, que foi de R$ 17,7 bilhões, representando 5,9% do PIB do estado.
Em um trecho retirado do livro Ponte para a Inovação: Como criar um ecossistema empreendedor, o fundador e CEO do IXL Center, Hitendra Patel deixa claro o potencial do ecossistema catarinense:
“Atualmente, a competição não é entre organizações inovadoras, mas, sim, entre ecossistemas inovadores. Florianópolis construiu do zero um ecossistema de inovação invejável, que é referência na América Latina.”
E completa: “Quando há colaboração entre empresas, universidades, startup, governo e instituições de fomento, há comprometimento para o crescimento comum. Em Florianópolis, os principais fatores de sucesso do ecossistema são norteados por lideranças, governança e uma agenda em torno de interesses comuns. A cidade construiu algo que equivale a uma Ferrari, que ainda está em segunda marcha. Assim que engatarem a terceira e a quarta marchas, pode-se esperar que esse ecossistema se junte aos de cidades como Boston, São Francisco e Tel Aviv.”
E a Alana AI agora começa a fazer parte desse ambiente de sucesso. Nosso primeiro vertical de atuação junto à ACATE será o de Varejo. O qual já iniciamos nossa participação.
Alana AI na Vertical de Varejo
A Vertical Varejo, dentre as outras 10 Verticais de Negócios, é composta por mais de 60 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras para o varejo. O grupo realiza encontros periódicos e faz da atuação em rede a chave para o desenvolvimento mútuo e fortalecimento do setor de tecnologia.
Dentro da Vertical Varejo é possível não só conhecer e adquirir soluções tecnológicas para o varejo, como mergulhar em uma rede de especialistas e parceiros prontos para gerar impactos e mudanças sociais por meio da tecnologia. No grupo há soluções para: melhora da experiência dentro de loja, fidelidade do cliente, gestão de loja, recomendações e avaliações, plataformas e ferramentas, marketing e CRM, meios de pagamentos, promoções e recompensas, logística, além de IoT, Big Data, inteligência artificial e novas tecnologias.
Com uma nova solução SaaS impulsionada por nossa inteligência artificial proprietária, especializada em processamento de linguagem natural (NLP), a Alana AI atua fortemente no processo de aproximação entre marcas e clientes, de uma forma acessível e escalável para negócios de qualquer porte que estejam interessados em entregar uma experiência omnichannel diferenciada, e que não necessariamente tenham uma equipe técnica à disposição para integrar esse tipo de solução a suas operações.
Varejo digital is all about Customer Experience. E para construir relacionamentos genuínos e personalizados, os três pilares devem estar integrados: Atendimento, Marketing e Vendas. A Alana proporciona essa integração como nenhuma outra solução, e agora estará mais próxima dos negócios de Santa Catarina interessados nessa revolução. São os humanos trabalhando junto com a inteligência artificial para entregar resultados de outro nível.
Para saber mais sobre a importância de um Customer Service adequado para receber uma tecnologia de automação, recomendamos a leitura de nosso eBook sobre Customer Service para melhorar seu atendimento ao cliente.
Em breve, traremos mais notícias sobre essa relação da Alana AI com o ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina, por isso, fique ligado em nosso Blog e redes sociais.
- Artigos
- Associadas
- Parceiros