Áthina apresenta: Dezembro Vermelho – Todos Contra a AIDS
A campanha nacional, chamada Dezembro Vermelho, foi criada para informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de prevenção contra a AIDS, doença provocada pelo vírus HIV, vírus da […]
A campanha nacional, chamada Dezembro Vermelho, foi criada para informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de prevenção contra a AIDS, doença provocada pelo vírus HIV, vírus da imunodeficiência humana.
O Ministério da Saúde, criou a campanha em apoio ao dia internacional de luta contra a doença, celebrado mundialmente no dia 1º de dezembro. A estimativa é que 160 mil pessoas estejam vivendo com HIV sem saber.
O vírus é transmitido principalmente por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusões de sangue, e o compartilhamento de seringas e agulhas. Ele ataca o sistema imunológico, que atua na defesa do organismo, deixando a pessoa infectada enfraquecida e mais suscetível a diversas doenças e infecções.
Os sintomas provocados pela HIV, variam de acordo com a fase de infecção, muitas vezes o indivíduo pode ficar meses ou anos sem saber se é portador da doença, até ocorrer seus estágios mais avançados em que há cometido por doenças graves como tuberculose, meningite e cânceres.
Ainda não existe uma cura para AIDS, mas o vírus HIV pode ser controlado com medicamentos que inibem o processo de evolução natural da doença, permitindo que a pessoa contaminada pelo vírus possa ter uma vida saudável e produtiva. Além disso, tratamento diminui a probabilidade de transmissão.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a expectativa de vida tem um diagnóstico precoce e inicia o tratamento imediatamente é semelhante à de uma pessoa com a mesma faixa etária que não tem HIV.
A infecção por HIV é frequentemente diagnosticada, por meio de testes rápidos, que detecta a presença ou a ausência de anticorpos anti-HIV, na maioria das vezes, estes testes fornecem resultado no mesmo dia, o que é essencial para o tratamento precoce, que diminui o número de portadores do vírus que desenvolvem a AIDS. Os exames estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde.
Também contamos com o apoio a causa como: anualmente no mês de dezembro, o TCM-SP ilumina seu edifício sede de vermelho, como um alerta da importância de se conscientizar sobre essa luta contra a AIDS.
Fontes:
- Artigos