Autodesenvolvimento e reinvenção pessoal
Autodesenvolvimento envolve procurar meios para se manter atualizado em relação aos conceitos, modelos e práticas de sua área de atuação e buscar ampliar continuamente sua base de competências. São admiráveis […]
Autodesenvolvimento envolve procurar meios para se manter atualizado em relação aos conceitos, modelos e práticas de sua área de atuação e buscar ampliar continuamente sua base de competências. São admiráveis as pessoas capazes de se recriar continuamente a partir dos seus aprendizados. Captar novos conhecimentos e modelos não é suficiente. É preciso colocá-los em prática para transformar a si próprio e ao contexto que lhe circunda.
Sem autodesenvolvimento nada funciona
Um dos equívocos mais críticos cometidos pelos profissionais na gestão de sua carreira é delegar o seu desenvolvimento à empresa em que trabalham. Há aqueles que delegam seu aprimoramento à universidade que frequentam, aos seus pais, professores, ao governo. Se há uma coisa que jamais deveria ser delegada, é a gestão do seu próprio capital intelectual.
É triste observar profissionais obsoletos, que pela falta de atualização não conseguiram acompanhar a acelerada evolução do mercado e por isso passam por dificuldades para se recolocar.
A regra é: Renove-se ou evapore!
O conhecimento se renova de forma muito acelerada. Muitas das profissões que conhecíamos no passado estão desaparecendo e há quem diga que no futuro próximo, trabalharemos em profissões que ainda não existem. Se você não está se desenvolvendo mais rápido do que as mudanças do mercado, sua carreira corre perigo.
Especialmente para profissionais que atuam em posições de liderança, é essencial estar plenamente atualizado para direcionar corretamente seu time. Como gestor, a estagnação pode ser muito perigosa, afinal trabalhar junto de um chefe obsoleto é uma tarefa árdua!
Com autodesenvolvimento tudo funciona melhor
Um dos traços da era da informação em que vivemos é a contínua renovação do conhecimento. Tudo que se sabe sobre engenharia, medicina, agronomia, marketing, logística, se renova e multiplica aceleradamente.
Para sobreviver e prosperar neste ambiente, é fundamental dominar a chamada competência do novo milênio: “aprender a aprender”.
Gerenciar seu autodesenvolvimento envolve achar meios para se manter atualizado em relação aos conceitos, práticas e fundamentos de sua área de atuação e buscar ampliar continuamente suas experiências e habilidades.
Qualificar-se é certamente o melhor investimento que você pode fazer. Cada centavo que você investe em seu desenvolvimento, seguramente voltará multiplicado. Seu lapidar intelectual é a chave para ampliar sua capacidade de produzir resultados e evoluir profissionalmente.
Invista de forma estratégica e focada no seu autodesenvolvimento e acelere sua evolução profissional. Aposte em você!
Na prática, como eu faço
A oferta de cursos no mercado é imensa, mas não é nada efetivo sair por aí fazendo todos os treinamentos que aparecem. Sua estratégia de autodesenvolvimento deve estar plenamente alinhada com os seus objetivos profissionais.
O ponto de partida para construir seu o plano de desenvolvimento pessoal é definir quais são os seus objetivos profissionais.
Tendo clareza sobre seus objetivos e consciência das competências necessárias para alcançá-los, é hora de partir para o plano de ação de desenvolvimento.
- Busque aperfeiçoamento por conta própria. Jamais delegue a terceiros o seu desenvolvimento.
- Desenvolva o hábito da leitura, e mergulhe nos melhores livros relacionados às competências em foco.
- Aprenda com quem sabe mais. Aproxime-se de pessoas que dominam as competências que deseja desenvolver. Outra dica poderosa: tenha um mentor!
Por Anderson Oliveira – Professor dos cursos de MBA e especialização na FGV e FIA-USP
- Artigos
- Parceiros