Case LinkLab: Hippo triplica entregas diárias em parceria com startup de logística Equilibrium
Tecnologia otimizou as entregas durante a pandemia e ajudou a atender a alta demanda gerada pelas vendas Com o aumento nas vendas desde o início da pandemia da Covid-19, […]
Tecnologia otimizou as entregas durante a pandemia e ajudou a atender a alta demanda gerada pelas vendas
Com o aumento nas vendas desde o início da pandemia da Covid-19, os supermercados, além de tomar as medidas de precaução nas lojas físicas, precisaram se adaptar para o crescimento do comércio online. Uma pesquisa realizada pela consultoria Ebit/Nielsen no mês de março constatou um crescimento de 96% no “varejo de autosserviços”, os supermercados. No mesmo período, todo o comércio digital subiu 13%. Junto a isso, os supermercadistas ganharam o desafio de realizar as entregas em um prazo viável para os consumidores.
Na rede de supermercados Hippo, de Florianópolis, a tecnologia se tornou uma aliada fundamental para conseguir dar conta de atender o aumento da demanda. A rede fazia em média 46 entregas diárias no mês de março, e viu esse número passar para 150 em abril. Por meio de uma parceria com a Equilibrium, iniciada em janeiro de 2020, o Hippo conseguiu rapidamente melhorar o processo de logística. A startup desenvolveu uma plataforma de digital supply chain, na qual é possível conectar empresas que têm necessidade de transporte de cargas com diferentes perfis de transportadoras, além de gerenciar todas atividades do fluxo logístico, da separação do pedido até a entrega para o cliente final.
“Logo no primeiro mês de uso da solução houve um ganho de 30% na capacidade de entrega e foi constatada a necessidade de contratação de mais pessoas para atuarem na separação dos pedidos. Porém, sem estar nos planos, a Covid-19 apareceu e as pessoas simplesmente passaram a fazer compras online, triplicando o volume de pedidos nesse período e, consequentemente, a necessidade de otimizar o processo logístico”, explica Gabriel Fernandes, Head de Tecnologia e Inovação do supermercado.
O Hippo e a startup se aproximaram em 2019 através do LinkLab ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), espaço de inovação que aproxima média e grandes empresas a startups. A Equilibrium estava chegando no mercado, e viu no LinkLab a oportunidade de criar conexões com as corporates que buscam inovação e acelerar os seus negócios.
“O maior desafio para uma startup é conseguir os primeiros clientes. Para a Equilibrium esse projeto é de extrema importância, pois estamos gerando valor para o nosso cliente, trazendo redução de custos e maior eficiência operacional. A quarentena acelerou a nossa parceria e crescemos juntos”, destaca Marcos Arante, CEO da Equilibrium.
- Artigos