Como a Inteligência Artificial funciona na prática?
Conheça exemplos de aplicações da IA e o que o futuro dessa tecnologia nos reserva Para além das obras de ficção e das polêmicas e debates éticos, a […]
Conheça exemplos de aplicações da IA e o que o futuro dessa tecnologia nos reserva
Para além das obras de ficção e das polêmicas e debates éticos, a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia utilizada extensivamente no nosso dia a dia. Dos assistentes de voz em nossos smartphones aos chatbots de atendimento, passando pela automação em grandes indústrias, a IA revela novos potenciais e formas de auxiliar o ser humano, a todo instante, nas mais diferentes áreas.
Você já viu aqui no blog o que é a IA e quais os tipos dela. Conheça agora um pouco de seu funcionamento.
8 exemplos e aplicações de Inteligência Artificial nos negócios
Hoje, a Inteligência Artificial é utilizada em diversas indústrias e segmentos da sociedade. Algumas das aplicações mais usuais da IA são:
E-commerce
Grande sites de e-commerce lançam mão da IA para fornecer uma melhor experiência aos consumidores, com ações como:
- Identificar preferências dos usuários com base nos seus comportamentos;
- Recomendações de acordo com hábitos de consumo:
- Uso de sistemas para atendimento.
Estas ações visam tornar as plataformas de e-commerce mais eficientes e focadas na experiência do usuário (UX) em todas as etapas da jornada de compra.
Entretenimento
Outra indústria que vem sendo muito impactada pelo uso da Inteligência Artificial é a do entretenimento. Empresas como Netflix e outros serviços de streaming de vídeo, áudio e jogos empregam essa tecnologia para aperfeiçoar o sistema de recomendações para os usuários e melhorar a experiência na plataforma.
Indústria automobilística
O desenvolvimento de veículos autônomos de empresas como Tesla, Uber e Google se baseia na aplicação da Inteligência Artificial, em especial do Deep Learning. Testes já foram bem sucedidos e carros sem motorista devem se tornar realidade em breve em países como os Estados Unidos.
Vale destacar que o uso de drones tem como base a mesma tecnologia. O serviço de entregas da Amazon feito por estas máquinas já apresenta bons resultados.
Internet, redes sociais e aplicativos
A IA também está presente em nossos smartphones, computadores, nos mecanismos de busca e nas redes sociais que utilizamos. O aplicativo Google Photos, por exemplo, é capaz de identificar não apenas objetos e pessoas, como também situações específicas. Assim, o app categoriza as fotos e cria automaticamente vídeos e apresentações temáticas.
Outro serviço da empresa que utiliza a Inteligência Artificial é o Google Tradutor. Por meio de redes neurais, o aplicativo já é muito menos literal e até consegue compreender nuances da língua. E o Machine Learning torna o sistema mais preciso conforme sua utilização.
Por fim, outro exemplo de IA na internet são as redes sociais e a identificação de pessoas em imagens ou até mesmo na remoção automática de conteúdo impróprio, como acontece no Facebook.
Logística
O setor logístico é outro que já se beneficia da Inteligência Artificial. Por meio da análise de dados e da realização de previsões em tempo real, as empresas desse segmento conseguem reduzir custos e prazos, e agregar valor aos seus negócios.
Um exemplo é o uso da IA para identificar as rotas de entrega com tráfego menos intenso, reduzindo, assim, o tempo para entrega e o consumo de combustível da frota.
Manutenção preditiva
Outro uso das máquinas inteligentes é na detecção de anomalias em diferentes áreas a fim de aprimorar a manutenção preventiva de obras, veículos, dispositivos etc.Por meio de dados de histórico e sensores, a IA ajuda a identificar anomalias e indicar o momento para realizar a manutenção em aviões comerciais e de carga. Assim, além de mais segurança, é possível estender a vida útil desses bens.
Saúde
A área da Saúde também já utiliza soluções em IA para otimizar alguns serviços. Leitura de exames, análise de dados para identificação de doenças e até mesmo diagnósticos mais simples são feitos com ajuda de sistemas inteligentes e autônomos.
Setor industrial
Este foi um dos primeiros setores a implantar a Inteligência Artificial na sua rotina. A automação de diferentes funções elevou a produtividade, conferindo maior qualidade a agilidade. Com a migração para a Indústria 4.0, a tecnologia deve estar ainda mais presente nas fábricas, controlando não apenas a produção, como também processos logísticos e até mesmo estratégicos.
A IA nas indústrias tem sido foco de muitos debates ao redor do mundo, pois já é preciso repensar a atuação de muitos profissionais em função da automação. Será necessário remanejar a força de trabalho, em especial aquelas de caráter mecânico e repetitivo, para postos que exigem características unicamente humanas, como empatia, julgamento crítico e criatividade.
De que forma as empresas estão usando a Inteligência Artificial como vantagem competitiva?
Como comentamos, a Inteligência Artificial está presente em muitos setores e indústrias. Afinal, ela pode otimizar o tempo, economizar recursos e auxiliar na tomada de decisões nas empresas por meio de insights baseados na interpretação de dados em tempo real. A seguir, separamos 3 benefícios do uso da Inteligência Artificial como vantagem competitiva:
1. Automação
Um dos benefícios mais claros da IA é a automatização de processos repetitivos e/ou volumosos. Do processamento de dados dos colaboradores de uma empresa pelo setor de Recursos Humanos até a automação na linha de produção de uma fábrica, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar processos, melhorar a produtividade e o desempenho do negócio.
2. Interpretação de dados
Se o Big Data já conferia às empresas uma capacidade analítica extremamente vantajosa, a IA aprofunda a capacidade de interpretação de dados e gera mais inteligência a partir dessas análises. Dessa forma, mesmo que a concorrência utilize métodos semelhantes, a empresa pode se beneficiar da identificação de padrões e leitura de dados estratégicos próprios para ter novos insights competitivos.
Veja mais sobre como é possível esclarecer cenários, aumentar o ticket médio das operações e melhorar a eficiência operacional no Bytes & Business, o podcast da Neoway. No episódio Big Data e Inteligência Artificial: os caminhos para errar menos, entregar valor e acertar na estratégia comercial, André Papaleo, Chief Sales Officer da Neoway, e Marcos Tadeu de Freitas, Head de Distribuição da Nestlé, falam sobre cases, experiências e tendências.
3. Previsibilidade
O mercado é imprevisível e vive em constante mudança. Por meio de sistemas inteligentes que analisam dados em tempo real, empresas conseguem agir com mais previsibilidade e ter acesso a insights que permitem definir sua atuação.
A análise preditiva permite às empresas identificar as situações mais prováveis no mercado e as oportunidades mais vantajosas, favorecendo a tomada de decisões estratégicas.
E não vale só para o mercado: os sistemas de IA podem ajudar a identificar padrões e a prever o comportamento dos consumidores. Assim, a empresa passa a ter em mãos dados concretos para desenvolver novas ações.
>> Leia mais: Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada na rotina das empresas?
Como a Inteligência Artificial está sendo usada no Brasil
No Brasil, a Inteligência Artificial, embora ainda não esteja em estágios tão avançados como na Ásia e nos Estados Unidos, vem sendo utilizada em diferentes segmentos.
Alguns exemplos:
Atendimento ao cliente
Bancos e e-commerces brasileiros utilizam chatbots baseados em tecnologias de Inteligência Artificial para realizar o atendimento ao público. Bots como a Bia do Bradesco, a Lu da Magazine Luiza e a Lia da Leroy Merlin são exemplos bem sucedidos de IA para lidar com o público.
Eventos
Na última edição da Oktoberfest da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, foram instaladas mais de 150 câmeras com tecnologia embarcada de IA. Além do monitoramento, o objetivo da ação era fornecer dados sobre a quantidade estimada de pessoas em determinada área para evitar lotação, identificar alguém que se perdeu e até mesmo reconhecer quando uma pessoa saiu ou entrou da festa.
Saúde
Em meio à pandemia de Covid-19 no Brasil, a Inteligência Artificial vem sendo empregada de diferentes maneiras para ajudar no combate ao vírus. Alguns exemplos: identificar focos de contaminação, auxiliar centros de saúde no gerenciamento de chamadas e na resolução de dúvidas do público, combater fake news e identificar infectados.
Segurança pública
No carnaval de Copacabana de 2019, foi utilizado um sistema de Inteligência Artificial para a prevenção e identificação de crimes. Com 28 câmeras espalhadas pelo bairro, o sistema permitiu às autoridades identificar contraventores e recuperar veículos roubados.
Quais são os maiores desafios da Inteligência Artificial no Brasil
Alguns dos desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na implantação da Inteligência Artificial são:
Capacitação
A realidade é dura: nem todas as empresas têm as competências técnicas necessárias para lidar com a Inteligência Artificial da melhor maneira. Para que isso seja possível, é preciso contar com profissionais que dominam a tecnologia, algo também em falta no mercado.
Investimento
Seguindo a lógica do tópico anterior, todo o investimento em IA deve ser precedido de um estudo sobre sua aplicação, sua atuação e os possíveis impactos para a empresa. De nada adianta investir em inovações se os benefícios não estão claros ou, pior ainda, se não há vantagem alguma na implantação da tecnologia.
Integração
Integrar IA aos processos da empresa exige comprometimento. Afinal, trata-se de um processo de transformação digital, que envolve mudanças em toda a cultura organizacional da empresa.
Além disso, é preciso garantir a estrutura adequada – hardware e software – para que o sistema funcione adequadamente, o que pode pesar no orçamento de muitos negócios.
Uso ético e legal
A privacidade é um dos temas que gera mais discussão quando o assunto é Inteligência Artificial. Não à toa, tramita no Senado um projeto de lei que busca estabelecer os princípios para uma política nacional na área.
Recentemente, o governo federal abriu uma consulta pública para debater os usos da IA no Brasil. Em maio de 2019, o país aderiu às diretrizes da OCDE, que orienta os governos a adotar sistemas que respeitem os direitos humanos e valores democráticos.
Essa discussão inclui também a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor este ano, e pela necessidade de manter seguros os dados dos usuários, com soluções que previnam ataques cibernéticos e invasões.
>> Leia mais no artigo Big Data nas empresas: por que seu negócio deve ir além?, de Lucas de Paula, CTO (Chief Technology Office) da Neoway.
O que esperar para o futuro da Inteligência Artificial
O futuro da Inteligência Artificial aponta para uma tecnologia que seja utilizada com cada vez mais transparência e ética. Isso passa por legislações que regulamentem o uso da tecnologia e do que pode ser feito com os dados.
Uma vez que esse patamar ético e legal seja alcançado, a IA terá campo livre para se desenvolver cada vez mais e fazer com que as atividades produtivas desempenhem no mais alto nível.
Isso inclui, invariavelmente, a eliminação de postos de trabalho e a necessidade de repensar a atuação de muitos profissionais.
Por fim, a Inteligência Artificial vai seguir revolucionando as formas de consumo e interação com as marcas e todos os relacionamentos humanos.
Nesse sentido, a Indústria 4.0 e a popularização da Internet das Coisas (IoT) são as inovações em IA mais palpáveis neste momento.
*Fonte: Neoway
>> Leia o conteúdo completo sobre Inteligência Artificial no site da Neoway
- Artigos
- Parceiros