Como fabricantes podem potencializar seus lucros adotando um modelo online de marketplace
Fabricantes, mais do que nunca, estão enfrentando maiores demandas sobre uma fluida experiência de compra. Com isto, modelos de venda direta, podem dispor um grande número de desafios para fabricantes: […]
Fabricantes, mais do que nunca, estão enfrentando maiores demandas sobre uma fluida experiência de compra. Com isto, modelos de venda direta, podem dispor um grande número de desafios para fabricantes: como maximizar as conversões, controlar os dados dos consumidores e, talvez mais importante, como mitigar o conflito entre canais. Este é o ponto no qual o modelo de marketplace online entra em ação.
O marketplace online é um site onde clientes e lojistas se juntam para formar um espaço de compra e venda de produtos ou serviços. O Mercado Livre, o Walmart, as Lojas Americanas e o Submarino, por exemplo, são exemplos de marketplaces que funcionam aqui no Brasil. No modelo de marketplace online um fabricante tem a flexibilidade para dispor seus próprios produtos e vender diretamente para o consumidor, com atendimentos através dos canais já existentes.
Sua rede de distribuição recebe outro canal (seu marketplace) ao passo que você vende e os pedidos são finalizados, além desses agentes se tornarem vendedores em sua área de negócios e oferecerem seus produtos e serviços, os mesmos dão a você uma porcentagem do rendimento. Desta maneira, fabricantes podem monetizar suas redes de tráfego existentes, e ao mesmo tempo estabelecer uma plataforma de vendas que funcione de acordo com seu próprio ecossistema escalável e autossuficiente.
Vantagens do marketplace
- Expandir as opções online ao oferecer produtos complementares e serviços de novos ou antigos parceiros
- Começar a oferecer serviço a novos segmentos de consumo e mercado
- Construir uma melhor relação e mais valores com o consumidor
- Aumentar o número de canais de rendimento Aumentar o número de canais de distribuição
- Conectar fornecedores e consumidores diretamente em uma plataforma sob seu controle
- Construir uma rede de fornecimento de alta qualidade ao verificar e selecionar fornecedores online
- Automatizar integralmente o processo de vendas online, e fazer dele uma experiência inesquecível
- Incorporar estratégias em múltiplos canais por meio de pontos de interação
- Reunir informações em tendências de produtos e expectativas de clientes B2B, além de ajudar vendedores a avaliar melhor suas oportunidades de mercado.
- Ganhar percepção e rendimento das ofertas de seus parceiros de serviço
- Ajudar a recolher uma parcela das vendas diretas a consumidores, que poderiam também ter passado pelos procedimentos de distribuidoras/fabricantes.
Mesmo que o mercado B2B nunca tenha sido dos mais fáceis, é sempre benéfico entender quais são as expectativas desses consumidores inteirados e modernos. Expectativas essas:
Feito para mobile
Um relatório recente da BCG afirma que para 60% dos consumidores B2B, a experiência mobile foi ponto chave em suas compras. Este fator tem ascendência esperada de até 70% em um futuro próximo.
Transparência de processo
Como em transações B2C, deve-se proporcionar o máximo de transparência possível. Nisso, estão envolvidos detalhes chave de comunicação na pré-venda, durante a venda e na pós-venda. A transparência age principalmente na fidelização de consumidores.
Faça rápido
Muitos dos consumidores consideram a assertividade da resposta do vendedor um fator crucial para as vendas. Veja o que é possível para encurtar seu tempo de processo e se prepare para as respostas certas.
A informação reina
É sempre benéfico ter todas as informações a postos para que os consumidores possam tomar sua decisão. Nestas, estão incluídas: o fácil acesso à preços e de informações de outras competidoras, um website que interaja diretamente com os usuários e apresente expertise na área, acesso fácil aos conteúdos e material focado no vendedor, como estudos de caso e planilhas de produto.
Como começar
Em seus primeiros passos, a primeira e fundamental questão a se pensar é: encontre os problemas do seu mercado (ou sua estratégia go-to-market) e os resolva com a ajuda do modelo de negócios. Mesmo que soe óbvio, muitos líderes de negócio cometem o erro de se ater apenas aos valores já propostos do empreendimento, ao invés de resolver um problema real de usuário ou negócio. Para iniciar seu negócio com o pé direito, aqui estão algumas questões e considerações iniciais:
- Quais são os pontos principais que seus consumidores têm dificuldade em lidar?
- Que tipo de relação seus consumidores preferem com seu negócio?
- Como é possível fazer seus clientes se sentirem bem e ajudá-los a alcançar seus objetivos?
- Qual exatamente é o valor real que você está proporcionando para seus usuários, e por que eles estão pagando o que você se dispõe a vendê-los?
- Como você pode fazer o processo de compra fluido, rápido e transparente?
Operar um negócio B2B pode ser desafiador, mas também pode ser igualmente recompensador com uma estratégia de eCommerce bem planejada. Ter a tecnologia e os parceiros de estratégia certos podem ajudar fabricantes a se permear em uma gigante audiência de consumidores empresariais que estão sempre buscando por uma conveniente e pragmática experiência de compra.
Ao expandir e evoluir o modelo comum de venda para varejistas e atacadistas, adicionando o elemento direto de venda para consumidores e vendedores externos, seu negócio se eleva ao ponto desejado. Este conceito de plataforma foca em criar um valor, ao mesmo passo que inova positivamente a corrente de distribuição comum. Desta maneira, os negócios mudam o mundo – conectando compradores e vendedores em uma escala global, uma transação de cada vez, e criando novas possibilidades para fabricantes visionários.
McFadyen Digital – Comércio eletrônico e mercados online
No quesito capitalização deste modelo futuro de eCommerce, você necessita de um parceiro de implementação qualificado como a McFadyen Digital. A implementação de marketplace baseada em Mirakl, e outros serviços de melhoria que oferecemos, pode ajudá-lo a rapidamente desenvolver um robusto contexto de negócios com um vasto catálogo, percepção de usuários melhorada e um facilitado sistema de finalização, ou drop-shipping viabilizado por companhias terceiras.
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*Fonte eBook: McFadyen Digital – Como Fabricantes Podem Potencializar seus Lucros Adotando um Modelo Online de Marketplace
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