Como fazer um bom pitch de vendas para conquistar clientes e investidores?
Se você é um empreendedor ou gosta de saber mais sobre esse meio, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre pitch. O termo se refere à apresentação realizada por […]
Se você é um empreendedor ou gosta de saber mais sobre esse meio, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre pitch. O termo se refere à apresentação realizada por empresários a investidores e clientes com o objetivo de captar recursos ou promover vendas. Em uma apresentação curta e direta, o empresário deve cativar sua audiência e saber muito bem vender o seu negócio.
Muito além de uma simples sequência de slides, quem quer fazer um bom pitch precisa aprender técnicas para convencer e conquistar quem o avalia em um curto espaço de tempo. Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas valiosas para iniciar a construção do seu pitch.
Os primeiros passos de um bom pitch
A comunicação visual e oral são questões importantíssimas para se atentar na hora de montar um pitch mas, antes disso, é preciso se preparar e entender muito bem a identidade da sua empresa: o que ela faz, como ela pretende crescer, onde ela quer chegar, quais os dados que mostram que sua empresa é sustentável economicamente e se ela está preparada para vender e captar recursos. Saber a resposta para cada um destes tópicos demonstra confiança e mostra transparência sobre o negócio, aumentando assim a confiabilidade dos possíveis investidores.
Portanto, antes de montar o seu pitch, faça o Business Model Canvas, uma importante ferramenta para o planejamento estratégico de negócios. Esse modelo de organização visa orientar empreendedores logo no início da jornada de seus negócios a entenderem aspectos relacionados ao valor da empresa, suas atividades, relacionamentos, custos e receitas. Ou seja, ele muitas vezes ajuda os empreendedores a terem respostas para as perguntas-chave dos investidores.
Quanto mais números, melhor
Reúna indicadores financeiros e comerciais. Estes dados são fundamentais para que investidores e clientes entendam o quão confiável sua empresa é para receber investimentos e se relacionar, além de indicarem como está o negócio, se é preciso criar novas estratégias ou se ele está em crescimento.
Com números também é possível comparar sua empresa em relação ao restante do mercado, por exemplo, indicando quantos clientes sua solução já chegou e ainda pode chegar em comparação aos concorrentes.
Algumas das métricas importantes para saber com relação a performance do negócio são: o tempo de venda, a taxa de conversão e o custo para aquisição de clientes e o ticket-médio, que significa quanto um cliente gasta durante o relacionamento com sua empresa.
Em relação às finanças, tenha em mãos a rentabilidade, lucratividade, custos fixos e variáveis, margem de contribuição e o break-even, que é o ponto de equilíbrio entre despesas e receita.
Dados relacionados a logística das vendas e o marketing para atrair clientes também são necessários na hora de apresentar um negócio, pois demonstram que as estratégias estabelecidas geram resultados. Entretanto, não pense que são dados apenas para incluir no pitch, eles devem ser atualizados constantemente e podem servir de orientação para tomada de decisões assertivas.
Conte uma boa história
O pitch de uma empresa deve resumir a sua identidade e ser uma apresentação que desperte o interesse de quem assiste. Por isso, imagine que a história a ser contada possui começo, meio e fim.
No início, é o momento de chamar atenção e impactar o ouvinte com algo que seja marcante através da própria marca da empresa ou solução. Porém, a história não precisa ser perfeita, por isso, ao longo da apresentação, fale sobre seus desafios. Por fim, aborde aquilo que você faz ou necessita para ultrapassar os obstáculos.
A história também precisa estar amarrada do início ao fim com criatividade, buscando gerar curiosidade nos investidores e clientes. Além disso, a mensagem do seu negócio deve ser transmitida de forma clara e objetiva. Sendo assim, é importante estudar o público-alvo da sua apresentação, por exemplo, através dos termos e jargões que utilizam e, principalmente, as suas teses de investimentos.
Quer saber mais sobre como montar o pitch perfeito?
Neste artigo, você pôde ver algumas dicas iniciais sobre a construção de um pitch. Mas, caso você queira se aprofundar ainda mais e saber técnicas aprofundadas da construção de uma apresentação de pitch, a ACATE em parceria com um especialista do programa ACATE Startups, disponibiliza o e-book gratuito Guia do Pitch.
Nele, você pode conferir a estrutura ideal para apresentação, conhecimentos de especialistas em investimentos e propostas comerciais, além de dicas de comunicação e persuasão para atrair investidores e clientes!
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