Como funciona o Fundo Garantidor ACATE?
Saiba como sua empresa pode aproveitar este benefício O associativismo é uma via de mão dupla em que a colaboração traz desenvolvimento e crescimento para todos. Foi com esse […]
Saiba como sua empresa pode aproveitar este benefício
O associativismo é uma via de mão dupla em que a colaboração traz desenvolvimento e crescimento para todos. Foi com esse espírito que se constituiu o Fundo Garantidor ACATE (FGA), viabilizado a partir do aporte financeiro de 20 empresas associadas que, por terem sido beneficiadas pelo associativismo, hoje se propõem a apoiar o desenvolvimento de outras empresas.
O FGA visa garantir cartas de crédito para que empresas de pequeno e médio portes tenham acesso a capital. O Fundo é uma parceria com a Sociedade Garantidora de Crédito Garante SC, com o apoio do BRDE e do Sebrae-SC.
Se antes de vivermos um cenário tão atípico quanto a pandemia da COVID-19 a iniciativa do FGA já era muito importante, tornou-se vital diante dos desafios trazidos pelo ano de 2020. Para apoiar as empresas associadas, a ACATE antecipou o lançamento do FGA, garantindo já nos primeiros 15 dias de pandemia a possibilidade de acesso às cartas de crédito.
Com uma atuação ampla em todo o estado de Santa Catarina, o Fundo Garantidor ACATE possui duas frentes de trabalho principais:
- Funciona como um fundo de suporte financeiro para as empresas que estão em momentos de crise
- Fornece capital para que as empresas possam investir no desenvolvimento de seus negócios, seja um novo produto, uma expansão ou capital de giro.
Como o FGA ajudou a Zipper a conquistar um crescimento de 100% em meio à pandemia
Assim como outras empresas associadas, a Zipper, startup incubada no MIDITEC que fornece soluções de marketing de dados para o varejo, enfrentou um período de incertezas sobre o crescimento e expansão de seus negócios. Beneficiando-se das conexões e do espírito associativista, a startup recorreu ao FGA para superar essa fase. “O Fundo Garantidor veio no momento de maior incerteza para os nossos clientes”, comenta Rafael Gazzola, co-fundador da Zipper.
O contexto atual acelerou mudanças já esperadas no mercado, como a transformação digital e o desenvolvimento de novas tecnologias, demandando adaptação por parte das empresas e investimentos não previstos em suas operações para continuarem crescendo. Foi o caso da Zipper, que investiu em mudanças em sua solução. “Por meio do FGA, foi possível investir nas adaptações em nossa solução. Os resultados dessa mudança vieram rápido: as vendas foram retomadas e fechamos 2020 com mais de 100% de crescimento”.
Esse é um dos diferenciais do FGA, além do apoio nos diferentes cenários, as empresas associadas contam com acesso às linhas de crédito com taxas e prazos de carência mais vantajosos comparados com bancos comuns. Hoje, 36 empresas já se beneficiaram dos créditos disponibilizados pelo Fundo, que já viabilizou mais de R$ 4,5 milhões em linhas de crédito e possui, ainda, mais R$ 6 milhões disponíveis para garantir os financiamentos tomados pelas empresas.
Acesse o site do Fundo Garantidor ACATE e saiba como este benefício pode ajudar a sua empresa a seguir na trilha de crescimento.
Além do FGA, confira outras vantagens de ser uma empresa associada à ACATE, e conheça também o case de sucesso da ParMais e a contribuição da associação para o desenvolvimento de negócios. Esses e outros conteúdos fazem parte do Blog da ACATE.
- Artigos
- Associadas
- Benefícios
- Oportunidades