Como montar uma startup? Descubra os passos cruciais para tirar sua ideia do papel
Se você é uma pessoa com uma grande ideia de negócio e tem a ambição de transformá-la em realidade, você pode estar se perguntando como montar uma startup. Afinal, dar […]
Se você é uma pessoa com uma grande ideia de negócio e tem a ambição de transformá-la em realidade, você pode estar se perguntando como montar uma startup. Afinal, dar os primeiros passos pode parecer desafiador, especialmente quando se trata de empreendedorismo. No entanto, com o planejamento e a execução correta, você também pode iniciar uma startup de sucesso.
Neste artigo, vamos explorar os principais passos que você precisa seguir para começar uma startup, desde a concepção da ideia até a obtenção de investimentos. Se você está pronto para transformar sua ideia em uma empresa próspera, continue lendo para descobrir algumas dicas valiosas.
O que é uma startup?
Startups são empresas que se destacam por oferecer soluções inovadoras e modernas, geralmente baseadas em tecnologia. Esse termo tem se popularizado cada vez mais e se tornou o objetivo de muitos empreendedores, que buscam criar empresas disruptivas e escaláveis, capazes de transformar mercados e gerar grandes retornos financeiros.
Atualmente, é difícil imaginar nossa vida sem lembrar das grandes startups que transformaram o mercado e o mundo, oferecendo soluções inovadoras que revolucionaram processos cotidianos.
Para citar alguns exemplos, temos a gigante Amazon, a maior varejista online do mundo, que transformou a maneira como as pessoas compram e vendem produtos; grandes plataformas digitais, como Google e Facebook; Uber, que revolucionou a forma como nos transportamos; e até mesmo a Netflix, que mudou completamente a forma como consumimos conteúdos audiovisuais.
De fato, as startups mudaram significativamente a maneira como vivemos e interagimos com o mundo, proporcionando novas formas de acesso a produtos e serviços, além de criar novos modelos de negócios. Com isso, a presença das startups tem sido cada vez mais significativa em diversos setores da economia, e seu impacto tem sido sentido globalmente.
Como montar uma startup?
Uma coisa é certa: todos os cases de sucesso começaram com uma ideia e seus fundadores com toda a certeza também tiveram dúvidas por onde começar. Aqui estão alguns dos primeiros passos que a ACATE separou para você:
Tudo começa com uma boa ideia
É importante identificar a dor antes de propor uma solução. Por isso, o primeiro passo é identificar um problema que as pessoas enfrentam ou uma oportunidade de mercado que ainda não foi explorada. Observar seu entorno, fazer um trabalho de pesquisa de entendimento de mercado e de identificação do tamanho do seu público potencial são ótimas ideias nesta etapa.
Desenvolva sua ideia
Caso você já tenha uma ideia inovadora, o próximo passo é estruturar e planejar seu Modelo de Negócio. A ideia aqui é ter bem definido qual é o seu principal produto/serviço.
Para criar uma startup, há dois pontos importantes a serem considerados: o fit de mercado e a resolução de problemas. O conceito de fit de mercado aplicado às startups significa que o produto ou serviço oferecido atende às demandas existentes dos futuros clientes.
Após avaliar se sua ideia atende a uma necessidade do mercado, é importante se perguntar: minha solução resolve o problema dos meus potenciais clientes? Para responder a essa pergunta, é bom refletir sobre os produtos ou serviços que você mesmo consome e que facilitam sua vida de alguma maneira.
Dessa forma, é possível perceber a importância de criar uma solução eficaz para resolver problemas reais dos clientes e ter um negócio viável no mercado.
Valide sua ideia de negócio
Não tenha medo: converse com seus futuros clientes sobre o produto! Essa é uma das atitudes mais importantes para o pontapé inicial ser mais assertivo. Dessa maneira, você vai coletar o máximo de informações possíveis e usá-las a favor do seu negócio.
É bastante comum que empreendedores iniciantes idealizem tanto suas ideias que acabam criando um cenário que não condiz com a realidade do mercado. Para evitar esse erro, é essencial validar a ideia com uma grande base de potenciais clientes a fim de garantir que a demanda realmente exista.
Essa validação pode ser feita por meio de uma troca de ideias, sem necessariamente vender o produto ou serviço neste momento. Essa etapa é fundamental para garantir que a solução proposta realmente resolva um problema existente no mercado.
Crie um protótipo
O Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável defende que, antes de investir tempo e dinheiro na criação de um produto ou serviço robusto, você deve criar uma versão mais enxuta para validar a solução.
Um exemplo de MVP seria o seguinte: em vez de gastar tempo e dinheiro desenvolvendo todo o produto completo antes de saber se haverá demanda, a equipe pode criar um vídeo demonstrando como o serviço funcionaria e um formulário para que as pessoas interessadas deixem seus endereços de e-mail para receberem mais informações. Com essa abordagem, a empresa consegue validar a ideia e gerar um grande interesse pelo produto antes mesmo dele ter sido finalizado.
Com base nos resultados do MVP, você pode implementar melhorias e repetir esse ciclo até reduzir as incertezas.
Networking é algo necessário (e valioso)
Ter uma rede de contatos é crucial para impulsionar o sucesso de uma startup. Há diversos eventos, espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras e hubs de conexões, que ligam startups a corporates, que oferecem oportunidades para trocar ideias e experiências com outros membros do ecossistema empreendedor.
É importante participar desses ambientes para criar uma rede de contatos e ampliar o seu networking. Além disso, buscar mentores que possam orientar e aconselhar durante o processo de construção do negócio é igualmente fundamental.
Capte recursos
Uma ótima estratégia para obter investimentos é encontrar um investidor anjo ou um sócio investidor que acredite na sua tecnologia e esteja disposto a investir em troca de uma participação no negócio. No entanto, sabemos que essa é uma tarefa difícil e nem sempre é possível.
Uma alternativa viável é participar de programas de pré-aceleração, aceleração ou de inovação aberta, que conecta empreendedores diretamente com potenciais investidores. Isso pode ser uma excelente oportunidade para captar recursos e impulsionar o crescimento da sua startup.
Há também outros programas que potencializam as chances do seu negócio captar recursos. Na ACATE, por exemplo, há o grupo temático Investimentos ACATE, que reúne interessados em investir e apoiar negócios inovadores, e também as Verticais de Negócios, o maior programa de integração entre empresas de tecnologia em Santa Catarina, que possibilita networking e trocas entre empresas do mesmo segmento de negócio, além de rodadas de negócios realizadas pelo Deu Match!.
O universo das startups é verdadeiramente fascinante, e a cada dia novas empresas emergem, buscando soluções inovadoras para problemas nos mais diversos mercados. Elas desafiam modelos existentes, utilizando tecnologia e inovação para criar produtos e serviços que aprimoram a vida das pessoas. Se você está interessado em criar sua própria startup, vá em frente!
Mas é claro que é importante lembrar que, assim como em qualquer negócio, é preciso se preparar, buscar conhecimento e planejar cuidadosamente cada uma das etapas. Quanto mais preparado você estiver, maiores serão as chances de sucesso para a sua startup.
A ACATE oferece diversos programas que acompanham o seu negócio desde os primeiros estágios, mitigando ao máximo as dificuldades pelo caminho e colocando a sua empresa em contato direto com outros empreendedores do mercado.
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