Como startups devem estruturar a área de vendas?
Vender é um dos passos mais importantes para uma startup se consolidar no mercado, garantir sustentabilidade a longo prazo e, também, atrair a confiança de futuros clientes e investidores. Desde […]
Vender é um dos passos mais importantes para uma startup se consolidar no mercado, garantir sustentabilidade a longo prazo e, também, atrair a confiança de futuros clientes e investidores.
Desde o início de uma empresa, parte da trajetória empreendedora tem como foco as vendas. Um exemplo disso são as primeiras tentativas de validação com o público-alvo ou a busca pela escalabilidade dos negócios.
O sucesso de uma empresa, quando o assunto são as vendas, é construído pelo empreendedor a partir de suas estratégias sobre onde alocar esforços e recursos financeiros para o negócio se desenvolver e atingir objetivos.
Este caminho rumo à escala das vendas passa pela estruturação de processos comerciais internos da empresa e montagem de um time de vendas. E, em ambas as ações, as pessoas envolvidas precisam estar alinhadas às estratégias da empresa.
Defina estratégias de sucesso para a área de vendas
A estruturação da área de vendas da empresa se inicia com a identificação do público-alvo do produto ou serviço desenvolvido pela startup. A partir disso, é possível entender quem são os potenciais clientes e suas dores, como fazer com que eles conheçam a solução e se interessem para, por fim, chegar a última etapa do funil de vendas: a aquisição.
Com o processo de vendas desenhado para o cliente ideal, o alinhamento entre as pessoas envolvidas é parte fundamental para a estruturação do time de vendas na startup – o que exige treinamentos constantes e periódicos para garantir que o processo seja seguido pelos colaboradores da área de vendas.
Outra prática essencial para a equipe é o acompanhamento da jornada do cliente até a aquisição com o objetivo de prever o faturamento futuro a partir dos fechamentos de novas vendas.
Após desenhar o processo e treinamentos, outro passo para orientar vendedores é a criação do playbook de vendas – documento que guia, de forma padronizada, profissionais sobre todas as etapas da prática comercial.
Além da preparação dos profissionais, as empresas precisam fomentar a cultura data-driven, priorizando a análise de dados através de relatórios do CRM como uma rotina dos colaboradores, desde os iniciantes até os experientes, com o objetivo de aprimorar o relacionamento com clientes.
Monte estrategicamente seu time de vendas
O processo de vendas envolve desde a identificação de potenciais clientes, a geração e qualificação de leads, a prospecção, o reconhecimento de oportunidades e acompanhamento para garantir a conversão, além do relacionamento após a compra do produto ou serviço. Todas essas etapas precisam de profissionais qualificados.
Por isso, para recrutar talentos, é necessário tempo para encontrar a pessoa adequada para cada vaga e garantir que essa esteja alinhada aos processos da área comercial da empresa.
Dedicar-se à retenção de colaboradores do time de vendas também é importante para garantir a continuidade do trabalho. Na prática, as empresas precisam proporcionar qualificação e crescimento de carreira aos profissionais.
Desenvolva sua máquina comercial
Com o objetivo de estruturar e validar processos internos que fortaleçam a máquina comercial das startups, o programa BRDE Labs SC Growth seleciona anualmente 100 startups catarinenses, que estejam nos estágios de operação e tração.
Dentro desta iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em parceria com a ACATE, empreendedores de startups recebem formação em temáticas relacionadas a vendas, como: público-alvo, CRM, pipelines, prospecção, qualificação, negociação e captação.
Além disso, o programa oferece mentorias com especialistas e oportunidades de premiação em dinheiro, networking e outros benefícios.
*Foto: Headway/Unsplash
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