CRM: o que é e qual a importância dessa ferramenta para a sua startup?
Conteúdo oferecido por EvoTalks – CRM (Customer Relationship Management), que significa “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”, é uma estratégia utilizada por diversas empresas do mercado. Seja por empresas recentes […]
Conteúdo oferecido por EvoTalks – CRM (Customer Relationship Management), que significa “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”, é uma estratégia utilizada por diversas empresas do mercado. Seja por empresas recentes ou pelas mais consolidadas em suas áreas de atuação, os benefícios de um software de gerenciamento são muitos.
Entre as vantagens mais perceptíveis, podemos citar, por exemplo, uma melhora significativa na organização do seu negócio, pois essa ferramenta permite salvar e gerir todos os dados dos seus clientes em um único lugar.
Com os avanços dessa tecnologia, outras funcionalidades como a inteligência artificial aplicada em um CRM podem gerar efeitos bastante positivos na rotina de trabalho da sua empresa.
No contexto das startups, agregar essa ferramenta nos negócios pode fazer a diferença, considerando que os serviços ainda estão sendo conhecidos pelo mercado e, portanto, causar uma boa primeira impressão é fundamental. Imagine conseguir responder a numerosos clientes de maneira rápida e eficaz, ou conversar com eles de forma personalizada.
A chance de fechar vendas e até receber indicações de clientes satisfeitos com seus serviços se torna maior.
Neste post, o EvoTalks explica por que investir em um CRM é imprescindível para alavancar seu negócio.
CRM: como funciona
Gerenciar o relacionamento com os prospects, leads e clientes de uma companhia geralmente é feito por meio de uma plataforma, como um software ou uma ferramenta de CRM. Nessa plataforma, é possível integrar os dados dos principais canais da sua empresa, como o WhatsApp, e-mail e Instagram, por exemplo.
Mas qual a utilidade disso?
Basicamente, juntar todos os dados dos seus canais em um mesmo espaço garante que você não perca informações fundamentais dos seus clientes no meio do caminho. Também poupa tempo e energia do seu time no dia a dia de trabalho.
Exemplificando, considere que a sua equipe desenvolva diferentes planilhas para organizar tarefas importantes. A curto prazo, parece uma solução viável. No entanto, conforme o time e as demandas crescem, não é prático depender de várias planilhas.
Informações espalhadas por múltiplas planilhas e pessoas da equipe sem acesso a elas, alto volume de dados sem tempo de serem atualizados, e tempo gasto com atividades manuais — tudo isso se torna um empecilho, não concorda?
Ao invés de quebrar a cabeça, com um CRM, você otimiza seu tempo de trabalho e o da sua equipe, automatizando processos e melhorando a produtividade.
É claro que planilhas são relevantes para a organização. Contudo, já pensou em reunir todas elas no mesmo lugar, facilitando o fluxo de trabalho e assegurando a transparência das informações?
Essas são algumas opções que você consegue encontrar ao adquirir um CRM.
Por que implantar CRM em startups?
Como vimos anteriormente, uma ferramenta de CRM possibilita diferentes recursos com o objetivo de entregar praticidade e autonomia para as equipes ao se relacionarem com seus clientes.
Quando pensamos em startups, o CRM faz bastante sentido nas dinâmicas dessas organizações.
Há vários casos dessas empresas que começaram com baixo capital e com poucos funcionários antes de expandirem suas operações.
A Airbnb, por exemplo, iniciou-se como um modesto negócio de hospedagem e, atualmente, opera em mais de 220 países.
Bem, nem toda startup necessita se transformar em uma empresa multinacional. Entretanto, a maioria delas almeja o crescimento ou escalonamento dos negócios.
Dito isto, é necessário que startups e empresas menores vejam o CRM como um investimento não apenas para o presente, mas também para o futuro da empresa. Esse software fornece insights valiosos e detalhados sobre o público. Dessa forma, torna-se mais simples ofertar o produto exato com base no registro de atividade da sua persona.
Além de direcionar produtos mais assertivos para um cliente x, com um CRM, você consegue mensurar diariamente as campanhas e serviços realizados pela sua empresa, sabendo com mais precisão quais estratégias reforçar ou modificar, caso necessário.
Posto isto, aderir a um CRM permite que você tenha mais controle sobre ações, planejamento e desempenho dos serviços executados pela sua startup.
Quando é o momento certo de investir em um CRM?
Uma gestão efetiva de clientes, a partir de um CRM, é benéfico não apenas para grandes empresas, mas também para as pequenas empresas. Para saber o momento correto de adotar uma plataforma de CRM, é preciso fazer uma leitura do cenário em que sua startup se encontra. Foque nas metas de longo prazo da empresa.
Ao ter uma visão mais clara sobre o contexto do seu negócio, será mais fácil compreender se é o momento de adiar ou antecipar tal investimento. Abaixo está listado alguns ganhos que podem ser obtidos com o uso de um software de CRM:
• Atendimento ágil
Se sua empresa está perdendo vendas devido a uma certa demora no atendimento, talvez seja a hora de considerar uma ferramenta que supra essas necessidades.
Na plataforma EvoTalks, fica mais fácil realizar um atendimento eficiente aos seus clientes. Cada atendimento que você executa, com o auxílio da plataforma, pode ser monitorado e, consequentemente, melhorado, uma vez que você compreende as características do seu público.
Se você utiliza o canal do WhatsApp para se comunicar, quem sabe não seja mais prático programar mensagens que são disparadas de forma instantânea no momento em que seu cliente estabelece o primeiro contato com sua empresa.
A partir da troca de mensagens, a plataforma encaminha o cliente para a equipe de suporte ideal, prestando um atendimento mais condizente.
Ainda, salve dados essenciais sobre seus clientes para, assim, obter um melhor relacionamento.
Além de salvar os dados, adicione os próximos passos para nutrir seu contato, como enviar uma apresentação da sua startup.
Com o uso da plataforma, você também consegue quantificar o tempo de atendimento, assim como o número de clientes atendidos e o total de mensagens enviadas e recebidas.
Ao avaliar todos esses dados, fica mais claro perceber a quantidade de oportunidades que sua startup tem ou deixa de ter, as taxas de conversão a partir de campanhas, além de ampliar o conhecimento do seu funil de vendas, otimizando cada etapa com mais coesão.
Ao aplicar esse tipo de estratégia com um CRM, as chances de oferecer um atendimento de qualidade são consideravelmente maiores.
• Vantagem competitiva
Resumidamente, a vantagem competitiva pode ser entendida como diferentes técnicas e estratégias aplicadas por uma empresa para se diferenciar dos concorrentes no mercado.
Para se destacar frente à concorrência, não basta somente ter bons produtos; se seus serviços não são ofertados de modo certeiro, você tende a ficar para trás.
Hoje, para que uma empresa prospere, é essencial ter uma presença ativa nas redes sociais.
Afinal, do que adianta possuir um bom produto, se você não sabe vendê-lo, não é mesmo?
Ao utilizar a plataforma EvoTalks, você tem a possibilidade de integrar os dados das diferentes redes sociais da sua companhia, como Facebook, Messenger, Instagram para, assim, ser visto e lembrado, além de interagir e dialogar constantemente com seu público-alvo.
Desse modo, um sistema de CRM potencializa a estratégia organizacional da sua startup, auxiliando na sua vantagem competitiva.
• Mapeamento preciso da jornada do cliente
Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, é crucial estar sempre atento ao comportamento dele. Para tanto, deve-se saber como interpretar os dados fornecidos pelos clientes, com o propósito de prever seus hábitos e costumes.
Feito isso, você tem a chance de desenvolver campanhas capazes de corresponder à expectativa do seu público, garantindo uma experiência mais especial e única.
Em um contexto digital, a jornada do cliente é mais complexa do que antes; ou seja, são novas métricas e variáveis para prestar atenção.
Com o Dashboard do EvoTalks, a sua equipe obtém uma visualização completa de dados e indicadores do seu negócio.
Afinal, o que você não mede, você não melhora, certo?
Para mapear a jornada do seu cliente, é vital mensurar todas as métricas da sua organização.
Com isso, a probabilidade de ter uma compreensão mais profunda sobre seu cliente é maior.
Conclusão
Muito bem! Chegamos ao fim e espero que este artigo tenha esclarecido o motivo de implementar iniciativas de CRM na rotina da sua startup.
Com um CRM em mãos, você automatiza funções específicas de trabalho, foca na retenção de clientes, assim como na retenção monetária da sua companhia.
Independente do tamanho ou da área em que sua empresa atua, com essa ferramenta, você tem potencial para maximizar suas vendas, personalizar a comunicação com seu público e propiciar atendimentos excelentes.
Lembre-se de que, se você tem dúvidas relacionadas a quando realizar a aquisição do CRM em sua organização, reflita sobre a sua situação atual.
Pense nos pontos fortes e fracos da sua empresa.
As equipes estão conseguindo atingir os resultados propostos? Os clientes possuem um suporte adequado?
Faça uma pesquisa de Benchmarking para saber como os concorrentes estão se saindo.
Essas reflexões irão trazer mais clareza para saber se é o momento de investir neste recurso ou de seguir com processos de trabalho manuais, se ainda fizer sentido para você.
O EvoTalks disponibiliza um sistema de CRM com diversas ferramentas para mudar a forma de administrar leads e clientes, aprimorando o atendimento e relacionamento com seu público. Conheça o site do EvoTalks e entre em contato.
O EvoTalks
Mantenedor da ACATE, o EvoTalks integra soluções de comunicação, atendimento e CRM para acelerar e otimizar processos. Desde automações com chatbots até a gestão completa de canais de atendimento, oferecendo tudo que sua empresa precisa para se destacar no mercado e fortalecer o relacionamento com os clientes.
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