Da inovação aberta a “venture builder”: como tradicional imobiliária construiu uma fábrica de startups em SC
Há cinco anos, o ecossistema tech de Santa Catarina ganhava um novo modelo de inovação que tinha como propósito conectar grandes e médias empresas do mercado que tinham desafios de […]
Há cinco anos, o ecossistema tech de Santa Catarina ganhava um novo modelo de inovação que tinha como propósito conectar grandes e médias empresas do mercado que tinham desafios de mercado a startups com o potencial de resolver estas dores. O LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), ajudou dezenas de corporates a encontrar novas empresas e desenvolver seus próprios laboratórios de inovação.
Desde 2017, já foram realizados 104 projetos de inovação e 1.037 interações, pitches, alinhamentos e projetos fechados entre startups e grandes empresas. Um dos casos mais emblemáticos de corporates que se transformaram nesta jornada está o Grupo Brognoli, que atua há 67 anos no mercado imobiliário da Grande Florianópolis e é, desde 2017, um dos mantenedores do programa LinkLab.
Como recorda Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli, “era 2016 e o corpo diretivo de nossa empresa começou a tratar da chamada ‘disrupção digital’ e da forma como novos modelos de negócio estavam impactando o mercado – inclusive o imobiliário. A realidade – e a visão preocupante de futuro em nossa ótica de empresa estabelecida – nos fez buscar alternativas, pois não tínhamos um ponto de partida para o processo de inovação”.
Em pouco mais de cinco anos, a Brognoli evoluiu de um projeto de open innovation do zero para se tornar uma “venture builder” – uma desenvolvedora de startups, negócios e empreendedores ‘fora da curva’ para o mercado imobiliário.
“Estudamos e avaliamos 417 startups, das quais 238 fizeram pitches apresentando suas soluções, 159 foram selecionadas, 83 já estão em conexões com projetos e 26 delas estão ativamente fazendo parte de novos negócios e serviços conosco”, detalha Barbosa no e-book “Inovação & Cultura: o case da Brognoli no programa de inovação aberta LinkLab”, produzido em conjunto pela ACATE, Grupo Brognoli e o canal de notícias especializado SC Inova e lançado no último LinkLab Experience Day, realizado no dia 21.10 em Florianópolis. Baixe aqui o e-book.
Importância estratégica de uma cultura de inovação
Silvio Kotujansky, diretor de Novos Negócios da ACATE e idealizador do LinkLab, destaca a importância estratégica de um programa de inovação aberta para corporações, especialmente às de médio e grande porte que estão estabelecidas em seus mercados.
“Desenvolvemos no LinkLab um trabalho muito forte de cultura de inovação, focando na construção de um portfólio de serviços inovadores (do menos ao mais disruptivo), em três horizontes: H1, inovações incrementais; H2, inovações adjacentes e H3, inovações disruptivas”, detalha.
Ao todo, o LinkLab já apoiou 52 empresas no programa de open innovation, que tem três unidades: Florianópolis, no CIA ACATE Primavera; em São José, no Centro de Inovação ACATE São José; e em Joinville, no Ágora Tech Park. Também são parceiros do programa, os hubs e ecossistemas Hotmilk (PUC-PR), Bradesco inovabra, Nexus Startups, Raja Valley, Softville e Sebrae/CE.
- Artigos
- Cases
- E-books