De startups a grandes empresas: Conexões que atravessam décadas em SC
A geração de novas empresas e o desenvolvimento de negócios levam em conta diversos fatores, por exemplo, de mercado, economia, leis e regulamentações, além de condições internas, que dizem respeito […]
A geração de novas empresas e o desenvolvimento de negócios levam em conta diversos fatores, por exemplo, de mercado, economia, leis e regulamentações, além de condições internas, que dizem respeito a quem vai dar o pontapé inicial e administrar um empreendimento. Ao olhar para tudo isso, pode-se identificar inúmeros desafios para cada tipo de negócio, desde startups a grandes empresas. Para superar dificuldades, criar conexões é uma forma de tornar a jornada mais fácil e encurtar caminhos para ir mais longe.
Com o propósito de apoiar empreendedores a darem os primeiros passos com suas startups até a manutenção da competitividade de grandes empresas, a ACATE há 38 anos é um centro de conexões responsável por reunir empresas, fomentar a comunidade empreendedora e gerar oportunidades de desenvolvimento.
Ao longo de sua história, a ACATE criou programas pioneiros e reconhecidos a nível internacional que visam impulsionar pessoas e negócios no setor de tecnologia e no ecossistema de inovação catarinense. Essas iniciativas ano a ano são ampliadas e atravessam décadas sendo importantes instrumentos para a formação e o crescimento de empresas.
Conheça como a ACATE apoia negócios de diferentes portes:
Primeiros passos
Quase metade das mais de 1.700 empresas associadas à ACATE são startups. Esses negócios estão nos primeiros anos de atividades e buscam conquistar objetivos, como: validação no mercado, primeiros clientes, escala de vendas e atrair investimentos para expandir.
Cada uma dessas etapas possui desafios a serem superados, por isso, a ACATE oferece às startups uma trajetória de desenvolvimento e conexões.
Os negócios em estágios iniciais encontram suporte para se desenvolver no ACATE Startups, programa que viabiliza diversas oportunidades para agregar conhecimentos com empreendedores experientes, apoio mútuo em comunidades, além de benefícios que garantem economia em produtos e serviços para dar os primeiros passos.
O ACATE Startups foi criado em 2016 com o propósito de ser um ambiente de crescimento para novas empresas. Nele, as startups têm acesso a benefícios, por exemplo, de créditos para utilizar soluções de plataformas da AWS, Microsoft, Google Startups, entre outras para transformar ideias em realidade.
As comunidades de Marketing & Vendas e Desenvolvedores, além de eventos periódicos, conectam empreendedores e profissionais em bate-papos sobre estratégias e desafios da jornada empreendedora. A conversa com pessoas experientes no mercado também pode ser realizada de forma individual, em mentorias com mais de 90 especialistas em diferentes áreas de negócios que estão disponíveis em uma rede de mentores do programa.
No programa Jornada Startups, a ACATE e o Sebrae Startups formam empreendedores para a validação do negócio e a geração de demanda. Aliando teoria e prática, a iniciativa de pré-aceleração de empresas oportuniza acesso a ferramentas, mentorias e benefícios.
Desde 2021, quando o programa foi criado, o Jornada impactou 430 startups e gerou benefícios aos negócios, como aumento médio de 58% no número de clientes e 38% de crescimento médio no faturamento mensal entre participantes das edições de 2022 e 2023. Em 2024, mais 150 startups se desenvolverão na iniciativa.
Consolidação e crescimento
Uma das cinco melhores incubadoras do mundo, o MIDITEC é o programa da ACATE, mantido pelo Sebrae, que há 25 anos forma empreendedores de startups desde a fase de validação rumo à escala.
A iniciativa se consolidou no apoio ao setor de tecnologia como um instrumento para a longevidade dos negócios catarinenses, obtendo resultados como a taxa de sobrevivência de 75% entre as apoiadas, e de 97% se considerados apenas os últimos cinco anos.
Hoje, mais de 100 startups estão incubadas em um sistema de incubadoras que utilizam a metodologia do programa da ACATE e compõem a Rede MIDITEC. Em sua história, mais de 300 empresas foram apoiadas e, entre 2021 e 2023, as incubadas obtiveram mais de 50 milhões em faturamento e cerca de 20 milhões em recursos captados.
Nas fases de operação a tração, as startups encontram no BRDE Labs SC oportunidades para acelerar vendas e a captação de investimentos. Realizado desde 2022, o programa é uma iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) junto à ACATE para capacitar empreendedores.
Entre 2022 e 2023, 200 startups foram apoiadas pelo BRDE Labs SC na etapa Growth, que auxilia empresas no processo de escala de vendas e na estruturação da área comercial, além de premiar as melhores avaliadas. O programa impactou negócios, por exemplo, no aumento da conversão de leads em clientes por 35% das participantes da edição de 2023.
Em 2024, o BRDE e a ACATE criaram uma nova etapa Venture, que se destina a preparar empresas para a captação de investimentos e a aproximação a investidores. Foram selecionadas 40 startups que passaram pelas primeiras edições da etapa Growth.
Conexão entre empresas de diferentes portes
Prestes a completar 15 anos em 2024, as Verticais de Negócios da ACATE são responsáveis por colocar lado a lado empresas de diferentes portes, mas de mesmos segmentos de mercado. Mais de 700 empresas de tecnologia de Santa Catarina estão divididas de acordo com suas áreas de atuação em 11 grupos que realizam reuniões periodicamente para trocar experiências, debater sobre inovações e gerar oportunidades de negócios.
As Verticais de Negócios abrangem os seguintes segmentos: AgTech, Construtech, Edtech, Energia, Fintech, Manufatura 4.0, Peopletech, Saúde, Security Tech, Smart Cities e Varejo.
Por meio de rodadas e networking, as Verticais criaram mais de 6 mil oportunidades de negócios entre 2020 e 2023. No mesmo período, mais de 31,5 mil pessoas foram impactadas em eventos.
Outra iniciativa que gera negócios entre empresas de diferentes portes é o LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE que conecta startups a instituições públicas, médias e grandes empresas.
Neste relacionamento entre corporates e startups no LinkLab, ambas se beneficiam. De um lado, instituições públicas, médias e grandes empresas com diversos desafios buscam por inovação. Do outro, startups têm a oportunidade de conhecer com profundidade o mercado em que atuam, validando seu produto ou buscando grandes clientes para o seu portfólio.
O programa já atendeu mais de 60 corporates em 450 desafios e reuniu em sua base mais de 9 mil soluções ao longo de seis anos de atividades.
Conexões que fortalecem o empreendedorismo feminino, internacionalização e investimentos
Os Grupos Temáticos da ACATE são fóruns de relacionamento e debate sobre assuntos de relevância para o mercado e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. São três grupos que atuam para promover no ecossistema catarinense de inovação o empreendedorismo feminino, a internacionalização e os investimentos.
No Mulheres ACATE, mais de 100 empresas estão conectadas e são representadas por empreendedoras e profissionais que se juntam em torno do propósito de fortalecer o protagonismo feminino no setor de tecnologia, transformar a cultura empreendedora, gerar impacto no ecossistema e o torná-lo mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso.
O GT de Internacionalização é responsável por expandir as conexões entre negócios catarinenses com ecossistemas que são referências em tecnologia e inovação no mundo. Com mais de 60 empresas participantes, o grupo oferece oportunidades de contato com mercados externos através de mais de 10 parcerias em países na América do Sul e Norte, Europa e Ásia. Em 2023, a ACATE também criou laços com o Canadá ao fundar no país uma entidade jurídica que facilita a expansão internacional de negócios.
Com o objetivo de ampliar o volume de recursos disponíveis para empresas de tecnologia do ecossistema, o GT Investimentos atrai investidores para a troca de conhecimento e debates sobre o cenário de investimentos. Além disso, o grupo gera oportunidades de aproximação entre startups e investidores, por exemplo, por meio do evento ACATE Pitch Day.
A formação de empresas protagonistas
Todas as iniciativas e programas da ACATE impulsionam o protagonismo de empresas catarinenses que despontam nacional e internacionalmente com suas tecnologias. Cada empresa formada contribui para a transformação e impacto à sociedade em diversos setores, promovendo o desenvolvimento do país e do estado de Santa Catarina.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
- Artigos
- Oportunidades