Desafios Inovabra: RH LATAM e Psicologia no tratamento de fatores comportamentais
O programa de inovação aberta do Bradesco lançou duas novas oportunidades para startups. O Inovabra Hub procura empresas com soluções inovadoras, aplicáveis aos desafios propostos pelo programa. Confira: Desafio LATAM: […]
O programa de inovação aberta do Bradesco lançou duas novas oportunidades para startups. O Inovabra Hub procura empresas com soluções inovadoras, aplicáveis aos desafios propostos pelo programa. Confira:
Desafio LATAM: RH Connect – sistema onde o colaborador pode tirar dúvidas com o RH LATAM
Abaixo os pontos de dor levantados sobre o sistema atual em dinâmica com a área de RH:
Complexo e lento
- SLA são longos
- Toda demanda depende de uma intervenção humana
- Página pouco intuitiva
- Baixa sensação de proximidade
Ferramentas desatualizadas
- Atualização manual, demanda muita leitura
- Notícias sobre RH recebem pouco destaque
- Sem estrutura para atendimento de ex-colaboradores
- Navegação mobile ruim
Falta um canal emergencial
- Emergências e situações simples possuem o mesmo SLA;
- Sem hierarquia em tempo real que permita o envio para outra pessoa
Dependência de outras equipes
- Nem todas as respostas estão disponíveis como auto-serviço ou para o agente de RH
- 40% dos chamados dependem de outras áreas
- Sem integração com outros canais de dúvida
Burocracia (e segurança)
- Avaliação de documentos é manual;
- Diferentes controles para evitar fraude impedem que o funcionário realize a atividade
- Respostas com linguagem técnica geram falta de entendimento e novos chamados
Temas solucionáveis por outros caminhos
- Colaboradores abrem chamados que poderiam ser resolvidos com o seu gestou ou BP de RH
- Os líderes (gestores) não conhecem o seu papel e delegam muitos temas para o RH Connect
Em média são abertos 11.000 tickets por mês, muitos temas são repetitivos e geram retrabalho, na amostra abaixo o tema em destaque representa 35% da demanda a resposta sempre é a mesma, são dúvidas sobre a política de benefícios de viagem.
Solução desejada
- Automatização para os temas que mais se repetem
- Integração com outros sistemas de RH e benefícios: SAP, Success Factor, políticas internas
Premissas e/ou restrições
- LGPD e Compliance por tratar de dados de funcionários
- Integração com outros sistemas de RH exige muita discussão
Resultados Esperados
- Sistema simples de ser usado
- Diminuir o número de chamados
- Melhorar a jornada do colaborador
- Aumentar a autonomia do usuário
- Ter um canal de atendimento mais simples
- Diminuir o tempo de resposta
- Redução de tickets desnecessários
- Ter uma linguagem de fácil compreensão
- Melhor o relacionamento com o RH
- Maior automatização sem perder a qualidade
Experiência/s anterior/es de resolução (Via startup ou fornecedor tradicional)
- A solução atual necessita de intervenção totalmente manual
- Não há um trabalho de inteligência ou boot que responda questões simples ou repetitivas
- Não há integração com os demais sistemas da cia;
- Só funciona (bem) dentro do Portal LATAM
Inscrições até 10 de agosto
Desafio Energisa: Psicologia na Identificação e tratamento de fatores comportamentais
Busca-se iniciativa de uso de ferramentas da Psicologia, para entender traços de personalidade dentro do ambiente organizacional, características pessoais e culturais da nossa operação e causas comportamentais que impactam em tomadas de decisões que resultam em acidentes de trabalho e incidentes graves.
A Energisa avaliou as causas raízes de seus acidentes e incidentes graves, identificou que em média 90% são voltadas ao fator comportamental, que é impactado por uma série de aspectos que precisam ser estudados, dentre eles os aspectos interpessoais (relacionamento com colegas, com liderança, sentimento de pertencimento a equipe), ambientais (iluminação, equipamentos, ferramentas, clima), da tarefa a ser desenvolvida (tempo e recursos compatíveis), da gestão (sistema de gestão, normas e procedimentos, políticas motivacionais, códigos disciplinares, metas) e o sócio-culturais (condições de vida da população que compõe o grupo de trabalhadores de uma organização, hábitos regionais, valores, crenças e tradições culturais).
Resultados Esperados
- Recrutamento e seleção de pessoas com perfil comportamental definido como ideal para os aspectos de Saúde e Segurança.
- Mapeamento dos funcionários com aspectos comportamentais propícios a acidentes de trabalho
- Definição de ações para tratamento dos grupos críticos identificados no mapeamento
- Desenvolvimento de cultura de segurança, visando o comportamento seguro e formação de equipes com perfil interdependente da curva de Bradley.
- Redução de acidentes e incidentes graves.
Inscrições até 11 de agosto.
Fonte Inovabra
- Oportunidades