Desafios Inovabra: Serviços de tecnologia educacional, Cálculo automático para recuperação de consumo e mais
O programa de inovação aberta do Bradesco lançou quatro novas oportunidades para startups. O Inovabra Hub procura empresas com soluções inovadoras, aplicáveis aos desafios propostos pelo programa. Confira: Desafio Supermercado […]
O programa de inovação aberta do Bradesco lançou quatro novas oportunidades para startups. O Inovabra Hub procura empresas com soluções inovadoras, aplicáveis aos desafios propostos pelo programa. Confira:
Desafio Supermercado Coop: Serviços de tecnologia educacional
Com o crescimento das tecnologias da informação e comunicação se tem uma urgência para viabilizar novos modelos de educação e aprendizagem, amparados por novas formas de interação e de colaboração, na conexão com indivíduos e no estabelecimento de novas dinâmicas para o desenvolvimento e aprimoramento de competências individuais e organizacionais.
- A Coop possui hoje 6.000 colaboradores, distribuídos em todo o estado de São Paulo.
- No ano de 2020 geramos mais de 69 mil horas de treinamentos, números impactados pela pandemia. Em uma situação normal, a Coop gera por ano algo em torno de 100 mil horas de treinamentos.
Solução desejada
Sugestão: Pode ser plataforma, projeto taylormade, conexão via API, hardware, entre outros.
- Serviços de gestão de aprendizagem;
- Gestão de objetos de aprendizagem: gerenciamento e difusão do conhecimento, através da possibilidade de disponibilização de exercícios, estudos, avaliações on line;
- Serviços de comunicação: realizar aulas a distância, projetos colaborativos, reuniões e atividades síncronas, por computador e mobile.
- Novas tecnologias educacionais: ações em realidade virtual e realidade aumentada.
Premissas e/ou restrições
- Acesso dos usuários a plataforma de aprendizagem: temos dificuldade para o acesso aos colaboradores que estão na operação das lojas;
- Preocupação na confidencialidade dos dados dos colaboradores, respeitando os parâmetros da LGPD.
Resultados esperados
- Concentrar em uma só plataforma as informações das ações educacionais realizadas (gestão de aprendizagem);
- Tecnologia educacional atrativa, intuitiva e que fomente a participação dos colaboradores;
- Comunicação em tempo real com as demais áreas do departamento de Recursos Humanos.
Inscrições de 29 de junho à 3 de julho às 23h59
Reunião de Dúvidas: 5 de julho das 16h às 17h
Pitch Day: 12 de julho das 14h às 15h30
Definição: até 19 de julho às 23h59
Desafio Energisa: Cálculo automático para recuperação de consumo.
O processo de cálculo de recuperação de consumo resultante de irregularidades e defeitos na determinação das unidades consumidores e de extrema importância para o grupo Energisa. Os impactos financeiros financeiros processos refletem a eficiência do departamento de Perdas e é um dos critérios de investimento dos acionistas no grupo.
Atualmente, todo processo ocorre de modo manual, o fiscal aplica o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) quando identifica o problema na sequência e o TOI resultante é enviado para o sistema da Energisa. A demora no processamento dos documentos gera atrasos e possibilita que os clientes busquem a troca de titularidades, inviabilizando toda a recuperação. O projeto proposto visa automatizar o cálculo de recuperação, para que ele seja realizado na hora da aplicação do TOI.
No cenário atual, o TOI é aplicado em campo e enviado para o sistema da Energisa, seja por meio do DIGITOI ou inserido manualmente. A conferência dos processos, é realizada pela Central de Cálculos de modo manual, cada unidade consumidora é analisada uma por uma para verificação de documentos, em sistemas como SIAIF, SICDD, SIGOD, além de sites externos, como o dos correios, na maioria dos processos há falta de documentos, gerando backlogs, impossibilitando a continuação das análises.
Solução desejada
A proposta do projeto é tornar o cálculo automático, para que ele seja realizado no ato da realização, o que também possibilitará o faturamento simultâneo. Exigida à complexidade e robustez, o projeto foi dividido em etapas que, individualmente, já agregam valor.
A primeira etapa teve início no CICOP através da solicitação da Central de Cálculos de Recuperação de Consumo, demanda 467027. Ela consiste na triagem automática de documentos que visa separar do backlog existente, os processos realmente aptos a análise, ou seja, com documentos completos, essa atualmente análise é realizada de modo manual e demanda 35% do tempo dos analistas.
A Segunda etapa está em análise pela TI, demanda 467402. Ela consiste na validação de informações do processo, como fotos que caracterizam a irregularidade e TOIs com preenchimento correto. Desse modo, como listas que serão emitidas para os calculistas e analistas se tornarão assertivas e posteriormente serão utilizados na automatização do cálculo. Atualmente, mesmo com o cruzamento de dados das informações dos sistemas, o processo ainda é muito manual, é necessário abrir cada processo para identificar se o mesmo foi assinado ou todas as informações necessárias para ser continuado.
A terceira etapa consiste no desenvolvimento de um algoritmo, capaz de validar as informações
apontadas pelos fiscais de campo e realizar o cálculo automaticamente, sem intervenção humana, através
da inteligência artificial. Uma figura 2 apresenta o fluxo simplificado do desafio proposto.
Resultados esperados
O projeto de automatização do cálculo de recuperação de consumo fará o uso da inteligência artificial,
tendo em vista que serão realizados procedimentos que seguem um padrão. O algoritmo desenvolvido deve
ser capaz de validar as informações apontadas pelos fiscais de campo e realizar o cálculo, identificando qualifica o critério utilizado de acordo com a resolução normativa Nº 414, de 9 de projeto de 2010.
Após implementação do, havendo diminuição da subjetividade nas análises devido à ação humana e nos backlogs dos processos conforme comunicam os indicadores:
- 50% dos TOIs divulgados, são calculados no ato da fornecer;
- 50% dos TOIs ganhos retornariam devido ao aguardo de documentos (laudos e ciclos
posteriores);
- Redução de 50% do Tempo médio de cálculo;
- Redução de 50% do Tempo médio de faturamento.
Inscrições de 25 de junho à 4 de julho às 23h59
Reunião de Dúvidas: 6 de julho das 14h às 15h
Pitch Day: 15 de julho das 15h30 às 17h30
Definição: até 22 de julho às 23h59
Desafio Supermercado Coop: Ciclo de desempenho na gestão de pessoas
Atualmente não temos sistema para realização do nosso ciclo anual de avaliação de desempenho, o que dificulta que a equipe de RH transforme estes dados que são trazidos no formato excel em informações que serão utilizadas em seguida no comitê de carreira e sucessão, com calibração dos colaboradores, gerando a partir disso planos de desenvolvimento e mapeamento de sucessores.
Solução desejada
Pode ser plataforma, projeto taylor made, conexão via API, hardware, outros.
- A procura é por uma ferramenta que possibilite inserir as competências da COOP, gerar as avaliações, que seja responsiva e amigável para o gestor/colaborador realizá-las e que ajude o RH com informações, criação de cenários, realização dos comitês de calibração com registro de tudo que for discutido e criação dos caminhos de carreira e sucessão.
Premissas e/ou restrições
- Checar forma de integração com sistema atual de RH (Senior Sistemas);
- Possibilidade de implantação em curto prazo.
Resultados esperados
- Solução que atenda a COOP de forma completa, mas que seja amigável para o gestor/colaborador;
- Ferramenta que ajude o RH a trabalhar as informações de forma rápida, pois atualmente avaliações, caminhos de carreira etc. acontecem de forma rápida, a informação se torna perecível com o tratamento manual feito hoje.
Experiências anteriores de resolução (Via startup ou fornecedor tradicional)
Conhecer processos, atividades e contatos com outras startups ou fornecedores já realizados e sem sucesso ou sucesso parcial.
Inscrições de 28 de junho à 4 de julho às 23h59
Reunião de Dúvidas: 6 de julho das 16h às 17h
Pitch Day: 16 de julho das 14h às 16h
Definição: até 23 de julho às 23h59
Desafio Orizon: Automatização e otimização do atendimento com foco no cliente e redução de custos
O processo de aviso de sinistro para seguradora possui uma serviço terceirizado de atendimento que recebe atualmente cerca de 36 mil chamadas por mês em sua central e já emitiu cerca de 16 mil comunicados de falta de envio de documentação desde o início de sua operação (12/2019), onerando o serviço de atendimento, alongando todo o processo e causando uma jornada desagradável ao cliente.
Busca-se, portanto, uma solução que consiga melhorar essa experiência atrelado a redução de custos contendo as seguintes características:
- A plataforma de atendimento deve ser capaz de esclarecer dúvidas básicas do processo ao cliente de forma ativa ou reativa (O cliente deve ser capaz de realizar o processo sem a necessidade de ser atendido via SAC);
- A plataforma deve ser responsável pela mensageria com o cliente através de notificações que tornem o processo mais fluido (atualização de status via whatsapp preferencialmente);
- A plataforma deve ser capaz de integrar avisos e alertas no WhatsApp com funcionalidade de envio de documentos e anexos e posterior comunicação com ferramenta de OCR e auditoria destes documentos.
Solução desejada
- Plataforma de mensageria com aplicação de chatbot para reduzir atendimento humano no SAC;
- Aplicação da solução multicanais incluindo whatsapp;
- Integração de documentos anexos via whatsapp.
Premissas e/ou restrições
- Sistemas e tecnologias devem ser integradas e podem ser validadas pela Orizon e outras empresas parceiras;
- Todos os registros de status e ações de atendimento devem ser armazenados;
- A solução deve ser integrada com a plataforma Orizon e do atendente terceirizado.
Resultados Esperados
- Redução de até 50% no número de solicitações ao canal de atendimento devido à melhora da jornada do cliente;
- Redução de custo de atendimento;
- Melhoria da satisfação do cliente durante a sua jornada.
Inscrições até 5 de julho às 23h59
Reunião de Dúvidas: 7 de julho das 15h30 às 16h30
Pitch Day: 14 de julho das 15h às 17h
Definição: até 21 de julho
Caso tenha dificuldade em se inscrever entre em contato com o Adriano através do e-mail: [email protected] e coloque em cópia, [email protected]
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