Destrinchando o mindset: sua mentalidade é fixa ou progressiva?
Um dos principais desafios enfrentados por líderes que desejam alavancar seus negócios na atualidade passa pela forma como eles e seus colaboradores pensam. Para inovar, é preciso desenvolver a capacidade […]
Um dos principais desafios enfrentados por líderes que desejam alavancar seus negócios na atualidade passa pela forma como eles e seus colaboradores pensam. Para inovar, é preciso desenvolver a capacidade de pensar “fora da caixa”. Descubra abaixo se a sua empresa já possui essa habilidade tão requisitada no ambiente corporativo.
De origem inglesa, o termo mindset se refere a uma forma de enxergar as coisas dentro de um contexto (por exemplo, a vida pessoal, o ambiente de trabalho e o convívio social). O mindset é estudado dentro da Psicologia e das Ciências Sociais, devido ao seu potencial de influenciar atitudes e comportamentos, tanto positiva quanto negativamente.
Conforme o acervo de publicações de Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford (Estados Unidos) e uma das principais estudiosas da área, embora cause impactos na coletividade, um mindset é formado a partir de experiências individuais. Quando uma pessoa passa por situações boas ou ruins, essas circunstâncias causam efeitos em sua personalidade, seu desenvolvimento e suas motivações, tendendo ao otimismo ou ao pessimismo.
Dweck categoriza dois tipos de mindset: a mentalidade fixa e a mentalidade progressiva. No primeiro modelo de pensamento, acredita-se que os indivíduos são incapazes de mudança e dotados de características inatas (não adquirem qualidades e defeitos ao longo da vida, mas já nascem com eles). Pessoas com mentalidade fixa, em geral, não são abertas para críticas, costumam desistir após fracassos e reclamam de talentos e oportunidades inatos dos outros. Já no modelo mental progressivo, considera-se a inovação e a criatividade como habilidades a serem desenvolvidas, e não como características inatas. Indivíduos com esse tipo de pensamento estão propensos a arriscar mais, aprender com suas falhas, dar mais abertura para feedbacks e ser mais curiosos.
O mindset de inovação é um modelo de pensamento progressivo, pautado por atributos como diversidade de pessoas e ideias, flexibilidade, transparência, ousadia, agilidade, estratégia, colaboração, conhecimento, antecipação de tendências, tecnologia, responsabilidade, organização e tomada de riscos. Através dele, organizações podem poupar investimentos em tempo, dinheiro e esforços, além de ficarem mais alinhadas com desejos e necessidades de clientes internos e externos.
Assim como as pessoas realizam exercícios para fortalecer seus músculos, melhorar suas capacidades motoras e sua saúde física, a criatividade e a mentalidade inovadora também podem ser exercitadas. Alguns jeitos de se “quebrar um mindset fixo” são ampliar o repertório pessoal teórico e cultural, experienciar coisas novas e conversar com pessoas de comportamentos e opiniões diferentes, prestar mais atenção ao ambiente pelo qual se está cercado.
*Imagem: Freepik
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