Também possibilitam a personalização de mensagens a partir de gatilhos comportamentais. Graças aos seus contínuos avanços em engenharia cognitiva e apoio da Nuvem da Microsoft, a Omnilogic ainda desenvolve o assistente pessoal para proporcionar ao consumidor uma experiência mais humanizada, sem fricção. Para tal, aplica tecnologias de inteligência semântica, comportamental e conversacional capazes de agregar funcionalidades que podem ser aplicadas em diferentes campos: pesquisas remotas, campanhas de marketing interativas, atendimento humanizado e vendas contextualizadas.
A empresa inova no desenvolvimento de funcionalidades do Azure. Utiliza funcionalidades da Nuvem como as Virtual Machines, um recurso de computação escalonável que fornece mais controle do ambiente de computação e flexibiliza a virtualização, pois dispensa a compra de hardwares para executar e manter o serviço e o sistema operacional. Ainda dá liberdade para a criação de aplicativos no ambiente em que o desenvolvedor desejar, simplificando operações de implementação e gerenciamento.
Da pesquisa de ponta ao dia-a-dia do mercado
A parceria com a Microsoft serviu para empoderar o propósito central da Omnilogic: otimizar, facilitar e, sobretudo, humanizar a jornada dos consumidores por meio de soluções inovadoras alicerçadas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning com apoio do Microsoft Azure. A empresa brasileira de engenharia cognitiva oferece uma série de ferramentas no modelo SaaS (Software como Serviço), com suporte das soluções Microsoft, para aplicação em e-commerce e outras interfaces digitais, gerando aumentos significativos nas taxas de conversão do varejo digital e no engajamento de clientes de forma geral.
Atualmente, a Omnilogic utiliza diversas funcionalidades da Nuvem do Azure, que sustenta toda a operação, como o Azure Kubernetes Services (AKS) que dá elasticidade à arquitetura baseada em microsserviços. O AKS oferece o serviço de Kubernetes sem servidor, uma experiência integrada de CI/CD (integração contínua, entrega contínua), segurança e governança de nível empresarial. As equipes de desenvolvimento e operações têm uma única plataforma para criar, entregar e gerenciar aplicativos com agilidade e confiança.
Outra funcionalidade é o Azure Databricks, um ambiente que facilita a criação, o treinamento, o gerenciamento e a implementação de modelos de Machine Learning e aprendizado profundo em escala. O Azure Databricks se integra às bibliotecas populares de software livre e a API da plataforma de Machine Learning do MLflow para dar suporte ao ciclo da tecnologia de ponta a ponta – da preparação de dados à implantação. O Azure Event Hubs para o streaming de eventos e o Service Bus, um sistema de mensagens como serviço (MaaS) de Nuvem confiável, com integração híbrida simples e permite operacionalizar as filas.
Além disso, o App Service agrega na camada de aplicação, um serviço que permite criar, implantar e escalar aplicativos Web e APIs com agilidade, de acordo com a demanda do cliente e trabalha com diferentes linguagens de programação. Ainda utiliza APIs do Azure Cognitive Services e persistência no banco de dados em CosmosDB e Storage Accounts.
A empresa ainda se beneficiou de um contato próximo com as equipes técnicas da Microsoft. “A parceria oferece suporte tanto para a evolução das atuais ferramentas como para o desenvolvimento dos novos produtos. Aproveitamos a migração entre Nuvens para revisar nossa arquitetura, como a modernização de nossos sistemas para conteiners rodando em Kubernetes e criação de um Data Lake para as iniciativas de Data Science, Business Intelligence e Machine Learning”, comenta o CEO, sublinhando que o processo foi acompanhado por significativa economia nos custos operacionais.
Benefícios gerados e o empoderamento da empresa
Pelo aspecto comercial, a parceria também possibilitou vantagens consideráveis à companhia, que passou a ter acesso a eventos e networking com outros parceiros da Microsoft, cortando caminhos na obtenção de novos clientes. “Nos últimos três anos, a parceria com a Microsoft tem sido muito efetiva, tanto em termos de recursos computacionais e de Nuvem quanto em termos de acesso a novos mercados”, conta o Chief Sales Officer da empresa, Ricardo Piloto.
A Omnilogic agora tem, entre seus principais desafios, o amadurecimento de soluções que enriquecem a experiência e jornada do consumidor final nos canais conversacionais. Para isso, conta com o apoio das equipes da Microsoft no aperfeiçoamento de suas ferramentas e com o que há de mais inovador em tecnologias de Nuvem, já que o Azure renova constantemente seu portfólio de recursos disponíveis aos parceiros.