Startup com tecnologia para democratizar alimentação de qualidade fecha rodada de investimentos
“Estar participando do ecossistema foi fundamental para o nosso desenvolvimento e crescimento. Recebemos apoio, suporte e conexão com demais empreendedores e clientes”, assim define Laíla Ribeiro, CEO da startup Fazendas […]
“Estar participando do ecossistema foi fundamental para o nosso desenvolvimento e crescimento. Recebemos apoio, suporte e conexão com demais empreendedores e clientes”, assim define Laíla Ribeiro, CEO da startup Fazendas Bioma, sobre a jornada da empresa até fechar recentemente sua primeira rodada de investimentos.
O negócio, sediado em Florianópolis (SC), atua com fazendas urbanas verticais inteligentes com o objetivo de democratizar o acesso a superalimentos e alimentos de qualidade, como hortaliças frescas e de produção local. Com investimento pré-seed liderado pelo fundo Aimorés junto aos empreendedores Fábio Nunes e Marcos Arante, os recursos ampliarão a capacidade produtiva e desenvolverão a tecnologia da startup.
A solução da Fazendas Bioma aproxima a produção agrícola à comercialização ao instalar fazendas verticais que controlam todas as variáveis para o melhor crescimento das plantas, como iluminação, irrigação, temperatura e umidade diretamente no ponto de venda. Dessa forma, comerciantes e varejistas podem cultivar hortaliças para que os clientes tenham acesso à produção local de alimentos, sem agrotóxicos e frescos.
Segundo Laíla, a iniciativa visa diminuir o impacto no meio ambiente produzido por toda a cadeia produtiva e logística para a comercialização de hortaliças, por exemplo, ao utilizar menos água e espaço, além de diminuir o uso de transportes geradores de poluentes.
A inovação e a participação no ecossistema conectaram a Fazendas Bioma aos investidores e empreendedores Fábio Nunes e Marcos Arante, fundadores da startup Equilibrium, a qual integra o portfólio de investimentos do fundo de venture Aimorés. Laíla e os dois empresários tiveram o primeiro contato em 2020 durante o programa de capacitação Startup SC, realizado pelo Sebrae, em que ambas as startups estavam na mesma turma.
Mas a oportunidade de investimento veio a ocorrer em julho de 2022, quando aconteceu o Varejo Tech Day, principal evento realizado pela Vertical de Negócios de Varejo da ACATE, que conectou a Fazendas Bioma ao fundo Aimorés. Hoje, a startup de Laíla participa periodicamente das reuniões do grupo da ACATE, o qual reúne empresas de tecnologia com soluções para o mercado varejista e que tem Fábio Nunes como vice-diretor.
“O ambiente da Vertical Varejo é super rico em conexões e possibilitou que conhecêssemos o fundo Aimorés, além de nos aproximar do Fábio e do Marcos. Através da Vertical também pudemos apresentar a startup a possíveis clientes e isso só agregou no nosso networking”, destaca Laíla.
Além da Vertical de Negócios da ACATE e do Startup SC, a Fazendas Bioma se desenvolveu junto a outras iniciativas do ecossistema catarinense, como o programa de ideação de negócios Cocreation Lab. A empresa também está incubada na Fermento, incubadora que forma empreendedores com a metodologia do MIDITEC e é realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC).
Segundo a CEO da Fazendas Bioma, todas as iniciativas agregaram para que a empresa chegasse a sua primeira rodada de investimentos. “São ambientes propícios para o desenvolvimento interno da empresa quanto à organização, profissionalização da empresa e, também, a rede de relacionamentos, que é muito importante para nós”, finaliza Laíla.
A Vertical Varejo
A Vertical Varejo conta com dezenas de empresas e foi criada para aproximar lojistas, startups e grandes empresas de tecnologia para acelerar a digitalização do setor, unindo o varejo com empresas de tecnologia e abrindo novas oportunidades de mercado. É uma empresa de tecnologia para varejo? Saiba mais e participe da Vertical.
- Artigos
- Associadas
- Cases