Florianópolis é referência em empreendedorismo no Brasil, segundo Ranking Connected Smart Cities
A capital catarinense é a 2ª cidade mais conectada e inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. O estudo analisa municípios de todo país e relaciona […]
A capital catarinense é a 2ª cidade mais conectada e inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. O estudo analisa municípios de todo país e relaciona segmentos e agentes que atuam juntos para o desenvolvimento local. Entre as categorias analisadas pelo ranking está o fomento às empresas, em que Florianópolis é listada como uma referência, atrás apenas de Curitiba.
Para classificar Florianópolis na 2ª colocação no eixo Empreendedorismo, o Ranking Connected Smart Cities observa indicadores referentes ao número de incubadoras e parques tecnológicos, o crescimento de Microempreendedores Individuais (MEIs) e de empresas de tecnologia, entre outros dados.
Esta classificação da capital do estado de Santa Catarina tem a participação da ACATE, além de demais atores, projetos e iniciativas que atuam conjuntamente para o desenvolvimento do empreendedorismo no município. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Portal do Empreendedor, Florianópolis apresentou crescimento de 1,14% das empresas de tecnologia e mais de 20% no número de MEIs.
A Rede de Inovação Florianópolis, parceria da ACATE com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, é uma das iniciativas que apoia a criação e o desenvolvimento de empresas. Através de atendimentos especializados, a Rede conecta a comunidade aos atores de fomento ao empreendedorismo da cidade.
Entre os atores está o Cocreation Lab, que se destina às pessoas que desejam começar a empreender e possuem ideias de empresas nos setores de economia criativa. A pré-incubadora atua por meio da metodologia TXM, que apoia as empresas nos passos iniciais até a validação do modelo de negócio.
Ainda para negócios iniciantes, a Bridge 1o1 promove o nivelamento, formação e qualificação de startups que possuem dificuldades para avançar e acessar o mercado. A aceleradora também atua como uma ponte para a conexão das empresas a demais atores que podem apoiar o negócio, como mentores, cursos e outras iniciativas.
Para as startups de base tecnológica, o MIDITEC é referência nacional e internacional para o desenvolvimento de negócios em fases de validação a tração. O programa de incubação da ACATE é realizado em parceria com o Sebrae e oferece capacitações, mentorias, networking e oportunidades de investimento aos empreendedores. O MIDITEC também conta com um ambiente localizado em um dos principais parques tecnológicos de Florianópolis, o Sapiens Parque, onde as empresas participantes do programa podem residir em um Centro de Inovação ACATE (CIA).
O LinkLab, plataforma de inovação da ACATE, também está localizado em um centro de inovação da entidade em Florianópolis e promove a conexão entre startups e grandes empresas do mercado. A relação entre as empresas visa à solução de desafios e melhorias de processos de corporates através de soluções em tecnologia desenvolvidas por startups. A iniciativa é uma oportunidade para impulsionar as empresas ao promover a inovação, novos negócios e investimentos.
Para conhecer mais sobre estas iniciativas e os ambientes inovadores que estão à disposição da cidade de Florianópolis para o desenvolvimento do empreendedorismo, clique aqui.
- Artigos