Gestão de pessoas: o uso de dados para engajar colaboradores
O mundo do trabalho precisou se adaptar a novas perspectivas e desafios que se expandiram durante a pandemia, como a transformação digital e adaptações para o trabalho remoto. Estas situações […]
O mundo do trabalho precisou se adaptar a novas perspectivas e desafios que se expandiram durante a pandemia, como a transformação digital e adaptações para o trabalho remoto. Estas situações requisitaram dos gestores e da área de recursos humanos uma maior compreensão sobre o relacionamento dos colaboradores com suas empresas.
O engajamento de pessoas foi um dos temas abordados por Izabel Mattos, CEO da Vangarden, Gabriel Leite, CMO e cofundador da Feedz, e Renato Navas, cofundador e head de People Success da Pulses durante o Peopletech Talks – Engajamento sem limites: estratégia e métricas para alcançar resultados. Os participantes do evento realizado pela Vertical PeopleTech da ACATE compartilharam experiências de suas empresas com soluções para a área de Recursos Humanos e destacaram os principais pontos a se considerar em um planejamento que engaje e aproxime os colaboradores às empresas.
Boas práticas na relação entre empresa e colaborador podem garantir resultados de negócios, satisfação de clientes e redução de acidentes de trabalho. Gabriel Leite aponta que para uma estratégia de sucesso deve-se promover três sentimentos. “É necessário envolvimento, empenho e comprometimento. Pois o engajamento é algo que vai além do escopo do trabalho, precisa ter algum tipo de conexão emocional entre colaborador e empresa” define.
As ações para engajar devem ser promovidas pela área de Recursos Humanos e também pelos gestores das equipes. Para que essas práticas sejam assertivas, é preciso se preocupar com o que acontece com o time, em como as pessoas estão se sentido e zelar pelo cuidado integral delas, de modo a incluir e promover a diversidade. Para isso, Renato Navas destaca uma das principais práticas: “Quando penso em estratégias de engajamento me vêm três pilares: escutar, responder e fazer alguma coisa com isso. Uma vez que escuto continuamente as pessoas, eu tenho dados de qualidade para poder entender o que é pontual, ou seja, pode ter a ver com algum momento que a empresa está vivendo e que merece atenção. E aquilo que é perene, constante e que pode revelar um aspecto cultural da empresa” afirma.
Em complemento às estratégias apontadas por Navas, Izabel Mattos demonstra o impacto de um planejamento para engajar e os resultados na forma de ação dos colaboradores. “Quando a empresa ouve e responde, há incentivo à colaboração, à inovação e uma cultura que está atenta e promove engajamento”.
O cofundador e head de People Success da Pulses, empresa que atua através de uma plataforma de gestão contínua de pessoas e oferece informações sobre clima
organizacional, engajamento e performance daqueles que compõem um negócio, define que cada empresa possui características que precisam ser avaliadas de forma individual. Porém, com base na experiência de pesquisas realizadas pela Pulses, Navas demonstra questões que merecem atenção global na gestão de pessoas. Uma delas é a atratividade e como as empresas, em seus modelos de trabalho, políticas e práticas, fazem as pessoas se sentirem atraídas para pertencer e desenvolver sua carreira na organização. Além disso, ressalta a visibilidade do impacto gerado pelo profissional e a qualidade do reconhecimento promovido por lideranças e demais colaboradores.
O reconhecimento do trabalho realizado por uma pessoa vai além de aspectos monetários. Entretanto, este ponto não deve ser desprezado nas políticas internas da empresa, que precisam ser claras e justas para que os colaboradores entendam como são distribuídas as recompensas e como são definidos os salários.
Por fim, Renato Navas também destaca a importância do sentimento de orgulho de pertencer a uma organização e a reputação na atratividade de uma empresa, em que as pessoas buscam se vincular a aquela marca por compartilharem valores semelhantes.
Para conferir mais sobre como engajar colaboradores, assista ao bate-papo realizado pela Vertical de Negócios Peopletech da ACATE através deste link. E confira também um bate-papo sobre o impacto do recrutamento e da comunicação para engajar, disponível neste link.
Participe dos próximos Peopletech Talks, nos dias 29 de julho e 26 de agosto, que trarão temáticas para melhorar a gestão de pessoas.
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