Govtech: Como a inovação no setor público gera valor à sociedade
O setor público possui desafios em diversas áreas para a administração de cidades, estados, países, além da necessidade de estar próximo aos cidadãos e solucionar os problemas enfrentados por todos […]
O setor público possui desafios em diversas áreas para a administração de cidades, estados, países, além da necessidade de estar próximo aos cidadãos e solucionar os problemas enfrentados por todos no dia a dia. Com o avanço tecnológico, o setor privado pode ser um importante parceiro para desenvolver inovações que vão gerar valor à sociedade, reduzir a burocracia e tornar os governos mais conectados e online.
Em um ecossistema de inovação consolidado, existe a união entre os setores público e privado, a Academia e a sociedade civil, que juntos buscam fomentar o desenvolvimento de soluções e tecnologias para trazer benefícios para a sociedade. No grupo do setor privado, o segmento das empresas govtechs é um dos principais responsáveis por conectar o público e o privado às inovações.
O que são govtechs?
As empresas govtechs são especializadas em melhorar serviços públicos, sejam eles processos internos das instituições ou até aqueles que irão atender diretamente aos cidadãos. No âmbito dos municípios, uma das tendências da atualidade são as smart cities ou cidades inteligentes, que por meio da tecnologia buscam melhorar a qualidade de vida e o ambiente urbano para as pessoas.
Áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e mobilidade podem ser beneficiadas pela inovação. Além disso, ao adquirir tecnologia, o setor público pode estar contribuindo para a sustentabilidade no meio ambiente, a redução de gastos, e também, para a obtenção dados que vão embasar a criação de soluções e estratégias para aprimorar serviços prestados aos cidadãos.
A experiência das pessoas também pode ser melhorada no ambiente virtual, onde o setor público tem a oportunidade de facilitar o acompanhamento de processos e pendências, garantir acesso a diferentes serviços e disponibilizar informações necessárias aos cidadãos. O meio digital possibilita que instituições públicas se aproximem da população e sejam transparentes sobre as suas ações.
O exemplo de inovação em Florianópolis e Santa Catarina
A inovação no setor público foi tema de uma das lives do programa BRDE Labs SC, em que Marcos Lichtblau, superintendente de Governo Eletrônico da Prefeitura Municipal de Florianópolis, e Rodrigo Bianchetti, COO da Lab of Codes, discutiram sobre a transformação digital e o case da capital catarinense.
Florianópolis foi eleita em 2023 o melhor ecossistema de inovação do país, pelo Prêmio Nacional de Inovação, e a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, pelo Ranking Connected Smart Cities. As conquistas reconhecem o desenvolvimento do município, principalmente, no crescimento do setor de tecnologia.
Para tanto, a união entre os diferentes atores do ecossistema da capital e de SC é propulsora de soluções para os governos. Em Florianópolis, uma Rede de Centros de Inovação estabelecida pela Prefeitura, em parceria com a ACATE, auxilia no desenvolvimento de negócios e propõe conexões entre os setores público e privado no Programa de Incentivo à Inovação, que avalia as inovações de startups e oferece benefícios. No âmbito estadual, o Governo de Santa Catarina promove a inovação aberta junto ao programa LinkLab da ACATE e divulga seus desafios para que as empresas de tecnologia apresentem soluções.
Em parceria com o Sebrae, a ACATE também gerencia a incubadora SebraeHub, que é um programa temático para o desenvolvimento de startups govtechs e que utiliza a metodologia premiada do MIDITEC.
Assista ao bate-papo sobre Inovação no Setor Público no YouTube da ACATE e conheça mais sobre como a transformação digital pode gerar valor aos cidadãos.
*Foto: Gabriel Rodrigues/ Unsplash
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
- Artigos