Inteligência Artificial: benefícios no atendimento
Conteúdo oferecido por EvoTalks – As aplicações da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas do mercado são uma realidade cada vez mais comum. Muito mais do que uma ferramenta para impulsionar […]
Conteúdo oferecido por EvoTalks – As aplicações da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas do mercado são uma realidade cada vez mais comum. Muito mais do que uma ferramenta para impulsionar as práticas do seu negócio, a IA deve ser vista como parte da estratégia de empresas.
No atual cenário, marcado pelas transformações digitais, a Inteligência Artificial tem demonstrado impactos no mercado de trabalho. Isso se reflete, por exemplo, em um maior desempenho nas tarefas cotidianas das organizações, que se tornam automatizadas com o uso dessa tecnologia.
Ainda há muitas questões relacionadas à Inteligência Artificial e o futuro do trabalho. Tanto as expectativas positivas como as negativas, são válidas para esse debate. No entanto, é inegável o quanto a IA tem influenciado positivamente alguns setores do mercado.
Entre os segmentos que se beneficiam da IA, podemos citar saúde, serviços financeiros, mídia e entretenimento. Entre os serviços, observamos a aplicação da Inteligência Artificial no varejo, publicidade e no atendimento.
Hoje, o EvoTalks vai discorrer sobre as vantagens dessa tecnologia no atendimento ao público da sua empresa.
Inteligência Artificial no atendimento ao cliente
Na medida em que a IA vem ficando mais acessível no dia a dia das pessoas, surgem novos modelos de negócios que até pouco tempo eram difíceis de serem imaginados. Esta tecnologia já está inserida em diferentes companhias e até mesmo nos resultados de pesquisa do Google.
Ao direcionarmos nossa atenção para a área do atendimento, as potencialidades da IA são muitas. Focar na jornada e experiência dos clientes faz toda diferença na qualidade do atendimento.
Para levar um atendimento mais diferenciado e coerente ao seu público, é preciso desapegar dos métodos tradicionais e adotar novas soluções. Segundo dados recentes da HubSpot, 85% das empresas que utilizam a IA conseguem perceber impactos positivos nos negócios, destacando a estratégia de vendas.
Esse dado serve para ilustrar como os consumidores anseiam por experiências mais personalizadas em suas compras e como as empresas precisam se esforçar neste quesito.
Mas não se preocupe. A Inteligência Artificial não deixará de fazer um atendimento humanizado ao seu cliente.
Pelo contrário! Ao aliar essa ferramenta ao seu atendimento, é possível realizar um atendimento menos robotizado e mais humanizado do que você pensa. Obviamente, é necessário um refinamento humano.
Entre alguns dos recursos dessa tecnologia, você consegue receber um feedback, descobrindo como melhorar seu atendimento nas próximas vezes, atender com agilidade ao lidar com diferentes imagens e vídeos enviados pelo público, adequar o tom de voz da sua marca em cada atendimento, e mais.
Somente ao entender as necessidades do seu público, você conseguirá ter mais certeza de como agir, proporcionando um excelente atendimento.
A seguir, o EvoTalks traz 5 vantagens proporcionadas pela IA no atendimento da sua empresa, para que assim, você consiga ter uma perspectiva mais clara dessa tecnologia na prática.
5 benefícios da Inteligência Artificial para evoluir seu atendimento
Saiba como diferenciar um bom atendimento de um ruim, tendo em vista as oportunidades e resultados que são possíveis de serem atingidos empregando a Inteligência Artificial.
• Constância
O segredo inicial para um atendimento satisfatório é assegurar uma certa constância nessa atividade. Assim, evitar longos intervalos para responder clientes no seu site, e-mail ou WhatsApp Business, além de responder de acordo com um padrão e um tom de voz adequado são aspectos que contribuem para um atendimento consistente e menos ruidoso.
Porém, com centenas de mensagens e novos clientes entrando em contato para tirar dúvidas sobre seu negócio, manter a continuidade no atendimento torna-se um desafio. Por esse motivo, ao contar com uma Inteligência Artificial para auxiliá-lo nessa tarefa, além de simplificar o trabalho, você manterá maior frequência e estabilidade nos atendimentos.
Ao unir a IA em seu atendimento, você é capaz de customizar, padronizar e programar mensagens e respostas, preenchendo lacunas que prejudicam esse trabalho como, a demora excessiva em dar um retorno ou o atraso em encaminhar o cliente para um atendimento mais exclusivo com a equipe de vendas, por exemplo.
A venda depende do tempo certo, não é? Às vezes, basta uma mera desorganização nas etapas de atendimento que seu cliente pode desistir de uma compra.
• Nota pelo atendimento
Já imaginou como seria útil ganhar uma nota pelo atendimento prestado? Pois então! Essa é uma das opções que você pode aproveitar com a IA.
Ao analisar as interações presentes nas suas mensagens com o cliente, essa tecnologia oferece um parecer para que você compreenda melhor seu atendimento, identificando pontas soltas, mensagens rasas ou diálogos superficiais. Todavia, se você atingir a nota máxima, isso quer dizer que está fazendo um bom trabalho e deve continuar assim.
Se você deseja descobrir a nota que seu atendimento merece, use a ferramenta Evo IA para se aproximar do seu público de modo mais propositivo.
Essa funcionalidade permite que você receba uma pontuação de 1 a 10 pelo seu atendimento. Após a nota, a IA fornece uma revisão dos pontos que você poderia aperfeiçoar para, aos poucos, prestar um atendimento que se destaca pela competência.
• Customer Centric
Customer Centric é um conceito em que os consumidores passam a estar no centro do seu negócio. Dessa forma, as ações da sua empresa tendem a construir experiências mais memoráveis para enriquecer o engajamento com seu público. Para desenvolver essa estratégia em sua empresa, é obrigatório começar a ouvir mais atentamente seus clientes nos diferentes canais em que sua empresa estabelece a comunicação.
Ao habilitar a IA, a escuta ocorre de forma mais leve e com menos atrito. Durante o atendimento, essa tecnologia processa os dados do cliente e agrega com respostas personalizadas, contribuindo para um atendimento mais atrativo.
Com a assistência da Inteligência Artificial, você ganhará mais velocidade na tomada de decisões, entregando o item certo que seu cliente busca. E, não esqueça que o trabalho do pós-venda também é bastante pertinente para acrescentar valor à experiência.
Afinal de contas, quanto mais clientes fidelizados, maior a receita da empresa. Utilize a IA para criar e enviar pesquisas de satisfação, entendendo assim, a experiência do cliente como um todo. Mesmo que seu consumidor não tenha ficado satisfeito com a compra, nada impede que sua equipe recorra a outras abordagens para compensá-lo.
• Personalização de áudios e imagens
Essa é, com certeza, uma das alternativas mais interessantes da IA no atendimento. Quando um cliente envia um áudio longo, em muitos casos, escutar em uma velocidade mais rápida é um recurso para economizar o tempo. Entretanto, isso não se aplica a todas as situações. Ao receber um áudio com muitas dúvidas ou questionamentos, você precisa estar concentrado.
Agora, invés de ouvir o áudio, que tal apenas ler a transcrição dele. A Inteligência Artificial do Evo transforma áudios extensos em mensagens de texto. Com isso, você consegue garantir mais dinamismo, aproveitando melhor o tempo do seu atendimento.
E tem mais! O Evo IA também apresenta a função de extrair um texto de uma imagem enviada pelo cliente.
Desse modo, fica fácil guardar dados importantes de documentos compartilhados no decorrer do atendimento.
• Resumo do atendimento
Ao chegar ao fim de um atendimento, é sempre bom fazer um registro da conversa, compreendendo as dores ou intenções do cliente.
Para essa finalidade, desfrute do resumo do atendimento do Evo IA.
Essa opção gera um resumo completo do seu atendimento!
A partir disso, fica mais evidente a conduta que você deve ter caso o cliente retorne o contato necessitando um novo suporte. Fora isso, você consegue compartilhar o resumo com o time da sua empresa, seja para a equipe de vendas ou de marketing.
Concluindo
Agora que você concluiu essa leitura, já sabe mais sobre o poder da IA no atendimento.
A Inteligência Artifcial incorporada no chat do seu site ou no WhatsApp tem a capacidade de transcrever áudios e fotos de documentos, como PDFs, por exemplo, apurando o formato de atender.
Se a sua equipe possui o desejo de ter um atendimento menos tradicional e mais sofisticado, cabe examinar essa tecnologia nas práticas da sua organização.
O EvoTalks promove serviços de atendimento multicanal com integração da IA. Saiba mais sobre a plataforma do EvoTalks!
O EvoTalks
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