mobway e Khronos fecham negócio pioneiro no Brasil, dentro da Vertical Smart Cities
O programa Verticais de Negócios, na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), é um dos principais promotores de conexões entre empresas associadas. Tendo como papel fundamental a integração de empreendedores do […]
O programa Verticais de Negócios, na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), é um dos principais promotores de conexões entre empresas associadas. Tendo como papel fundamental a integração de empreendedores do setor, a iniciativa realiza networking entre seus participantes e gera oportunidades de crescimento conjunto. Foi após uma reunião da Vertical Smart Cities, por exemplo, que a Khronos e a mobway identificaram a possibilidade de fechar um negócio pioneiro no Brasil.
Fundado em 1984, o Grupo Khronos — empresa de segurança pessoal e patrimonial — é um dos principais gestores de frota de Santa Catarina, com mais de 25 mil veículos sob seu sistema de rastreamento. Até então, para que pudesse monitorar dados como “velocidade”, “consumo de combustível”, “geolocalização”, e mais de 200 outros gerados pelos carros, precisava instalar neles um hardware IoT, conhecido como “telemetria”.
Agora, com a ajuda de uma plataforma da mobway, a Khronos poderá coletar essas informações diretamente do banco de dados das montadoras de veículos. A eliminação da telemetria permitirá redução de custos operacionais com instalação e suporte desses equipamentos, bem como economia de tempo gasto com onboarding e setup dos clientes. A mobway vai padronizar e fazer a curadoria dos dados, bem como monitorar o compliance com a LGPD, trazendo avanços para a quantidade e a qualidade dos indicadores analisados.
Segundo Artur Andrade, CEO da mobway, o negócio entre as empresas surgiu numa rodada de networking proposta na reunião mensal da Vertical, em março de 2022. A dinâmica permitiu que a mobway fizesse um pitch para a Khronos e eles concordaram em evoluir a conversa. “Identificamos sinergias em comum, levando à parceria”, comenta.
A implementação da plataforma, por enquanto, está em fase de testes. Porém, é a primeira vez que esse tipo de integração é proposto no país.
Vertical Smart Cities
Assim como a mobway e a Khronos, empreendimentos de todos os portes se encontram nos 11 clusters do programa Verticais de Negócios, para fazer contatos e debater assuntos ligados aos seus segmentos de atuação.
A Vertical Smart Cities, que propiciou o negócio entre as duas, reúne empresas com soluções inovadoras para tornar as cidades mais dinâmicas e sustentáveis. Seja por meio da criação de espaços flexíveis e inteligentes para o trabalho e a convivência, seja pela integração tecnológica das esferas privada e governamental para melhorias na qualidade dos serviços públicos.
- Artigos