O que é Big Data, para que serve e exemplos de aplicação
Entenda o que é e para que serve o Big Data, conheça exemplos práticos e saiba como aplicar dados nas estratégias de marketing e vendas As tecnologias que movem o […]
Entenda o que é e para que serve o Big Data, conheça exemplos práticos e saiba como aplicar dados nas estratégias de marketing e vendas
As tecnologias que movem o mercado – consumidores e empresas – nos levaram a um novo patamar em termos de conectividade e compartilhamento de dados. A todo instante, uma infinidade de informações são geradas, criando o que chamamos de Big Data.
No âmbito dos negócios, a capacidade de organizar e analisar todos esses dados pode representar oportunidades valiosas para as empresas.
É nesse sentido que a tecnologia do Big Data ganha relevância. Ela permite o processamento de uma quantidade enorme de informações e, dessa forma, ajuda a otimizar processos e a entender padrões de comportamento de clientes e do mercado para maximizar ganhos e reduzir perdas.
O que é Big Data, e para que serve?
Big Data é utilizado para definir um grande volume de dados, estruturados e desestruturados, gerados em alta velocidade e que, por essas características, precisam de ferramentas específicas para serem analisados.
As informações podem ser originadas de diferentes fontes internas e externas, como cadastros de clientes, análises de mercado, redes sociais, dispositivos eletrônicos, processos internos ou mesmo pesquisas em meios offline.
Já as ferramentas de Big Data Analytics conseguem centralizar a coleta e a análise desse grande conjunto de registros.
Elas utilizam técnicas de estatística e processamento que permitem aos analistas identificar padrões rapidamente e prever tendências com maior precisão.
Dessa forma, é possível criar rotinas mais eficazes e se preparar para as mudanças do mercado de forma antecipada a partir das chamadas análises preditivas.
Neste webinar, entenda o papel da análise de Big Data para gerar conhecimento e insights acionáveis:
Quer saber mais sobre Big Data, como ele é utilizado na prática, suas vantagens e como pode ser aplicado às estratégias de marketing e vendas, clique aqui.
- Artigos