O que é necessário para fazer parte de um Centro de Inovação?
Um Centro de Inovação é uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Esses espaços são propícios para o compartilhamento de ideias, experiências criativas, […]
Um Centro de Inovação é uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Esses espaços são propícios para o compartilhamento de ideias, experiências criativas, networking e parcerias. Cada Centro de Inovação tem o papel de ativar o ecossistema de tecnologia local e desenvolver uma cultura que possibilite gerar e escalar negócios inovadores. Confira, em detalhes, todos os agentes atuantes em um Centro de Inovação e saiba como a sua empresa pode fazer parte.
Os Centros de Inovação são espaços ricos para startups, corporações, investidores, profissionais independentes, estudantes e pessoas com vontade de empreender. Todos esses atores podem se conectar aos Centros de Inovação de alguma forma.
Startups: participam de eventos, têm oportunidade de oferecer suas soluções tecnológicas, fazer parcerias com grandes empresas, ter acesso a investidores e a crédito, inovação aberta e diversos programas de incentivo.
Corporações: podem criar projetos de pesquisa e desenvolvimento, participar de programas de inovação aberta, ter assessoramento com mentores, espaço para eventos próprios e networking para resolução de desafios.
Investidores: têm acesso a negócios inovadores, garantias de investimento, intermediações e negociações, eventos e parcerias.
Profissionais independentes: podem participar de eventos, realizar networking e fazer parte de programas estratégicos de cada unidade.
Estudantes: podem participar de programas de formação, pré-incubadoras e estágios.
Pessoas com vontade de empreender: podem participar de programas de formação, acompanhamento e desenvolvimento de novos modelos de negócio, eventos de tecnologia e inovação e networking com outros atores do ecossistema.
Em Santa Catarina, existem 14 centros de inovação em fase de implantação, localizados em diferentes municípios. Além disso, existem 5 Centros de Inovação Acate:
CIA Primavera (no bairro Saco Grande em Florianópolis);
CIA Downtown (Centro de Florianópolis);
CIA Sapiens Parque (no bairro Canasvieiras, norte da ilha)
CIA São José (na cidade de São José, na Grande Florianópolis)
CIA Deatec (em Chapecó)
Centro de Inovação Soho (credenciado à Rede de Inovação)
A criação de novos modelos de negócio, o compartilhamento de conhecimento e a formação de parcerias são pilares no desenvolvimento dos Centros de Inovação. Aos empreendedores, startups ou projetos de pesquisa e desenvolvimento que desejam inovar e desenvolver modelos de negócios junto a esses outros atores do ecossistema, são oferecidas salas para locação. Para isso, é necessário que seja uma empresa de tecnologia ou vinculada a um dos CNAEs do setor. A análise é feita pela coordenação de cada Centro de Inovação.
Como integrar um Centro de Inovação?
Para fazer parte e locar uma sala em um Centro de Inovação Acate (CIA) o primeiro passo é ter ou criar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e se associar à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Em seguida, é avaliado se a empresa está dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do setor de tecnologia. Nessas condições, o empreendedor pode buscar por uma sala dentro dos Centros de Inovação.
Empreendedores de outras áreas de atuação têm a opção de fazer parte de um Centro de Inovação em espaços de Coworking (Impact Hub no CIA Primavera, Cool2Work no CIA Downtown e HorizonAuri no CIA Sapiens Parque).
Para mais informações sobre as salas disponíveis em todos os Centros de Inovação e para solicitar locação entre em contato pelo e-mail: [email protected]
*Imagem: Beatriz Zeglin
- Artigos
- Oportunidades