O que foi assunto no SXSW 2024: Previsões de Amy Webb e MIT, inteligência artificial, Brasil e negócios
O South by Southwest, também conhecido pela sigla SXSW, é o maior festival de economia criativa do mundo. Anualmente, milhares de pessoas se reúnem na cidade de Austin, no estado […]
O South by Southwest, também conhecido pela sigla SXSW, é o maior festival de economia criativa do mundo. Anualmente, milhares de pessoas se reúnem na cidade de Austin, no estado americano do Texas, para o encontro que movimenta as indústrias mundiais de tecnologia, inovação, cinema, música e cultura.
Em 2024, foram nove dias de evento repletos de conteúdos que discutiram os rumos de diferentes setores, além de colocar em foco os temas mais relevantes por grandes nomes presentes.
Confira alguns dos temas que foram assuntos no SXSW 2024:
Previsões para o futuro por Amy Webb e MIT
O SXSW reserva um dos momentos mais importantes para pensar e antever tendências. Há quem diga que o evento só começa após as previsões da futurista Amy Webb, considerada guru do universo da tecnologia. Mas não apenas Webb compartilhou suas projeções para o futuro, como também o renomado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que levou ao palco um panorama sobre o que esperar de disrupções.
É um consenso que a evolução e o surgimento de novas tecnologias impactam o mundo e a sociedade. Amy Webb define em seu relatório que o momento atual é de um superciclo da tecnologia, que corresponde a um longo período de crescimento em aspectos da economia, como demanda, preços de commodities e ativos. Para ela, as tendências estão em convergência e as organizações precisam ir além de monitorá-las, cultivando uma estratégia de previsão para antecipar e planejar diferentes cenários a longo prazo.
Inteligência Artificial: A primeira tendência listada tanto por Webb quanto pelo MIT é a IA. A futurista aponta que em meio à agitação sobre IA, a hora é de fortalecer três pilares: preparação, governança e alinhamento. Ambos destacam a rápida evolução da tecnologia, de protótipo a produtos cada vez mais robustos, como a integração da IA a agentes autoaperfeiçoáveis e dispositivos como o recém lançado Apple Vision Pro, um headset de realidade virtual.
Máquinas: Computação, robôs, drones e veículos também foram pautas das projeções. A evolução é latente em aspectos como baterias, relação com humanos e tarefas, além de supercomputadores capazes de realizar operações na exaescala, ou seja, um quintilião de cálculos por segundo.
Mudanças climáticas e sustentabilidade: A preocupação com o clima e a geração de energias renováveis são outras tendências em vista nas previsões. A futurista Ammy Webb ressalta os avanços na infraestrutura de tecnologias habilitadoras para energia renovável, com redes inteligentes, armazenamento de energia e rastreamento da pegada de carbono. Já para o MIT, o destaque são novas células solares que possuem maior eficiência na conversão de raios solares em eletricidade, por exemplo, com o uso conjunto dos minerais Perovskita e Silício.
Saúde: Outro segmento impactado pelas tecnologias é a medicina. De acordo com o MIT, são tendências a edição de genes com a técnica CRISPR para tratamentos, além dos novos medicamentos para perda de peso. Webb ressalta a convergência do digital e da IA com a biologia para promover a criação de novos remédios, moléculas, organismos e materiais através da bioengenharia.
Amy Webb também elenca uma série de transformações nas áreas de finanças, informação, esportes, exploração espacial, automatizações em ambientes, logística e entretenimento. O relatório completo foi disponibilizado pela organização em que a futurista atua como CEO, o Future Today Institute. O MIT também divulgou a lista completa “10 Breakthrough Technologies 2024”.
IA além das previsões
A inteligência artificial foi a grande protagonista do SXSW e as discussões acerca da tecnologia tratam sobre privacidade, sua relação com a humanidade e transformações geradas.
No lado negativo da IA, os deepfakes que reproduzem características humanas de imagem e áudio através da tecnologias apresentam riscos significativos e que necessitam de maior regulamentação para controle. Por outro lado, a própria IA também pode ser utilizada para trazer soluções de segurança, por exemplo, para proteção de dados e contra fraudes.
Os benefícios da IA também foram tratados na área da saúde para além das previsões da futurista Amy Webb e do MIT. Entre os focos de discussão estiveram a capacidade de analisar dados para gerar diagnósticos e planos de tratamento, atendimento remoto através de sensores, telemedicina e ferramentas para administração.
Brasil no SXSW
O Brasil esteve representado no SXSW de Norte a Sul. Em uma sessão que revelou ecossistemas de inovação latino americanos em meio ao evento, Santa Catarina foi destaque com a apresentação da palestra de Daniel Leipnitz, presidente do Conselho Deliberativo da ACATE, que falou sobre a história de como Florianópolis, com um passado ligado à pesca, se tornou o Vale do Silício brasileiro.
A formação do ecossistema da capital catarinense é tema do livro Ponte para Inovação, que teve o lançamento de sua versão em inglês durante a participação de Daniel, um dos autores da edição, durante o SXSW. O áudio da palestra está disponível neste link.
A Amazônia também foi tema de uma sessão que tratou sobre bioeconomia no contexto de mudanças climáticas e a defesa da floresta. O painel contou com a presença da líder indígena brasileira Txai Suruí e situou a inovação e a tecnologia com um importante papel para sustentabilidade, estando alinhadas a conhecimentos tradicionais de povos locais e para a promoção de mudanças que beneficiem as pessoas e o planeta.
Negócios
O desenvolvimento de negócios foi tema de um painel com a participação de Mark Cuban, empreendedor, investidor e ex-integrante do programa americano Shark Tank, e Andrew McCollum, CEO da plataforma de streaming Philo.
A sessão abordou os desafios do empreendedorismo e apontou a necessidade dos negócios compreenderem as tecnologias, entre elas inteligência artificial, e como elas transformam o mercado.
Entre os pilares destacados durante o painel que empreendedores precisam seguir estão: resiliência, persistência, transparência, valor e entendimento que o sucesso vai além do dinheiro, pois empreender é uma atividade capaz de gerar impacto.
Missões Internacionais ACATE
A ACATE esteve presente no SXSW 2024 em missão organizada junto à Cidade Inovadora e ADVB/SC, que incluiu curadoria de conteúdos durante o evento e visita a grandes empresas como Apple, Dell Technologies, Google, Meta e outras. A entidade busca através de viagens como esta, conectar o setor tecnológico brasileiro a mercados externos em grandes eventos de tecnologia e inovação do mundo.
Quer saber mais sobre as Missões Internacionais da ACATE? Clique aqui e confira as oportunidades nas próximas missões programadas para 2024, que levarão empresas ao Collision Conference em Toronto, no Canadá, e ao London Tech Week, na capital da Inglaterra.
*Foto: Divulgação
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
- Artigos
- Evento