Por que minha empresa deve estar em uma incubadora de desenvolvimento?
Você sabe como funciona uma incubadora de empresas? E de que forma isso pode ajudar você a alavancar a sua startup? Neste artigo mostraremos um pouco desse universo de incubadoras […]
Você sabe como funciona uma incubadora de empresas? E de que forma isso pode ajudar você a alavancar a sua startup? Neste artigo mostraremos um pouco desse universo de incubadoras de desenvolvimento.
A jornada do empreendedor é muitas vezes desafiadora e solitária. Tendo em vista que ao se iniciar uma startup, desde o momento da ideação até a tração do negócio, várias coisas podem acontecer que dificultam o sucesso do negócio, como a dificuldade de encontrar o fit com o mercado, gerar demanda da solução, desenvolver o produto e captar investimento.
A incubadora de empresas vem com o objetivo de apoiar o empreendedor no desenvolvimento do seu negócio, mitigando essas dificuldades, através de uma rede de contatos, acompanhamento e mentorias com foco no desenvolvimento do negócio, visibilidade e acesso a investidores.
A incubadora tem o papel de receber e manter a empresa viva e nutrida, para se desenvolver e ganhar força para atuar e sobreviver no mercado.
Leia mais: Já conhece a incubadora MIDITEC?
Abaixo, vamos apresentar 5 formas que uma incubadora de empresas pode apoiar o seu negócio a se desenvolver e ganhar força no mercado.
Ampliação da rede de networking
Participar de um programa de incubação possibilita o empreendedor a estar em contato com uma rede maior de empresas, proporcionando maior interação e troca de conhecimento, entre empreendedores com experiências e maturidades diferentes. Essa relação facilita na superação dos desafios das empresas, principalmente em estágio mais inicial, que aproveitam das experiências de outros empreendedores, que já passaram pelas mesmas dificuldades, e conseguem dar atalhos a partir do que viveram no início da sua jornada.
Uma rede de contatos bem fortalecida, favorece as relações comerciais e a geração de novos negócios. É bastante comum, acontecerem indicações entre os empreendedores, os clientes de uma empresa incubada possuem desafios que podem ser superados através da solução de outra empresa incubada. Dessa forma, empreendedores se apoiam em fazer negócios.
Acesso a uma rede de mentores
Outro benefício de estar incubado, é ter acesso a uma rede de profissionais de diversas áreas do conhecimento dispostos a apoiar os empreendedores a gerar ideias, criar estratégias e ampliar sua visão de negócio para o desenvolvimento das startups.
Os mentores são empreendedores ou profissionais mais experientes que auxiliam de uma forma mais próxima como um conselheiro, numa área de deficiência da empresa, orientando de forma estratégica qual caminho o empreendedor deve tomar para superar essa deficiência e para que a empresa cresça.
Ter um bom mentor como advisor da empresa gera mais credibilidade e visibilidade da empresa no mercado, principalmente no que tange captação de recursos. Um dos aspectos avaliados por investidores e fundos de investimento é a equipe que compõe a empresa e todos steakholders envolvidos com ela.
Acesso e visibilidade a investidores e fundos de investimento
Apesar das incubadoras não aportarem dinheiro diretamente nas empresas, as incubadoras são muito visadas por fundos e redes de investidores. Essas redes se beneficiam da chancela da incubadora e pelo suporte que recebem, que apoiam os resultados das empresas.
O MIDITEC, incubadora gerenciada pela ACATE e mantida pelo Sebrae/SC, possui um programa chamado MIDITEC Investory, que aproxima as startups a fundos de investimento, o que apoia o relacionamento entre incubadas e investidores. Outra oportunidade que o programa oferece é a facilidade de acesso ao RIA (Rede de investidores anjo) da ACATE, um grupo de investidores anjo que regularmente fazem rodadas de negócio para investir em startups.
Grande parte das startups que passaram pelo MIDITEC receberam investimentos em algum momento da sua jornada no programa. Nos últimos 8 anos, foram mais de 335 milhões de recursos captados pelas empresas incubadas e graduadas.
Dar direcionamento e apoio a estratégia de crescimento da empresa
Um dos papéis importantes de uma incubadora é apoiar o empreendedor na identificação das deficiências do negócio, principalmente nos eixos de mercado, financeiro, produto, comercial e gestão, com o objetivo de apoiar nas estratégias da empresa para o seu crescimento no mercado.
A incubadora pode apoiar fazendo um diagnóstico do status da empresa, definindo e acompanhando um plano de ação para que o empreendedor atinja os seus objetivos e impulsione a sua empresa no mercado. Os consultores da incubadora assumem, nesse momento, um papel estratégico, ao apoiarem o empreendedor a partir dos seus conhecimentos e do plano de ação que foi construído.
A incubadora cria ainda um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios, formando uma rede de empreendedores e profissionais que colaboram com o crescimento das empresas incubadas. O MIDITEC tem uma taxa de sobrevivência de 95% nos últimos 5 anos das empresas que passaram pelo programa de incubação. Esse é um resultado muito expressivo, que reflete a vantagem de estar incubado, já que, segundo o SEBRAE, 80% das empresas fecham nos seus primeiros anos de operação.
Ficou interessado em ingressar a sua startup no MIDITEC? Entre em contato com a equipe através deste link
Para mais informações acesse o site do MIDITEC.
Ainda não é associado? Acesse mais informações e associe-se
Fonte Mariana Cândido – Coordenadora do MIDITEC na ACATE
- Artigos