Quais são as tendências de inovação em 2021?
A transformação digital, a pandemia, os impactos ambientais, e outros tantos desafios exigem que os negócios estejam dispostos a buscar soluções inovadoras para as suas dores e, também, para as […]
A transformação digital, a pandemia, os impactos ambientais, e outros tantos desafios exigem que os negócios estejam dispostos a buscar soluções inovadoras para as suas dores e, também, para as necessidades de seus clientes. Estar atento às tendências do mercado de tecnologia e inovação pode ser um dos principais fatores para determinar a sobrevivência e prosperidade de uma empresa em momentos adversos.
Confira aqui algumas tendências de inovação para 2021:
1.Tecnologias voltadas para à saúde: A crise sanitária da pandemia Covid-19 exigiu o esforço de profissionais de linha de frente, de pesquisadores, da população mundial e, também, exigiu condições estruturais de hospitais, laboratórios e organizações de saúde.
Estes desafios podem ser oportunidades para que empresas de tecnologia desenvolvam produtos inovadores que busquem soluções ou melhorias de processos médicos, operacionais e administrativos de organizações. Além disso, a telemedicina foi uma das iniciativas tecnológicas que se expandiu durante a pandemia e, para 2021, espera-se avanços nas áreas de biotecnologia e IA.Através da Vertical Saúde da ACATE, empresas podem estabelecer networking com outros negócios do segmento, entender desafios de planos de saúde, hospitais e clínicas, e realizar negócios que visem à promoção de saúde.
2.Serviços remotos: A pandemia também impôs a necessidade de isolamento social em diversos âmbitos. No trabalho, colaboradores que atuam em áreas que poderiam trabalhar remotamente passaram a exercer suas atividades em home office, isso expandiu o uso de ferramentas tecnológicas, como contatos via videoconferência, organização e gerenciamento de processos.
Além do campo profissional, os setores de educação online também cresceram, sendo utilizados desde o ensino infantil até cursos superiores e profissionalizantes. A Alura, que oferece capacitações em diversas áreas, é um dos exemplos de promoção de ensino e aprendizagem de forma online. A empresa se expandiu durante a pandemia com a aquisição da edtech PM3.Outro serviço que cresce é o de entregas, por exemplo, no ramo alimentício, que em 2020 teve um aumento de 149% em compras no Brasil, segundo dados da startup de gestão de finanças pessoais Mobilis.
3.Transformação digital e automação industrial: Aliada a tecnologias como IA, robótica e IoT, a automação industrial será uma solução alternativa para a operação da manufatura em 2021, quando se espera uma crescente demanda no setor de fabricação e cadeias de suprimentos.
Pensando nesta tendência, a ACATE uniu as Verticais de Manufatura e IoT, Big Data & AI, e criou a Vertical Manufatura 4.0, que reúne competências complementares para que empresas desenvolvam soluções para a indústria, compartilhem conhecimento e realizem negócios.
4.Tecnologia 5G: A eficiência e a rápida conectividade do 5G impactará na transformação digital de negócios com o impulsionamento de tecnologias como IA, IoT e Realidade Aumentada em diversos segmentos e processos.
A implementação desta tecnologia no Brasil é estimada para a metade de 2022. Mas, empresas associadas à ACATE já trabalham em soluções inovadoras que utilizam 5G, como a startup PackIOT, selecionada para o programa de inovação 5G da AWS em Portugal.
5.ESG: A sigla, que em inglês designa Environmental, social and corporate governance (ambiental, social e governança) refere-se a uma nova forma para a prática de negócios diante de impactos ambientais e sociais. A prática de ações de respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos se tornaram fundamentais para que consumidores e investidores se aproximem das empresas e seus produtos. Com relação a governança, leva-se em conta a gestão da empresa, sua transparência financeira, ações de equidade e diversidade, entre outros aspectos. Para estabelecer práticas de ESG, os avanços tecnológicos, Big Data e IA podem ser meios para encontrar soluções.
6.Inovação aberta: A inovação aberta é uma forma de empresas de diversos portes resolverem dores com o auxílio de soluções de outras empresas. Além disso, é uma oportunidade para que startups insiram seus produtos e soluções no mercado e realizem negócios. O programa LinkLab da ACATE é uma destas oportunidades, pois oferece a startups a possibilidade de realização de negócios com corporates que disponibilizam suas dores através da página de desafios.
Confira outros conteúdos do Blog da ACATE, como o case do LinkLab que conectou o Koerich à startup Donc!, e também o artigo “Quais são os profissionais de TI mais procurados pelas empresas em Santa Catarina?“.
- Artigos