Qual a importância de investir na saúde do colaborador?
Manter a equipe de colaboradores com qualidade de vida e bem-estar no trabalho é fundamental para que haja melhoria na produtividade, motivação, satisfação e, consequentemente, nos resultados. Para isso, faz-se […]
Manter a equipe de colaboradores com qualidade de vida e bem-estar no trabalho é fundamental para que haja melhoria na produtividade, motivação, satisfação e, consequentemente, nos resultados. Para isso, faz-se necessário que as empresas invistam na saúde de seus colaboradores a fim de se evitar problemas físicos, psicológicos e sociais na equipe. Esse esforço, que já era importante antes da pandemia, tornou-se visivelmente essencial com o surgimento da Covid-19.
A pandemia provocou mudanças nos ambientes de trabalho por conta do distanciamento social, do uso de equipamentos de proteção e, também, da adaptação para o modelo de home-office. Isso exigiu que as empresas dispusessem recursos para que os funcionários continuassem seus trabalhos com segurança. Entretanto, a situação de agravamento da crise sanitária, ou até mesmo econômica, gerou impacto na saúde mental de colaboradores de empresas. Conforme aponta pesquisa da Mindshare Partner, realizada com 2000 funcionários de sete países, 42% dos entrevistados relataram piora da saúde mental nos dois primeiros meses de pandemia. No Brasil, a situação não é diferente, mesmo em momentos anteriores ao novo coronavírus. Segundo dados da OMS, o Brasil, desde 2017, possui a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo e é o quinto país em índice de depressão. A OMS acrescenta que os transtornos mentais geram por ano uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial.
As soluções para minimizar os problemas de saúde de trabalhadores passam pela implementação de uma cultura mais aberta e receptiva, baseada na comunicação com a equipe para que o funcionário compartilhe como está sua saúde e receba apoio e direcionamento para que tenha uma ajuda especializada. Além de esforços na comunicação, a empresa pode oferecer aos seus colaboradores o acesso a serviços médicos, redes de apoio psicológico e outros meios de auxílio à saúde de seus funcionários.
Atenta a esses sintomas, a ACATE vem buscando formas de expandir os cuidados com colaboradores e, claro, oferecer soluções em saúde para as empresas associadas. Para promover a saúde dos profissionais de tecnologia em Santa Catarina, a ACATE está desenvolvendo o programa de benefícios ACATE Care, oferecendo parceria de serviços e produtos em saúde, contemplando saúde física, mental, financeira e de ambiente de trabalho.
Conheça o ACATE Care
O ACATE Care é um programa de saúde e qualidade de vida promovido pela associação com o propósito de apoiar e conscientizar empresas do setor de tecnologia a investirem na saúde de seus colaboradores. “O ACATE Care tem dois objetivos: garantir que os colaboradores estejam bem e fazer com que as pessoas sintam que as empresas querem o cuidado integral delas. Com isso, a tendência é termos um menor turnover nas empresas, o que é um pilar estratégico para nós, além de apoiar no aumento da produtividade” destaca Iomani Engelmann, presidente da associação e idealizador do ACATE Care.
O programa atua para promover a saúde física, mental, financeira e no ambiente de trabalho por meio de oferta de benefícios e descontos em serviços prestados por parceiros para as empresas participantes.
Para cuidados com a saúde física, os colaboradores das empresas associadas terão acesso a planos de saúde, planos odontológicos, descontos em consultas, tratamentos e exames, telemedicina, academias e plataformas que auxiliam na nutrição e em atividades físicas. Os benefícios ofertados visando a saúde mental facilitam o acesso a planos de saúde e serviços de apoio psicológico. No ambiente de trabalho, as empresas participantes do ACATE Care poderão desenvolver programas de saúde ocupacional, auditiva e ergonomia, além de acesso a capacitações e cursos de instituições de ensino. Para a saúde financeira, o ACATE Care facilitará o acesso de colaboradores a planos de previdência privada, cartão benefício, planejamento financeiro e crédito.
O programa também atua junto às áreas de recursos humanos das empresas, promovendo a conscientização de gestores para estarem atentos à saúde de seus colaboradores, de forma que haja redução de enfermidades e estresse, melhoria no clima organizacional e aumento da satisfação e saúde do trabalhador. O ACATE Care também espera que as empresas apresentem suas necessidades com relação à saúde do trabalhador e compartilhem cases que possam auxiliar outras empresas e colaboradores.
Quer saber mais sobre o ACATE Care e contratar os produtos e serviços de saúde e bem-estar? Visite a página do programa.
Além dos novos benefícios que o ACATE Care traz, a associação oferece outras vantagens para suas associadas, que incluem serviços e produtos de tecnologia, alimentação, contabilidade, capacitações e cursos.
- Artigos