Rede atacadista utiliza tecnologia de startup para melhorar processo de logística
Venda B2B direta de plataforma de gestão de recebimento de mercadorias foi viabilizada pelo programa de inovação aberta da ACATE O Fort Atacadista, rede de varejo alimentar catarinense do Grupo […]
Venda B2B direta de plataforma de gestão de recebimento de mercadorias foi viabilizada pelo programa de inovação aberta da ACATE
O Fort Atacadista, rede de varejo alimentar catarinense do Grupo Pereira, em parceria com a startup Tempo Certo, promoveu melhorias no processo de recepção de mercadorias realizado pelas 47 lojas, presentes em Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. As duas empresas se conectaram através do LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que divulga desafios de corporates, como a rede de supermercados, para serem solucionados por startups.
O desafio do Fort Atacadista era centralizar, em sua matriz, e padronizar a gestão de recebimento das mercadorias, um processo que era realizado manualmente em planilhas e por diversos canais, como telefone, e-mail e WhatsApp. Ao se relacionar com a startup Tempo Certo, empresa blumenauense de tecnologia que tem o propósito de simplificar a gestão de pátio e o agendamento de descarga do varejo, implantou-se a digitalização do processo nas lojas do Fort por meio de uma plataforma online. Marcelo Sardagna, CEO da startup, explica o funcionamento da aplicação: “É uma plataforma totalmente configurável, nossos clientes podem optar por solicitar informações importantes para o recebimento e definir processos como o agendamento da descarga e a rastreabilidade de cada entrega, desde a chegada até a saída do caminhão do seu pátio” afirma.
Douglas Uesato, gerente de Digital e Inovação do Fort Atacadista, destaca a confiança na tecnologia promovida pela Tempo Certo. “Desde o início identificamos na Tempo Certo uma ferramenta com grande potencial para nos ajudar a transformar o modo como era agendado a recepção de carga em nossas lojas. Além disso, o CEO da startup sempre esteve ao nosso lado desde os primeiros pitchs, entendendo o nosso processo, promovendo os ajustes necessários na plataforma para atender as nossas regras e tem feito isso até hoje”, aponta Uesato.
As negociações para a venda B2B direta do serviço começaram em agosto de 2020. No mesmo ano, foram realizadas definições, parametrização e treinamentos, além de adequação dos fornecedores ao novo processo de agendamento, para em novembro o sistema iniciar suas operações em 18 lojas do Grupo Pereira em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 78 lojas do grupo, entre elas as da rede Fort Atacadista, contam com a plataforma, e também três centros de distribuição. A implantação ainda segue para demais unidades e busca-se integrar os sistemas para aumentar a produtividade e precisão.
O processo de implantação da tecnologia foi acompanhado integralmente pelo LinkLab. “Neste um ano, a equipe do programa esteve sempre muito próxima, acompanhando e fazendo reuniões mensais para saber o andamento do projeto, passando feedbacks e verificando a evolução do projeto”, relata Sardagna. A iniciativa da ACATE tem o propósito de apoiar grandes empresas a solucionarem dores e inovarem seus processos. Além de ser positivo para as corporates, as startups têm a oportunidade de conhecer o mercado através das necessidades de outras empresas e realizar negócios com empresas de referência nos mais diversos setores.
Quer saber mais sobre inovação aberta e se conectar ao LinkLab, clique aqui. Confira também os desafios das corporates participantes do programa.
- Artigos
- Associadas
- Cases
- Parceiros