O que o RH pode fazer, em 2022, para melhorar a Gestão de Pessoas nas empresas de tecnologia?
Liberdade, flexibilidade, estímulo à liderança e automatização são temas que ganham força neste ano no setor Acompanhando as tendências do mercado, o setor de Recursos Humanos (RH) tem […]
Liberdade, flexibilidade, estímulo à liderança e automatização são temas que ganham força neste ano no setor
Acompanhando as tendências do mercado, o setor de Recursos Humanos (RH) tem cada vez mais aprimorado ações de Gestão de Pessoas, com o objetivo de fortalecer relações de confiança e o engajamento dos integrantes de uma equipe. Neste artigo do Blog ACATE, fique por dentro de alguns dos temas em evidência nesse sentido para 2022.
1. Mais autonomia e flexibilidade de rotinas
As mudanças forçadas de rotina, provocadas pela pandemia da Covid-19, demonstraram que mais autonomia nos ambientes corporativos gera bons resultados. Em muitos casos, jornadas de trabalho mais flexíveis estimulam a criatividade e aumentam a produtividade dos colaboradores. Isso porque, quando o RH passa a adotar uma postura mais empática, respeitando as particularidades de cada um, todos tendem a se sentir mais confiantes e satisfeitos em suas funções.
>> Leia também: As mudanças na produtividade diante do trabalho híbrido
2. Digitalização do RH
O trabalho em RH não precisa mais ser longo e burocrático como antes. Com a adoção de sistemas que automatizam os processos internos, agora é possível lidar com as demandas de forma mais eficiente e prática. O RH digital melhora o desempenho e o tempo de resposta na Gestão de Pessoas, reduz gastos com mão de obra e gera economia de espaço físico para armazenamento de documentos.
3. Processos seletivos mais rápidos
A automatização também pode ajudar a tornar os processos seletivos mais rápidos e assertivos. Atualmente, existem diversas opções, no mercado, de plataformas on-line para recrutar novos talentos. Além de permitir que mais pessoas fiquem sabendo da vaga que sua empresa oferece, esse tipo de serviço torna a seleção menos desgastante para candidatos e profissionais de RH, reduzindo o número de etapas e alinhando expectativas.
4. Capacitação de lideranças e treinamentos corporativos
Empreendedores que desejam inovar precisam investir em treinamentos corporativos. A atitude de oferecer capacitações aos colaboradores forma lideranças e melhora o desempenho de uma empresa, uma vez que incentiva cada um a ir atrás de novos conhecimentos, novas ideias, e dar o melhor de si naquilo que faz. É através da educação que profissionais se preparam para fazer um bom trabalho.
5. Cartões corporativos mais flexíveis
Muitas empresas já oferecem aos seus funcionários alguns benefícios de custeio em alimentação, refeição e transporte. A novidade é que agora existem cartões corporativos mais flexíveis, que permitem que o colaborador escolha onde — e com que — deseja gastar esses recursos.
Na Associação Catarinense de Tecnologia, por exemplo, as empresas associadas têm acesso, sob condições exclusivas, a um amplo portfólio de cartões benefícios — alimentação, refeição, gift e serviços integrados — da parceria com a Sodexo.
>> Clique aqui e conheça os benefícios de ser um associado à ACATE
Gostou deste conteúdo? Confira também nosso artigo sobre como implementar assistentes virtuais no seu negócio.
Imagem: Headway, via Unsplash.
- Artigos