Salários na tecnologia: Como empresas podem ser estratégicas na remuneração de profissionais
O setor de tecnologia, nos últimos anos, se notabilizou no mercado de trabalho pelos salários atrativos para novos profissionais e pessoas que desejam realizar a transição de carreira. Por outro […]
O setor de tecnologia, nos últimos anos, se notabilizou no mercado de trabalho pelos salários atrativos para novos profissionais e pessoas que desejam realizar a transição de carreira. Por outro lado, a área TI também passa pela escassez de profissionais qualificados que possam ocupar a grande quantidade de vagas abertas pelos negócios.
Até 2025, a Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – estima que mais de R$ 380 mil vagas serão abertas pelo setor no Brasil. Apenas em Santa Catarina, a expectativa é que mais de 23,7 mil postos de trabalho sejam abertos pelas empresas no estado, conforme aponta a pesquisa de mapeamento de vagas realizada pela ACATE em 2023.
O cenário desafiador para o setor de tecnologia exige que os gestores das empresas tenham estratégias para a atração de novos talentos, engajamento de colaboradores e também para tomar melhores decisões sobre o salário de profissionais. A Pesquisa Salarial Nacional de Tecnologia, organizada pela ACATE e a Plooral, é uma aliada das empresas para auxiliar na estruturação de políticas de remuneração com dados confiáveis e baseados nas movimentações recentes de mercado. Para saber mais sobre a iniciativa e inscrever o seu negócio, clique aqui.
Confira algumas dicas para estabelecer uma remuneração estratégica:
Esteja atualizado em relação às movimentações de mercado
O mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo ao passo que as tecnologias também evoluem, demandando que as empresas sigam as tendências emergentes. As transformações na área impactam através do surgimento de novas carreiras profissionais e na necessidade de que os colaboradores aprimorem constantemente suas habilidades.
Além disso, no cenário nacional, outro desafio de competitividade se impõe às empresas: a atração de profissionais por empresas estrangeiras. Essa tendência se torna cada vez mais relevante no mercado em razão das possibilidades de trabalho home office.
Em meio às movimentações e desafios do setor de tecnologia brasileiro, é essencial que lideranças de empresas e gestores de Recursos Humanos se amparem em dados atualizados para tomar decisões assertivas acerca da remuneração, garantindo salários competitivos e atrativos.
Alinhe os salários dos colaboradores aos benefícios
Para a atração e a retenção de talentos, também são relevantes os benefícios oferecidos para além do salário, como plano de saúde, auxílio-alimentação, transporte, entre outros. Alinhar os benefícios à remuneração é uma estratégia necessária para atender às necessidades e expectativas dos colaboradores.
Os benefícios também compreendem outros aspectos pelos quais o interesse de profissionais é crescente, como os modelos de trabalho flexíveis, de home-office, remoto ou híbrido.
As empresas associadas à ACATE têm acesso a um portfólio completo em benefícios para oferecer aos seus colaboradores, que abrange cartão multibenefícios, planos de saúde e odontológicos, capacitações, previdência privada, entre outros. Acesse o Portal de Benefícios para conhecer os produtos e serviços que podem atender a sua empresa e colaboradores.
Construa planos de cargos e salários
Um plano de desenvolvimento de carreira e salário de profissionais é uma prática fundamental para que as empresas tenham estruturado um planejamento financeiro relacionado à gestão de pessoas. Além disso, oferecer uma visão de futuro aos colaboradores dentro da empresa é uma estratégia para a retenção de talentos.
Para desenvolver o plano de carreira e salário para colaboradores, as empresas precisam avaliar aspectos relacionados ao desenvolvimento dos profissionais em seus respectivos cargos e a estrutura do negócio para definir uma política salarial.
Este planejamento também precisa levar em conta as movimentações de mercado, sendo necessária a revisão constante para atender à competitividade do setor.
Pesquisa Salarial Nacional de Tecnologia
Participar da Pesquisa Salarial Nacional de Tecnologia é um importante passo para evoluir na gestão de pessoas, estando atualizado em relação ao mercado de trabalho para construir políticas salariais justas e competitivas, além de alinhar os benefícios aos salários.
O estudo realizado pela ACATE e a Plooral é realizado desde 2014, somando mais de 1.700 empresas participantes, 1.100 cargos pesquisados e 379 mil salários informados. Por meio desses dados, a pesquisa é uma referência no mercado de tecnologia brasileiro para auxiliar na tomada de decisões inteligentes sobre a remuneração.
Saiba mais e participe da Pesquisa Salarial Nacional de Tecnologia.
*Foto: John Schnobrich/Unsplash
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
- Artigos
- Associadas
- Benefícios
- Oportunidades
- Parceiros