Saúde em dia: dicas para cuidar da saúde mental e aumentar o bem-estar
Tão importante quanto manter a saúde física em dia é cuidar da saúde emocional. Além das orientações sobre como não ser contaminado pela Covid-19, confira algumas dicas para aumentar o […]
Tão importante quanto manter a saúde física em dia é cuidar da saúde emocional. Além das orientações sobre como não ser contaminado pela Covid-19, confira algumas dicas para aumentar o bem-estar e diminuir a ansiedade durante esse momento de incertezas. As informações são da analista de seleção e desenvolvimento do departamento de Gestão de Pessoas da Unimed Grande Florianópolis, Thais Tarquato.
Faça um diário da gratidão
O diário da gratidão é uma intervenção aplicada pela Psicologia Positiva para aumentar a sensação de bem-estar e felicidade. A dopamina, hormônio vinculado à sensação de prazer, e ocitocina, hormônio do afeto que traz tranquilidade e reduz o estresse, são liberados durante a prática dessa atividade.
Para ter um diário da gratidão, é simples:
- Todas as noites escreva três coisas pelas quais você é grato naquele dia;
- Foque em pequenas coisas, como um café gostoso, brincar com o filho, ou ter visto uma série interessante;
- A cada dia agradeça por coisas diferentes.
O exercício auxilia no desenvolvimento da atenção plena, ajudando a focar no “aqui e agora” e, consequentemente, a aproveitar melhor os dias.
Foque em algo que está sob seu controle
A partir do senso comum, dizemos que ansiedade é o excesso de futuro. Portanto, como não se sentir ansioso nesse momento de incertezas que vivemos? Para facilitar o controle da ansiedade, procure:
- Não focar naquilo que você não pode controlar, como a pandemia, a crise econômica, ou a ação dos outros;
- Busque realizar algo totalmente no seu controle e dentro das suas possibilidades, como fazer o almoço, ler um livro ou organizar o guarda-roupas.
Essas ações ajudarão a focar no momento presente, trazendo a sensação de estar em movimento.
Ajude no bem-estar de outras pessoas
Somos seres sociais e, de alguma forma, estamos sofrendo, seja pelo isolamento, pelo medo, pela falta de alimentos e itens básicos para sobreviver. Que tal, dentro das suas possibilidades, ajudar alguém e exercitar a generosidade?
Existem várias formas para isso:
- Ofereça-se para ir ao supermercado para o seu vizinho do grupo de risco;
- Apoie produtores locais em suas compras;
- Doe uma cesta básica para uma ONG;
- Ofereça parte do seu tempo para conversar com alguém que esteja sofrendo e precisando de um ombro amigo.
Nesse momento, todos podemos exercitar a humanidade e ajudar. Assim, ampliamos nosso bem-estar e o do outro também. E não esqueça! Todo ser humano tem imensa capacidade de adaptação para se reinventar. Foque nas suas qualidades e em como elas podem ajudar a atravessar esse período da melhor forma.
- Artigos
- Parceiros