Saúde em dia: saiba como se proteger quando precisar sair de casa
Para diminuir o ritmo de novos casos da Covid-19, ou seja, contágio e disseminação do vírus, a orientação é ficar em casa, saindo somente em casos excepcionais, como ir ao […]
Para diminuir o ritmo de novos casos da Covid-19, ou seja, contágio e disseminação do vírus, a orientação é ficar em casa, saindo somente em casos excepcionais, como ir ao supermercado, farmácias, hospitais, trabalhadores de serviços essenciais, entre outros. E o que fazer quando houver esta necessidade?
Confiras as dicas que a Unimed Grande Florianópolis preparou com o apoio das enfermeiras Eliane Cezário (COREN/SC 168047) e Sofia Andrade (COREN/SC 415349), das divisões de Atenção e de Promoção à Saúde.
AO SAIR DE CASA
- Caso não apresente sintomas da Covid-19, utilize máscara caseira de TNT, preferencialmente de tripla camada, ou tecido de algodão (de preferência 100% algodão), com mais de uma camada.
- Lave a mão com água e sabão (mínimo 40 segundos), ou higienize com álcool em gel (mínimo 20 segundos), após tocar em maçanetas, portas e superfícies.
- Mantenha distância mínima de 1,5 metros das demais pessoas.
- Não tocar o rosto, como os olhos, nariz, boca ou cabelo, antes de higienizar as mãos.
- Realize etiqueta respiratória, sempre cobrindo o rosto com papel, ao tossir ou espirrar. Na ausência do papel, proteja com o antebraço, na altura do cotovelo.
- Evite a manipulação de dinheiro, dando preferência ao uso de cartões. Caso não seja possível, realize a higienização das suas mãos após o uso.
- Caso saia com o seu pet, tente evitar que ele se esfregue contra superfícies externas.
- Prenda os cabelos e evite o uso de adornos, como brincos, anéis e pulseiras.
- Evite utilizar transporte público.
AO ENTRAR EM CASA
- Tire os sapatos antes de entrar em casa e realize a higienização desses calçados antes de guardá-los.
- Separe um local na entrada de casa para guardar objetos que fiquem mais expostos à contaminação fora de casa, como bolsas, pastas, chaves, celular, óculos, entre outros.
- Evite tocar em superfícies antes de se higienizar com água e sabão.
- Tome banho! Caso não possa, lave bem todas as áreas do corpo que ficaram expostas.
- Higienize as patas do seu pet após retornar do passeio.
- Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas.
- Higienize com água e sabão ou álcool 70% os objetos que utilizou no ambiente externo.
- Artigos