Você sabe o que é o Setembro Amarelo?
Desde 2014, o Setembro Amarelo é organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O último dia 10 é considerado o Dia Mundial de […]
Desde 2014, o Setembro Amarelo é organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O último dia 10 é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. Diante de uma triste causa que vivenciamos atualmente, onde são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil, principalmente entre os jovens, e mais de 1 milhão no mundo todo. Estes casos acontecem devido a transtornos mentais, depressão, bipolaridade e abuso de substâncias químicas.
As entidades médicas acreditam em uma sociedade engajada na defesa pela vida que realmente transforme esse cenário. É possível prevenir o suicídio, desde que os profissionais estejam aptos a reconhecer os seus fatores de risco. Para esta prevenção se realizar precisamos entender melhor como isso acontece. Com base em artigos e pesquisas, o suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade, em todas as culturas. É um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais.
Assim como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto e a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente condicionam barreiras para a prevenção. Lutar é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.
Fonte: Athina
- Artigos