10° CertForum – um balanço das seis etapas em 2012
São Paulo, Recife, Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis foram as capitais brasileiras que sediaram etapas do 10° CertForum – Fórum de Certificação Digital em 2012.
São Paulo, Recife, Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis foram as capitais brasileiras que sediaram etapas do 10° CertForum – Fórum de Certificação Digital em 2012. Finalizados os trabalhos, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) fez um pequeno balanço sobre o evento destacando sua característica democrática uma vez que 35 entidades participaram das mesas de debates e palestras em 2012, apresentando experiências com a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e, ao mesmo tempo, promovendo a transmissão do conhecimento adquirido a partir do uso das novas tecnologias da informação e comunicação. Em todas as etapas, o público participante foi de aproximadamente 2000 pessoas.
“Foram seis oportunidades bastante interessantes em 2012. Foi possível perceber as características de cada estado durante as apresentações do 10° CertForum. Governo e iniciativa privada demonstraram a tecnologia de estado aplicada em suas rotinas e comprovaram que a certificação digital ICP-Brasil está entre as melhores soluções computacionais do mundo”, comentou o presidente do ITI, Renato Martini.
O evento foi realizado pelo ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). A atuação conjunta das entidades bem como as atribuições de cada uma foram estabelecidas em acordo de cooperação técnica publicado em 22 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).
São Paulo, primeira etapa do CertForum 2012
Na etapa São Paulo, realizada no dia 11 de abril, o 10° CertForum ocorreu paralelamente a 17ª CARDS Payment and Identification, um dos mais importantes eventos realizados na América Latina sobre o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, certificação e identificação digital. Durante o evento, houve exposições sobre a utilização da certificação digital ICP-Brasil nos setores público e privado, além da apresentação dos aperfeiçoamentos obtidos com o uso de certificados digitais na gestão eletrônica de documentos. A capital paulista já havia sediado o evento em 2008 e 2009.
Recife, capital pioneira em processos com certificação digital
Uma parceria entre o ITI e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco (ATI), propiciou, pela terceira vez consecutiva, que Recife recebesse etapa do evento. O Estado de Pernambuco é precursor nacional em processos com certificação digital. Nesta etapa, ocorrida em 24 de maio, merece destaque recordar a assinatura do acordo de cooperação técnica que viabilizará o intercâmbio de informações e aplicações entre ITI e ATI para desenvolver e promover a gestão do conhecimento técnico e utilização da Certificação Digital ICP-Brasil. Uma dos objetivos da ATI é tornar-se Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) para implantar esta tecnologia na gestão pública do Estado de Pernambuco.
Goiânia, um novo polo tecnológico do Brasil
Encerrando os debates ocorridos no primeiro semestre, Goiânia estreou, no dia 14 de junho, como cidade sede de uma etapa do 10° CertForum. O público, em sua maioria formado por representantes das empresas de tecnologia que produzem e comercializam a certificação digital ICP-Brasil, pôde acompanhar um roll de palestras e painéis composto por apresentações que demonstraram os avanços tecnológicos ocorridos no estado de Goiás nas áreas públicas e privadas como a gestão eletrônica de documentos no Fisco e Judiciário.
Rio de Janeiro, um estado conectado com a modernidade
Pelo quarto ano consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro, importante cenário da inovação tecnológica ocorrida na administração pública e na iniciativa privada, recebeu etapa do CertForum – etapa. No dia 29 de agosto, o público presente no fórum assistiu às apresentações que destacaram os progressos da gestão pública do estado do Rio de Janeiro a partir da desmaterialização de processos com a utilização de certificados digitais. Além de promover a digitalização de seus atos, o estado do Rio de Janeiro passou a atuar como player no cenário das tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Brasília, a mais tradicional etapa do CertForum
Sede das discussões políticas e palco das mais importantes decisões do País, no dia 20 de setembro Brasília recebeu o 10°CertForum paralelamente ao ICMedia 2012 – Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica. Durante o evento, que contou com a participação do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, 24 palestrantes apresentaram cases de sucesso envolvendo a certificação digital ICP-Brasil, realidade de diversos campos sociais, como o fiscal (Receita Federal do Brasil), o financeiro (compensação de cheques por imagem – Compe) e o trabalhista (Conectividade Social ICP).
Florianópolis e a contribuição da universidade brasileira para a ICP-Brasil
Florianópolis, última cidade a receber o 10° CertForum em 2012, inovou ao promover a apresentação de artigos acadêmicos contendo resultados de pequisas científica ou tecnológica relacionados com a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Cada artigo foi avaliado por dois ou mais especialistas e posteriormente estes serão publicados na Revista Digital, publicação oficial do ITI. Confira abaixo os temas e os respectivos apresentadores;
::Certificação Digital: impactos percebidos pelos Correios com o V-Post – João Artur de Souza , professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
::Uma análise dos estudos brasileiros sobre o uso do Certificado Digital da Infraestrutura de Chaves Públicas – Isabel Santos, assessora da presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e aluna do curso de doutorado do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
::Assinador Digital ICP-Brasil: implementação de referência em Java – Fábio Dacêncio, professor e coordenador adjunto do Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem).
::Autorização de Procedimento de Alto Custo Eletrônica – Bruno Imhof, pesquisador do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCOD) do departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
::Deperimetrização aplicada à Justiça Eleitoral – uma abordagem através de Certificados ICP-Brasil e SAM-L – Wellington Silva de Souza, aluno do programa de pós-graduação – mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
::Desafios para a universalização do uso de certificados – Raimundo Guimarães Saraiva Junior, pesquisador da Universidade de Brasília.