1ª incubadora de bioeconomia do Pará é lançada em Santarém e terá metodologia MIDITEC
A primeira Incubadora de Base Tecnológica do Tapajós (InTap) foi lançada em Santarém, oeste paraense, na última quinta-feira (17), com apoio do Sebrae no Pará. A iniciativa, uma parceria entre o Polo Sebrae de Bioeconomia e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da inovação e do uso eficiente de recursos biológicos, utilizando processos de incubação de empresas.
“Nossa presença no projeto é uma demonstração do compromisso em promover o desenvolvimento regional, a inovação e o fortalecimento da economia local”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA.
Por meio do apoio do Sebrae/PA, os profissionais da incubadora terão capacitações para apoiar a gestão e operação da InTap, principalmente na viabilização da adoção da metodologia MIDTEC da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), agregando credenciais internacionais de destaque para acelerar a implantação da incubadora.
“O lançamento da InTap é um marco significativo para o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo na região do Baixo Amazonas. A contribuição do Sebrae no Pará nesse projeto é fundamental, pois traz sua expertise e suporte para impulsionar pequenos negócios e fomentar um ambiente propício ao crescimento de startups e empreendedores locais”, ressalta Renata Batista, gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae no Pará.
A InTap terá como foco principal a bioeconomia, área de grande importância para a Amazônia, e apoiará tanto negócios biotecnológicos quanto iniciativas comunitárias com menor demanda tecnológica.
A ACATE foi representada no evento pelo diretor-executivo Gabriel Sant’Ana. Também participaram do lançamento da incubadora, em Santarém, a reitora da UFOPA, Aldenize Xavier, Thyago Gato, gestor nacional do Polo Sebrae de Bioeconomia, e Paulo Dirceu, gerente da Agência do Sebrae na região.
Metodologia
O MIDITEC é uma incubadora criada pela ACATE, em parceria com o Sebrae/SC, com mais de 26 anos de história. Ao longo dos anos, a incubadora se consolidou como uma das principais iniciativas de apoio ao empreendedorismo inovador, sendo eleita várias vezes uma das melhores incubadoras do mundo.
No projeto de implementação da metodologia de incubação na InTap serão selecionadas cinco startups, que farão parte do projeto piloto da metodologia adequada a negócios da bioeconomia. O projeto de implementação dos processos irá até abril do próximo ano.
*Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ Foto: Divulgação