Mais de 200 startups se inscrevem na segunda edição do BRDE Labs Santa Catarina
O BRDE LABS Santa Catarina, programa de inovação e fomento ao empreendedorismo criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), chega à sua segunda edição com 201 startups inscritas em todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, 100 startups serão selecionadas pelo programa e terão acesso a workshops, ferramentas, rede com especialistas para a realização de mentorias e poderão se conectar com as demais participantes e com programas estratégicos da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Ao final do programa, 12 dessas empresas que obtiverem os melhores desempenhos, serão premiadas com valores de R$ 10 mil e R$ 20 mil. Serão premiadas duas startups por mesorregião catarinense, contemplando todo o estado. O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, afirma que por meio do programa é possível criar um movimento para fortalecer o empreendedorismo. “Com o BRDE Labs nos aproximamos e impulsionamos ainda mais os empreendedores catarinenses que um dia se tornarão grandes empresas”, ressalta.
Para Iomani Engelmann, presidente da ACATE, a participação das startups catarinenses é uma oportunidade para que elas se desenvolvam, ganhem escala e conquistem mercado. “Sem dúvida, o programa ajudará a alavancar negócios e a fomentar o empreendedorismo e o ecossistema de inovação do nosso estado”.
Para esta edição do BRDE LABS, empresas de todas as regiões de Santa Catarina se inscreveram no programa. A região da Grande Florianópolis registrou o maior número de startups inscritas, com o total de 80. Em seguida, vem o Vale do Itajaí, com 46 inscrições. A região Sul registrou 24 startups, enquanto o Oeste Catarinense confirmou 23, o Norte 21 empresas e o Planalto Serrano contabilizou 7 inscrições. “Chegamos ao número de pré-inscritos ainda maior, porém nem todas as empresas tinham o CNPJ em Santa Catarina ou mesmo o CNAE de tecnologia no Estado, critérios básicos para concluírem as inscrições”, afirma o gerente de Planejamento do BRDE, Felipe Castro do Couto.
A iniciativa do BRDE tem parceria com a ACATE, com o objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de negócios que estejam em fase de operação e tração. “Com o programa BRDE Labs queremos oportunizar aos empreendedores catarinenses também a geração de emprego e renda, tornando viável o sonho de crescer o seu negócio”, ressalta o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra.
Calendário
A divulgação das 100 startups selecionadas ocorre no dia 24 de julho. Depois disso, começa uma ampla programação de capacitação das empresas. O programa encerra no dia 30 de novembro com o evento de premiação das empresas. Mais informações podem ser obtidas no site sc.acate.com.br/brdelabs
Foto: Diogo Machado