2º dia de Startup Summit é marcado por pautas de internacionalização e eventos com autoridades
No segundo dia do Startup Summit 2024 (15/08), o estande da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) continuou a promover uma programação complementar voltada para entusiastas e profissionais do ecossistema de inovação, incluindo palestras, dinâmicas e sessões de networking que abordaram desde tendências tecnológicas até oportunidades de investimento e internacionalização.
Nos palcos paralelos do evento, as Verticais de Negócios Saúde e Manufatura 4.0 trouxeram especialistas e grandes nomes para debaterem sobre insights e tendências de cada um dos setores. Já no estande ACATE, a programação teve início com a palestra de Victor Vinicius Biazon, coordenador de Educação Continuada da Vitru Educação, que discutiu a importância da aprendizagem contínua e o futuro da educação. Em seguida, um painel sobre a transformação do setor de vendas pela Inteligência Artificial reuniu Sandro Alencar Fernandes, Romualdo da Silva e Grasiéle Nazário, destacando como essa tecnologia está revolucionando as estratégias de mercado.
A tarde seguiu com uma palestra sobre Governança Digital, ministrada por Maria Paula Ferreira, e diversos painéis que trouxeram à tona questões essenciais para o ecossistema de startups, como internacionalização, oportunidades de financiamento com a FINEP, e estratégias de aceleração e investimentos com o BRDE. O encerramento da programação se deu com a palestra sobre a Reforma Tributária na tecnologia, na qual Luana Debatin Tomasi apresentou estratégias práticas para empresas enfrentarem as mudanças fiscais iminentes.
O espaço da ACATE no evento contou com o patrocínio da Silva, Santana & Teston Advogados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Previsc, Vitru, Decision/FGV, Softcon e Únilos.
De Santa Catarina para o mundo
A pauta sobre a internacionalização do ecossistema catarinense de tecnologia tem sido uma constante na ACATE há alguns anos, mas foi potencializada no último ano, quando uma filial da Associação foi aberta em Toronto, no Canadá. Em 2024, o Grupo Temático Internacionalização ACATE realizou duas missões internacionais visando criar pontes e oportunidades de negócios para empreendedores de Santa Catarina. Através de roteiros exclusivos e personalizados, as Missões Internacionais ACATE levaram empresas para os maiores ecossistemas de inovação do mundo, em Londres e no Canadá, conectando catarinenses ao mercado internacional.
No estande da ACATE, Henrique Bilbao, Vice-Presidente de Internacionalização da ACATE e CEO da Ezok, recebeu autoridades para debater como fazer negócios de forma global. Entre os speakers estavam Peter Hawkins, Co-presidente da Câmara de Comércio Brasil Canadá – BCCC; Caroline Charette, Cônsul Geral do Canadá em São Paulo-Brasil do Consulado Canadá; Rose MastnaK, Diretora da Conestoga Entrepreneurship Collective, na Conestoga College; e Lisandro Vieira, Diretor do GT Internacionalização ACATE e CEO da WTM.
“Se a gente vai para o mercado internacional sozinho, é muito mais difícil. Com a ajuda de outros empreendedores, tudo se torna mais fácil. Por isso, criamos parcerias com vários hubs em diferentes países e criamos as Missões ACATE. Para construir cada vez mais pontes para o mercado internacional”, declarou Henrique Bilbao, após anunciar que, em breve, Dubai vai se tornar o novo país destino das Missões Internacionais ACATE.
“Assim como no Brasil, no Canadá, nós temos uma comunidade muito colaborativa, diversa e empreendedora. Por essas razões, vamos continuar a construir laços entre os nossos países e estou animada para acompanhar os avanços que teremos juntos”, afirmou Caroline Charette, cônsul do Canadá em São Paulo.
Rose Mastnak, Diretora da Conestoga Entrepreneurship Collective, na Conestoga College, anunciou o lançamento do programa Startup and Study in Canada, que durante os próximos 4 anos vai conectar a universidade à empreendedores brasileiros que querem impulsionar seus negócios. O programa de incubação é focado na internacionalização no mercado canadense, oferecendo um caminho para a adesão à Communitech e acesso a recursos para expandir empreendimentos. Saiba mais sobre o programa aqui!
Peter Hawkins, Co-presidente da Câmara de Comércio Brasil Canadá – BCCC, ressaltou como o ecossistema de inovação de Santa Catarina é rico e como a parceria entre ACATE E BCCC trouxe bons frutos. “Com todas as pessoas que converso aqui, eu percebo um potencial enorme. São empreendedores preparados e criativos. Dentro da ACATE, aprendi como se constrói um hub, e posso afirmar que Santa Catarina está preparada para se tornar cada vez mais internacional”.
Nesta edição do Startup Summit, o GT Internacionalização mais uma vez trouxe uma comitiva composta por mais de dez pessoas, entre empreendedores e representantes de organizações canadenses. Após a programação do dia, os participantes da Missão Internacional ACATE, consulados, autoridades governamentais de Santa Catarina, empresas associadas à ACATE e interessados no tema de Internacionalização foram recepcionados em um coquetel exclusivo que teve como objetivo potencializar ainda mais integração e troca de experiências entre os empresários canadenses participantes da Missão Internacional e empresas integrantes e atuantes do ecossistema catarinense de inovação.
Conexões estratégicas
Além do estande ACATE, que conta com um espaço para empresas realizarem encontros e reuniões para novas parcerias estratégicas, o C-level Meeting, evento paralelo da Associação, reuniu empreendedoras e empreendedores tomadores de decisão em um espaço exclusivo no Startup Summit.
Recepcionados com um café da manhã, líderes de corporações e instituições públicas foram convidados para o evento que foi um ambiente de grande impacto, onde a troca de conhecimentos e a formação de conexões de valor foram centrais durante todo o evento.
Em meio a troca entre as lideranças, Diego Ramos, Presidente da ACATE, e Walmoli Gerber Jr., VP de Marketing da ACATE, apresentaram dados levantados pelo Observatório ACATE 2024 sobre o ecossistema de tecnologia e empreendedorismo de Santa Catarina, que ressaltam como o estado é um terreno fértil para investimentos e inovação. Com previsão de lançamento para sexta-feira (16), o Observatório ACATE vai trazer um panorama completo sobre o setor de tecnologia em Santa Catarina e no Brasil.
Também pela manhã, o segundo dia também deu continuidade ao LinkLab Open Day, no qual corporates apresentaram pitches sobre as soluções que buscam no mercado para seus desafios de inovação. Após conhecer cada uma das organizações e suas necessidades, as startups puderam conversar frente a frente com os representantes das áreas de inovação das organizações para tirar dúvidas, apresentar seu negócio e agendar reuniões. Participaram as seguintes corporações privadas e instituições públicas: Randoncorp, Tribunal de Contas do Estado de SC, Governo de SC, CREA, Tribunal de Justiça de SC (TJSC), Reclame Aqui, Tintas WEG, Renner, Natura & CO, Finep, Unimed Grande Florianópolis, Whirlpool, Schulz, Fort Atacadista, Banco do Brasil, Bunge, Ailos, Eletrobras, Bistek, Almeida Júnior, B3, FioCruz, ArcelorMittal, Briskcom e Embratur.
Esta é a sétima edição do Startup Summit, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.